Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O ÓDIO E O DESESPERO DOS DESPREPARADOS

Uma vez o então Presidente Lula foi inquirido sobre o que achava do programa Casseta e Planeta. Na ocasião o Presidente era malhado pelo programa humorista toda terça feira de forma ácida e escrachada. O repórter que entrevistava Lula talvez esperasse dele um forte ataque ao programa. Mas não foi isso que ele ouviu. Com muito bom humor Lula disse que adorava o programa e gostava especialmente do personagem que o imitava. "Gosto muito quando aquele rapaz encolhe o dedo para ficar com quatro dedos na mão como a minha", disse o Presidente. De forma inteligente e bem humorada o Presidente Lula ouvia as críticas, filtrava-as, absorvia o que achava que era pertinente e continuava com sua missão de governar. Lula é o cara, como dizia Obama. Não é a toa que encerrou o segundo mandato com a maior aceitação da história e ainda elegeu uma novata para a sucessão.

Agora fico pensando como seria se essa pergunta fosse feita aqui em Parauapebas a algum vereador em relação aos Blogueiros da cidade. Fico imaginando se viesse aqui o CQC, o Pânico ou outro programa desses que expõem os políticos de forma caricata. Talvez eles fossem linchados publicamente. Suas cabeças seriam arrancadas e penduradas nos mastros lá na Praça das Bandeiras no Morro dos Ventos. Imagine se o Blogueiro Paulo Henrique Amorim com o seu "Conversa Afiada" ou o Altamiro com o seu "Blog do Miro" escrevessem sobre a realidade política de Parauapebas? Seriam execrados e exterminados.

O que a maioria dos políticos aqui ainda não entendeu é que eles optaram em ser homens públicos com todos os ônus e bônus (mais bônus do que ônus). Ser homem público -seja Prefeito, Vereador ou Secretário- implica se expor à opinião pública que nem sempre é simpática e cordial. O político está sujeito às críticas e as pedradas. A diferença é que os preparados, os inteligentes vão pegar essas críticas e fazer autocrítica e buscar o aperfeiçoamento. Repito aqui uma frase que sempre falava aos meus alunos do antigo Magistério: os fracos usam as pedras do caminho para tropeçarem e quebrarem a cara; os sábios, os fortes usam essas pedras para construir seu alicerce e reforçar sua estrutura. Viu vereador!

Na última sessão de terça feira fui violentamente atacado por 3 vereadores que demonstraram desequilíbrio emocional e despreparo para o cargo que exercem. Quando cheguei em casa fiz uma busca no meu Blog para verificar se tinha cometido algum excesso. Não encontrei nada além de alguns títulos irônicos como "suruba portuguesa" e "sessão macabra". Resolvi fazer uma avaliação mais apurada. Escolhi algumas pessoas isentas que seriam incapazes de me bajular e pedi uma avaliação sobre o conteúdo do meu Blog. Das várias avaliações, só uma me aconselhou a mudar a linha editorial e duas me pediram para não citar nomes de vereadores para poupar suas famílias. Membros de minha família acham que devo parar pois temem pela minha vida. "Por muito menos gente já perdeu a vida aqui em Parauapebas". Ainda vou fazer outras consultas mais aprofundadas e fazer uma análise. 

O fato é que com os ataques meu Blog ganhou uma audiência que nunca imaginei. Na quarta feira chegou a 1048 acessos. Nunca imaginei isso e nem tinha essa pretensão. Para mim ter 200 pessoas compartilhando ou criticando meus pensamentos já está de bom tamanho. Nesse caso, viva os despreparados. Até já recebi proposta de mídia e patrocínio mas recusei. Quero manter meu Blog isento de qualquer influência.



13 comentários:

  1. O escorpião, quando está com muita raiva, utiliza o ferrão (que fica no rabo) e se pica na cabeça - se mata com o própio veneno. Deixe que eles destilem seu ódio - e o engulam (o ódio, claro).

