Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

UM TREM DESGOVERNADO


A Prefeitura de Parauapebas inicia a semana com dois secretários a menos: Célio Costa do Planejamento e Zé Rinaldo da SEFAZ. Após a exoneração dos dois que ocorreu ainda na sexta feira, houve uma intensa movimentação na ASCOM. Nenhum dos dois queriam ser exonerados. Após muitas ameaças o Valmir aceitou deixar que eles encaminhassem uma carta de exoneração. Assim os orgulhos e os brios não sairiam feridos. Essa situação não é a primeira no Palácio dos Ventos. A exoneração do Procurador Geral também foi assim. Depois que o Dr Mário mandou mensagens para todos os vereadores informando que corria o risco de perder seu lugar para um forasteiro e pedindo socorro, apareceu com uma carta pedindo para sair. A cada exoneração, é um Deus nos acuda, um salve-se quem puder, um tal de acordos para não "abrir o bico"

Com a saída do Zé Rinaldo e do Célio Costa já são sete (7) secretários que despencaram do "TREM": Habitação, Chefe de Gabinete, Meio Ambiente, Educação, Procuradoria Geral, Fazenda e Planejamento. Sete trocas em nove meses. Isso sem contar os cargos de 2º escalão. Um desastre em qualquer administração. Cada troca deixa o Governo Valmir mais vulnerável, como um trem desgovernado. Cada secretário exonerado sai com ódio e prometendo vingança. Até aqui temos um processo movido pela OAB no Ministério Público Federal e na Polícia Federal que expõe um sistemático e escandaloso desvio de verbas em contrato fraudulento de transporte escolar. Um processo cheio de detalhes escabrosos que só seria possível com informação de alguém de dentro do palácio, com muita intimidade e conhecimento técnico.

Essas duas últimas exonerações foram as mais traumáticas. O Célio Costa foi anunciado em prosa e versos pelo próprio Valmir como a "bússola do governo, como o baluarte da administração". Bastaram alguns meses de trabalho para todos descobrirem que o Valmir se encantou pelo homem errado. O tal do Plano Parauapebas para 500 mil habitantes foi a prova mais flagrante de que o homem não entendia nada de Planejamento. Já o Zé Rinaldo que era chamado na intimidade pelo prefeito de Zezinho, foi o homem que fez caixa de campanha e colocou o bloco na rua. Considerado o homem de confiança do Governador Jatene, era intocável. Sua presença no governo era a garantia de que o Governador não soltaria o Ministério Público em cima do Valmir. 

Com apenas nove meses de governo Valmir já comprovou que não tem aptidão para escolher e montar uma equipe. Será que vai conseguir sair desse buraco? Será que vai assumir o comando desse trem? 

Para piorar a sua situação, agora tem que conviver com um blocão de sete vereadores na Câmara. A nova bancada (nem tão nova assim) do Solidariedade promete fazer muito barulho. São 7 vereadores (esse numero parece perseguir o Valmir) que se unem com intenções e princípios um tanto temerosos. Não se sabe se esse blocão vai pedir uma CPI contra o Valmir ou se vai negociar a sua manutenção no poder.

Agora é esperar para ver onde esse trem desgovernado vai parar. Espero que isso não acabe em tragédia.

Em um ponto todos na Câmara são unanimidade: não interessa a ninguém que Valmir seja cassado pois todos temem o que seria um governo Ângela/Massud.

6 comentários:

  1. Luiz, você esqueceu a secretaria de mineração, aliás essa nunca teve secretario, pelo menos em Parauapebas.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que sou fã desse Blog. Toca na ferida sem apelar e sem baixar o nível. Acho que o seu Valmir endoideceu de vez. Tem alguma coisa que não está lhe fazendo bem. Nunca imaginei que a situação chegasse a esse nível. E em relação aos sete vereadores que trocaram de partido fica a pergunta: você tem certeza que isso é um partido? Está mais parecendo uma quadrilha, com todo respeito.

    ResponderExcluir
  3. Ah se arrependimento matasse. Eu era feliz e não sabia. O pior é que a maioria dos vereadores estão se afundando na lama com o velho. Coisa triste.

    ResponderExcluir
  4. Ainda confio que os vereadores Bruno, Arenes, Eliene e Miquinha vão dar uma reviravolta e caçar esse prefeito. O Euzébio nunca confiei, pois desde o início fica se humilhando para Valmir na esperança de conseguir uma secretaria. Vamos lá gente, ainda confiamos em vocês. Não comam no mesmo coxo com os demais.

    ResponderExcluir
  5. Tive a informação que o Zé Riquinho (ainda não largou o osso da Sefaz e ontem estava no gabinete como se nada tivesse acontecido, a final o Valmir vai ou não vai tomar o pulso e comando da prefeitura?

    ResponderExcluir
  6. agora vi que o governo valmir esta sem rumo mesmo.

    ResponderExcluir