Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Câmara deve recuar

Boa notícia aos cidadãos de Parauapebas: parece que a Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores não vai colocar em pauta a suplementação orçamentária de mais de 600 milhões ao orçamento de 2013. Informação de um servidor da casa destaca que os edis ainda não chegaram a um acordo com o representante político do prefeito. Não é mesmo fácil justificar uma suplementação milionária dessa para uma gestão que apesar de já ter torrado uma fortuna ainda não apresentou resultados.

De qualquer maneira, é bom o cidadão ficar atento, pois mesmo que o projeto não entre hoje, vai ser votado mais cedo ou mais tarde. E mesmo que pareça um absurdo, sempre terá vereador com argumento na ponta da língua para defender o projeto. 

Não que eu seja contra a suplementação orçamentária, pois Parauapebas tem arrecadação de sobra, mas a coisa deveria ter mais transparência. Antes de aprovar qualquer pedido de suplementação os vereadores deveriam solicitar uma explicação do Prefeito sobre a real necessidade e uma prestação de contas do que já foi gasto. Uma audiência pública seria uma boa ideia e um gesto de coragem dos vereadores.

No início da gestão a Vereadora Eliene Soares entrou com um requerimento solicitando a convocação do então Secretário de Gestão e Planejamento Célio Costa para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de improbidade e gastos exorbitantes sem licitação. Somente a própria Vereadora, o Bruno, Miquinha e Arenes votaram a favor do requerimento. Os demais, -inclusive o Euzébio do PT -votaram contra e ainda rechaçaram violentamente a solicitação. Resultado: pouco tempo depois o secretário Célio costa foi demitido pelo Prefeito por má gestão e estamos passando pela maior crise de descontrole orçamentário. Agora o Prefeito se vê obrigado a "negociar" com a Câmara essa suplementação, pois o dinheiro do orçamento evaporou.

Se na época os vereadores tivessem aprovado o requerimento da Vereadora Eliene, todo esse desgaste teria sido evitado e talvez o Célio Costa fosse demitido antes de causar tanto prejuízo ao povo de Parauapebas.

6 comentários:

  1. Acredito que a suplementação é necessária quando o governo tem planejamento das atividades e dos projetos a serem desenvolvidos em benefício da sociedade. Porém aprovar suplementação sem saber seu destino e sem saber em que foi aplicado o recurso anterior é utópico, é mascará uma realidade política que fere a dignidade do nosso povo.

    ResponderExcluir
  2. Me paraece que os vereadores não estão interessados em saber a destinção dos recursos suplementares ou qualquer outro recurso do orçamento, mas sim de quanto vai para as suas contas bancárias.
    Precisamos ficar de olho para não passarmos batidos desta vez.

    ResponderExcluir
  3. na Maquina pública a suplementaçao orçamentaria é um mecanismo legal e serve para ajustar o orçamento a realidade dos recursos arrecadados, mas acaba sendo utilizada como moeda de barganha entre legislativo e executivo.

    ResponderExcluir
  4. Luiz, ouvi dizer que tem vereador pedindo 400 mil para votar a favor da suplementação. Verifique isso, pois onde há fumaça, há fogo.

    ResponderExcluir
  5. Quero só ver onde vamos parar com tanta roubalheira. É muita cara de pau um indivíduo ter coragem de defender um governo podre como esse.

    ResponderExcluir
  6. E recuou mesmo. Os vereadores não chegaram a um acordo com o prefeito. Resolveram adiar a votação para valorizar o passe. A Eliene não pode descobrir o esquema para não melar.

    ResponderExcluir