    ResponderExcluir
  2. Se minha opinião servir, não para que aceite, mas pelo menos para que ouça, creio que você utiliza seus post´s com sua opinião do assunto, sempre favorecendo uma única pessoa. Isso eu digo porque sempre que posso, acompanho as sessões. Eu estava pensando em fazer um blog (também voltada a politica), pois sempre foi meu desejo, mas diferente de você, sempre quis expor a realidade e não minha opinião, mas como sou nova, meus pais não deixaram, pois eles me conhecem e sabem que eu ficaria muito focada nisso, podendo atrapalhar os meus estudos. Comecei a me interessar mais em politica no ano passado, pois estava querendo conhecer a todos, para me preparar a minha primeira votação que ainda vai acontecer na próxima eleição. Então não estou aqui para defender ninguém, ate porque não conheço pessoalmente nenhum dos políticos atuais, mas conheço o trabalho de vários deles, não só de agora, mais de antes também, pois me preocupei em pesquisar e me aprofundar sobre os mesmos. Não acho errado eles criticarem seu blog, ate porque você faz o mesmo com eles. Mas uma diferença é que além de você criticar, também faz ‘comentários maliciosos’, e utiliza muitas frases de duplo sentindo, mexendo assim com o caráter das pessoas, querendo sempre desmoralizar. Isso é errado e nada saudável para ninguém! Se fosse apenas criticas, creio que seria bem recebida por todos, pois as criticas ajudam a desenvolver e crescer. Resumindo, ou você assume o lado que está ou expõe a realidade dos acontecidos.

    Assim finalizo a dica da tal “espirito rebelde” que você mesmo falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver frase de duplo sentido, não será um blog e perderá seus leitores.

      Excluir
    2. ei PSEUDÔNIMO Thalyta Soares,gostei de saber que alguns querem sair do anonimato,usar pseudo nome realmente da cara a alguem ,mesmo que este seja outro alguem,nao vou defender o Luiz pois acho que só se defende uma pessoa se tiver isso como funçao ou se for a pedido de tal,como nao é o caso,cheguei a concordar com alguns pontos de vistas saindo da mente de uma garotinha de 15-16 anos, o problema é que nem as maiores mentes da história discutiram políticas ou formularam questoes sobre tal ,com tao pouca idade,ou seja: passamos a éra dos pseudos ou continuamos no velho anonimato? ta lançada a questao.

      Excluir
    3. Caro senhor Fidel Castro, ops! Fidel. Eu tenho 16 anos, obrigada por me considerar uma pessoa inteligente para minha idade. Mas não acho que só eu seja assim e nem que sou uma raridade. Mas os jovens de hoje não são como os da sua época, leigos, hoje estamos muito mais informados sobre tudo. O fato de eu gostar de tal assunto é o que requer o nosso país hoje em dia. Não dá pra ficar pra trás só vendo eles fazerem o que querem, temos que aprender desde de cedo o que queremos para o nosso país. Se você tivesse se informado um pouco mais além de só assistir o Jornal Nacional, você veria que existem muitos jovens assim como eu que se interessam pela politica do país, e a maioria deles que se expôs em videos e atitudes, pensavam e se expressam como mais conhecimento do que eu, portanto acredito que hoje a idade não limita ninguém. Com um mundo cheio de tecnologia, com informações espalhadas por todos os lados, só não aprende quem não quer. Quanto as mentes brilhantes, quem são elas para você? cara, eu estou estudando e em todo o decorrer da história, mentes brilhantes discutiam politicas. Por exemplo, Che Guevara, Gandhi- o nome da praça da cidade nova ( já fiz um trabalho sobre ele), até Einstein discutiu politicas. Se eles não foram mentes brilhantes, posso até concordar com você. Enfim, cansei! Deixa aula pra depois.

      Um tem dúvidas sobre a minha sexualidade o outro da minha capacidade mental. Para né?!

      EU ADORO, EU ME AMARRO....

      Agora me responde ai Luiz, é proibido uma garota da minha idade comentar no seu blog?

