Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sessão de 15 de outubro - Sessão Ternurinha


A sessão de ontem, 15 de outubro foi no estilo paz e amor. Todos os vereadores aproveitaram o dia dos Professores para fazerem homenagens. Até quem nunca fala na sessão ontem resolveu falar para reverenciar os mestres. Alguns aproveitaram a tribuna para refletir sobre a crise que vive a educação hoje no Brasil e especialmente no Pará. Outros ficaram puramente nos parabéns.

É bom lembrar que temos quatro professores na Câmara: Josineto, Eliene, Luzinete e Euzébio. Ninguém teve a iniciativa de promover uma sessão especial em homenagem aos Professores. Fizeram no dia do evangélico, dia do idoso, dia dos portadores de necessidades especiais mas esqueceram de fazer no dia dos professores. Perderam uma excelente oportunidade, pois dia 15 de outubro numa terça feira só daqui a dez anos. Seria um momento importante para debater com os profissionais da educação, o sindicato e sociedade os principais problemas da educação e as propostas concretas. Isso nos faz refletir como a educação tem pouca importância fora dos palanques. Mas de qualquer maneira valeu pelas referências que fizeram a nós professores.

O vereador Euzébio resolveu quebrar o silêncio e usou a tribuna no dia dos professores. Antes tivesse continuado calado. Fez um discurso vazio onde usou a maior parte do tempo falando de si próprio e dos seus diplomas. Não fez sequer uma referência a greve dos professores e nem de longe demonstrou solidariedade com essa classe tão sofrida que já lhe deu tantos votos. Lamentável!

A parte mais importante da sessão foi a apresentação do Odilom como líder do governo Valmir como já havia anunciado aqui. Odilom falou que pensou em não aceitar mas que depois viu que o município precisava dele e resolveu encarar o desafio. Pela primeira vez na história um prefeito nomeia um líder com prazo de validade. O documento enviado à Câmara informa que a liderança vai até 2014, portanto com um ano de validade. Esse é o estilo Valmir: confia desconfiando. 

"O Prefeito Valmir vive trancado no seu gabinete rodeado de puxa-sacos que não conhecem a realidade do município". Quem disse isso? Não fui eu e nem um vereador de oposição. Essa frase foi dita pelo líder de governo Odilom Sansão na tribuna da Câmara. Se duvidar, peça o áudio para conferir. Com essa frase Odilom demonstrou que na sua atuação de líder o prefeito não vai ter moleza não. Não falou nenhuma bobagem nem exagero. Falou apenas o que ouvimos todos os dias nas ruas. Só espero que ele não faça como o Miquinha que ficou milindrado quando publiquei aqui uma frase que ele disse na tribuna. "Essa casa tem que tomar vergonha na cara". Conhecendo o Odilom não vai ficar não, pois não me pareceu que falou sem pensar. É bom lembrar que o que o vereador fala na tribuna é público e de responsabilidade do vereador. Portanto, se alguém fala alguma coisa que não gostaria de ver publicado, é melhor preparar seus discursos com mais cuidado.

O vereador Pavão fez referências a Marcha para Cristo que aconteceu no último domingo. Reclamou da falta de apoio do prefeito que se recusou a ajudar na programação dos evangélicos. Com o discurso do Pavão descobri uma novidade: a Câmara ter 5 vereadores da bancada dos evangélicos. Não sabia que Devanir e Pavão faziam parte dessa bancada. Pavão ressaltou que apesar de estar fora de forma, marchou todo o percurso e ainda chegou no final cantando. Quem não foi perdeu.

Um importante projeto que regulamenta o plantão médico foi aprovado em uma única votação. O vereador Odilom pediu que ele fosse votado em regime de urgência e os pares votaram. Me chamou a atenção um detalhe: na argumentação sobre a necessidade de se votar em uma única sessão em regime de nurgência vários vereadores falaram que iriam votar por se tratar de um projeto importante e relevante. Quer dizer que a votação em dois turnos como manda o regimento é só para projetos sem importância? Ao meu ver isso foi um erro dos vereadores que queriam mostrar serviço aos médicos presentes. Um projeto com essa importância deveria seguir o rito regimental e passar por duas sessões para se evitar precipitações. 

