Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Novo Encanto chega a Parauapebas






Por Francesco Costa


Uma OSCIP - Organização Social Civil de Interesse Público-, chegou a Parauapebas para trabalhar na preservação do meio ambiente. Criada como ONG –Organização Não Governamental -, a entidade foi convertida em OSCIP para poder fazer projetos e gerir recursos tendo mais abertura para atuar, sendo ainda dividida em 14 regiões e vários núcleos. 

Trata-se da Novo Encanto, que em Parauapebas o  núcleo tem como monitor Raimundo André Rodrigues de Sousa; ele explica que a entidade já participou de importantes momentos da “Ecologia Brasileira”, e cita a Eco 92 e Rio + 20, reforçando sua posição em defesa da sustentabilidade do planeta.
Na Eco 92 o líder da Novo Encanto, representou a UDV – União do Vegetal -, onde ressaltou a importância da ligação entre ecologia e a espiritualidade; a partir de então a OSCIP passou a ser vinculada definitivamente à entidade religiosa.

Vários pontos estratégicos são administrados pela Novo Encanto, entre eles está o seringal Novo Encanto de Preservação Ambiental; sendo todos ligados à Monitoria Nacional em São Paulo. Parauapebas faz parte da monitoria 82 que fica dentro da 14ª Região, assim como todos os municípios do Pará e Amapá.

Apresentação - Em Parauapebas aconteceu no Domingo, 7, um seminário de apresentação da Novo Encanto aos sócios e interessados em se associar.  Foi abordado o tema preservação e conservação, além de se evitar o desperdício de alimentos aos muitos presentes.

“Ainda estamos dando os primeiros passos fazendo a captação e capacitação de sócios, apresentando a entidade e preparando para a elaboração de projetos”,  explica Raimundo André, contando que a curto prazo será feita a campanha “Sócio Consciente Eu Sou”, que trará para dentro do núcleo Palestras e cursos com o objetivo de capacitar os sócios em assuntos ambientais; já está sendo feito a separação de resíduos alimentares e com estes preparando adubo orgânico utilizados no plantio de interesses internos.

Quanto a separação dos inorgânicos será feita parceria com a Prefeitura de Parauapebas e Clean Gestão Ambiental para que seja direcionado os resíduos separados para serem reprocessados. “Como resultado a médio prazo esperamos a conscientização dos sócios no que diz respeito à manutenção de nosso meio ambiente do núcleo; e a longo prazo um trabalho de conscientização com a comunidade”, planeja Raimundo André, admitindo que primeiro é preciso formar os  multiplicadores.



Festival das Flores, uma ação imediata


A Novo Encanto prepara um grande evento que será, segundo Raimundo André, o pontapé inicial de muitos eventos que serão realizados pela OSCIP no município; trata-se do “1º Festival das flores da Novo Encanto em Parauapebas” , evento que se realizará do dia 9  a 15 de Outubro. O objetivo, ainda  segundo ele, é a arrecadação de recursos financeiros para alavancar outros projetos.

“Teremos flores de todos os valores e tipos para presentear amigos, familiares, namorada et.”, explica Raimundo André, chamando a atenção para que se dê flores para as pessoas enquanto elas estão vivas e podem sentir o perfume e a emoção de recebê-las.

O evento ocorrerá na Praça de Eventos onde se concentrará os inúmeros stands com flores e plantas ornamentais que serão comercializadas pela equipe da Novo Encanto.


Um comentário:

  1. A NOVO ENCANTO é uma Organização Social séria de preservação ambiental, reconhecida em todo o Brasi, cujo único objetivo é cuidar da nossa natureza tão degradada. O festival das flores está sendo um sucesso; acontece também em todo o Brasil e aqui em Parauapebas a receptividade foi das maiores, mostrando a sensibilidade do nosso povo. Parabéns aos organizadores e aos importantes divulgadores ( Luiz Vieira, Francesco). Uma semente está sendo plantada e um jardim florescerá!

    ResponderExcluir