      PAI, ME PERDOE, MAS NÃO CONSEGUI ME CONTROLAR, PROMETO QUE ESSE É O ULTIMO COMENTÁRIO. #sqn

      Excluir
  3. sou assíduo do seu blog(ele nao era azul?),vc nao me consultou mas nao acho que parar seja o melhor a fazer. procurar a medida certa das coisas é um caminho de sábios. acho que quem expoe seus pensamentos e instiga as pessoas(que tem intensao de criar instabilidade e botar na sua conta,ou apenas usar a unica tribuna que tem) ao debate,nao pode se curvar ao capricho de certos vereadores, pois sem dúvida existem na camara alguns que tem compromisso com o povo e precisam desta caixa de ressonancia que sao os blogs,mídia impressa,radio para chegar ao povo simples, que trabalha no minimo 8 hs por dia ,e nao pode acompanahar pessoalmente o trabalho de prefeito e vereadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fidel por prestigiar esse Blog. Realmente era azul e desde ontem apareceu esse amarelão ridículo. Não sei o que aconteceu. Será que foi praga de algum vereador? Rsrs

      Excluir
  4. Prezado Luiz., Vejo os blogs como um meio livre e democrático de expressarmos nossas opiniões, assim me filio aos seus argumentos e - em solidariedade a vc - assumo posição de lhe apoiar para manter ativa esta voz. Afinal o acesso ao blog é livre, não é imposto! Ao revés, os atos públicos no "Morro dos Ventos" e na "Casa da Leis" são impositivos, afetam toda população, imediatamente. Todavia, em sua grande maioria, estes atos são ocultos ou obscurecidos. Não desista dessa sua empreitada, parabéns.
    Dr. Mário de Oliveira Brasil Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dr Mario. É bom saber que posso contar com seu apoio. Seja sempre bem-vindo a esse Blog.

      Excluir
  5. É, Thalyta Soares, ou você é um gênio (daqueles de um em um bilhão), ou alguém muito mal intencionado está te usando (USANDO - este é o termo), aproveitando-se da sua "ingênua adolescência" (sim, porque você ainda nem votou!) para fazer você assinar este texto. De qualquer maneira, como dizia a minha avó:"duvidêodó".
    Porém, concordo, em parte, com o autor. Ups... autora, né?
    Espírito rebelde é??? Tá bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anonimo, contrario de você , eu não tenho medo de me expor. SOU NOVA SIM, ate porque não é pela idade que se mede o QI de uma pessoa. Sei também que tenho que aprender muito, mas não sou burra e nem cega. Sei bem o que é politica , seus lados negativos e positivos. Mas não se pode sair falando coisas com segundas intenções, insinuações com medo de receber críticas. Todos sabemos dar realidade , e muitos dos fatos expostos aqui foram distorcidos. Se o blog pode se expressar, os que estão sendo julgados também tem o direito de criticar. A e para finalizar, o fato de não ter votado não significa que não tenho conhecimento, pois os jovens de hoje é o futuro de amanhã. Fomos nós jovens que saímos as ruas para protestar pelos nosso direitos, portanto politia hoje não pertence só a uma faixa etária. Tem duvida de quem eu seja? Só pelo fato de eu ter conhecimento sobre o assunto e saber me expressar, você acha que eu sou homem? Isso é machismo, hein?!

      Excluir
    2. Ah, ia esquecendo. Espirito Rebelde foi como o Luiz Vieira me chamou. Achei até interessante, é um ótimo nome para um futuro blog. Se achou ruim, reclama com ele.

      Excluir
  6. LUIZ VIEIRA PARABÉNS POR SEUS POST, SEMPRE VISITO SEU BLOG E DOU MUITAS GARGALHADAS COM OS TERMOS UTILIZADO POR VC COM TANTA SABEDORIA, SÓ NÃO FAÇO UM (BLOG) TAMBÉM PORQUE NÃO SERIA TÃO LEVE NOS MEUS POST QUANTO VC, AFINAL DIANTE DE UMA FORMAÇÃO DE QUADRILHA DENTRO DA CASA DE LEIS OU MELHOR DAS TRAMOIAS, SERIA DIFÍCIL PARA MIM RESISTIR A PALAVRAS PESADAS PARA TRATAR OS EDIS DESSA CASA DE TRAMOIA, ONDE TODOS OU QUASE TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO!

    ResponderExcluir