E a denúncia da OAB sobre a fraude nos transportes escolares? Silêncio quase total. Somente a Vereadora Eliene cobrou posição dos parlamentares sobre o assunto. Falou que vai reunir a bancada do PT para tomar um posicionamento coletivo. Mesmo a OAB já tendo protocolado a denúncia na Câmara os edis continuam calados. Alguns falam que isso é coisa da polícia federal e não dos vereadores. No momento das explicações finais o vereador Bruno também mencionou as denúncias.

O Presidente da casa Vereador Josineto quando usou a tribuna fez grandes elogios aos educadores de Parauapebas e lembrou do nome desse humilde professor que vos escreve como referência na educação de Parauapebas. Agradeço a homenagem e estendo aos meus antigos companheiros de profissão e de luta.

12 comentários:

  1. Se existe algum vereador além da Eliene que tem cobrado fiscalização no governo municipal, quero dizer aos omissos, que vcs estão negando a Cristo com o silêncio de vcs, já que o fato não é fazer acusação, mas se existem as denuncias que sejam verdadeiras ou não, pelo menos os evangélicos tinham que tomar a postura de apurar os fatos, e não ficar escondidos como se o seu silêncio não os tornassem culpados por omissão, ou vcs vem pro lado de Cristo e tomam uma postura, ou para de nos sujar dizendo que são evangélicos. Vão ler a Bíblia, porque quem nega a Cristo também será negado diante de Deus, não esqueçam que negar está também relacionado aos atos e posturas diante da palavra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa tem que ficar clara, se a denuncia já esta feita, se já estão averiguando os fatos. O que tem que acontecer é aguarda o resultado.. não é fazer requerimentos solicitando a presença da OAB, querendo explicações não.. o trabalho deles é verificar, averiguar ate obter o resultados.

      Excluir
    2. Você está enganado anônimo. Está pensando exatamente como os vereadores que tem rabo preso com a denúncia. Se a OAB fez uma denúncia seria como essa os vereadores tinham a obrigação de averiguar. Afinal eles teriam que fiscalizar o executivo e não fizeram. Essa de ficar esperando o resultado é covardia, é omissão. Essa Câmara tem sido omissa e covarde, salvo alguns vereadores que estão cumprindo o seu papel e por isso estão sendo isolados na casa da tramóia.

      Excluir
  2. Kkkkkkkk. Pavão cantando? Não acredito que perdi isso.

    ResponderExcluir
  3. De volta à Realidade (e nada de novo)

    O dia quinze de outubro se passou e nada de novo aconteceu. Nem uma mensagem pública do mandatário maior do município, nem um projeto de relevância na sessão da Câmara de vereadores e, acredite se quiser, nem o SINTEPP festejou o dia do professor.
    Por falar em vereadores, não teria sido uma ótima oportunidade para apresentar um projeto em benefício da categoria? Taí, se nem o sindicato se interessou, o que esperar dos vereadores? Só mesmo o que eles fizeram: discurso e mais discurso, parabéns prá lá, parabéns prá cá e nada mais.
    Mas uma coisa é certa: somos guerreiros e já estamos na ativa. Numa atividade do COMEPA (Conselho Municipal de Educação), visitamos as Escolas e estavam todos lá, na batalha, na luta; revigorados pelo merecido descanso do feriadão – e como não era mesmo, ninguém estava com cara de segunda-feira, era de quarta mesmo, tudo nas engrenagens; é por isso que dizemos com sinceridade (não da boca prá fora): parabéns guerreiros, parabéns guerreiras – nós merecemos.
    E a luta continua, na certeza de que levaremos a educação para um lugar de destaque e que tenha o seu valor reconhecido por toda a sociedade. Vamos nós!
    Professor José O. Zelão V. Reis.
    Parauapebas, 16 de outubro de 2013.

    ResponderExcluir
  4. Cada dia que passa mais bichos se reunem na Câmara... Bodes, pavãos cantores, insetos garotos propagandas de inseticida... Onde vamos parar, o Fato é que dois professores merecem o nosso respeito, Eliene que veio de baixo, lecionou para nossas crianças, conhece a realidade de sua comunidade, luta por seu bairro, Josineto, que tbm fez Jus ao seu diploma, um grande professor, agora venhamos e convenhamos.. Euzebio... Mais parece o beuzebu, assinou o pacto com o capeta e vendeu a alma, um corpo vazio q vaga pelos corredores da câmara, um sujeito metido a besta que vem se reelegendo a custa de ameaças, eu nao posso chamar de mestre, e aquela pessoa... A outra vereadora, puxa-saco da Sec da Mulher, o q é isso minha gente, promove a Terezinha pra ganhar um pedacinho no governo, hora me compre mais um bode, né Luiz???... Eu acho que ela deixou a cadeira do magistério antes de concluir o curso, sua fala mal acabada dava até pena do Mestre Aurélio, enfim, as sessões se dessenrolam de forma mais do que prevista, a quadrilha se mantém em silêncio em relaçao a denúncia da OAB, e que tem coragem, mete o pé na porta, e não aceita Pizza. Espero que tudo se esclareça e o ibama possa apreender tantas raridades, antes que mais bichos apareçam...

    ResponderExcluir
  5. Fiquei decepcionado. A sessão está cada vez mais sonolenta. Nada de debates, nada de propostas sérias. A Eliene está cada vez mais falando sozinha. Até o Bruno fica no vai e vem da dúvida. Se continuar assim vai ser o jeito instalar um circo próximo a câmara e ao invés de assistir espetáculo de mal gosto, iremos todos assistir palhaçada de verdade.

    ResponderExcluir
  6. O Odilon falou uma verdade na sessão. O Prefeito Valmir realmente vive trancado com seus puxa sacos. Agora um líder de governo começar desqualificando o prefeito não é nada bom, mesmo sendo verdade.
    Agora, mesmo ele tendo dito isso publicamente -e eu ví- não sei se ele vai gostar de ver isso publicado. Acho que ele falou sem perceber, no empolgamento. É melhor que os vereadores meçam as palavras senão daqui a pouco Luiz você poderá lançar um livro com o seguinte título: as pérolas da Câmara.

    ResponderExcluir
  7. Pensei que o Pavão ia aceitar o desafio e apresentar a lista dos fantasmas. Mas ficou só falando da marcha e reclamando da falta de apoio. Se preocupe não vereador. Estão organizando uma festa de umbanda e o prefeito vai bancar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio que não é tao fácil procurar fantasma! e desafio de quem ??? de um anonimo ou blog ??

      Excluir
  8. E o Major, ninguém fala dele? Dizem que a Juliana não aguenta mais o malino tratando a SEMED como se fosse seu terreiro. O homem manda e desmanda e os professores já estão preocupados com o baixo nível da língua portuguesa nos corredores da escola. Cuidado Juliana senão você vai se tornar a Ciza.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente não estive na sessão passada, mas é triste saber que não promoveram nenhum sessão especial em homenagem aos Professores, pois os mesmos são uma base de conhecimento em nossas vidas. Ouvi dizer que no Japão, a unica pessoa que não se curva para um imperador é o professor, porque sem ele não existiriam imperadores.
    Luiz Vieira, eu concordo com você sobre o fato de terem perdido essa oportunidade. Um dos 4 vereadores (Josineto, eliene, euzebio e luzinete) deviam ter solicitado essa homenagem, exemplo: O Maridé como assembleiano, solicitou uma sessão solene para parabenizar a Assembleia de Deus.
    Na situação atual, teria tanta coisa pra comentar sobre os professores, um deles é a busca pelo aumento do salário. Todos esses protestos, professores apanhando da policia, se "humilhando" para o governo, quando é um direito deles. Na boa, eu acho que um professor deveria receber tão dignamente como qualquer outra profissão de salários elevados.
    Quanto ao Odilom como líder do governo, achei uma escolha interessante, o cara já tem conhecimento de politica, acho que o cargo será bem exercido, assim eu espero.
    Agora o vereador Pavão, acho que você esqueceu de ir na sessão que parabenizava a Assembleia de Deus ( que eu nem sabia que teria), pois lá ele estava presente e até deu seu testemunho . ( vi isso em um vídeo postado pelo mesmo eu sua rede social).
    E a respeito da marcha, eu estive lá e foi emocionante e eu vi o vereador Pavão, a vereadora Luzinete no trio e o Vereador Maridé.

    ResponderExcluir