Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O PT E O PED (PROCESSO DE ELEIÇÃO DIRETA)

Como está o PED em Parauapebas? (A Estrela Ferida)

 


O PT de Parauapebas está passando por um momento crucial e confuso em toda a sua existência. Um partido de massa, combativo, organizado criado por valorosos pioneiros como Dona Carmelita, Barbudo, Seu Jaime, entre outros, construiu aqui em Parauapebas uma história de lutas e muita solidariedade. Era mais do que um Partido. Era uma irmandade.

Desde a fundação do primeiro núcleo em 1987, o partido cresceu até se atrever a ganhar uma eleição para prefeito em Parauapebas. Eis o problema. Após chegar ao poder o PT descobriu que não estava grande e maduro o bastante para lidar com a poderosa máquina que é a Prefeitura de Parauapebas. Começaram a surgir intrigas e contradições políticas. O que antes era motivo de escândalo, agora passou a ser encarado como normal. Alguns companheiros não souberam lidar com a grande tarefa que era administrar Parauapebas. Sem contar com o processo de inchaço que teve no partido. Agora no poder, todo mundo queria ser petista e outros ex-petistas que já tinham abandonado o barco ressurgiram de repente exigindo sua parte nesse latifúndio. Com essa crise de identidade o PT mergulhou num processo de auto canibalismo, de autodestruição até quase chegar a sua extinção. Eu disse quase, pois o partido é gigante, é capaz de reagir e ressurgir das cinzas como uma fênix.

A verdade é que esse período de governo fez muito mal ao PT. Muitos militantes históricos se afastaram por desilusão política ou por intrigas internas. Muitas vezes a história dos que se sacrificaram para construir esse partido foi jogada por terra por mesquinharia e disputas pequenas. 

Hoje o PT em Parauapebas está completamente desestruturado. Para se ter uma ideia, até a sede que ocupa foi cedida por falta de condições de pagar um aluguel. Politicamente a coisa se complica ainda mais. Após as eleições municipais onde tivemos quase 30 mil votos, o partido não conseguiu sequer reunir seus filiados para uma avaliação, coisa impensável em outros tempos. Prestação de contas? O que é isso? Isso não nos pertence mais. O PT ficou refém de um grupo que se apoderou do Diretório e fechou todas as portas.

Com todo esse clima o partido vai para as eleições no dia 10 de novembro. Para presidente teremos 3 candidatos: o Tadeu que representa a atual direção e é apoiado pelo deputado Milton Zimmer; o Jorginho que representa o grupo do MST e o Vereador Zé Arenes que representa o grupo dos que não estão satisfeitos com a atual situação do partido e querem renovação. Para o Diretório temos 4 chapas diferentes disputando as vagas. 

Para se ter uma ideia da situação, até agora não houve nem um debate, nem um seminário, nem um encontro de formação com os filiados.  A coisa está se resumindo na disputa entre grupos que já tem seus seguidores e acham que tem votos suficientes para ganhar a eleição. Nada de ir em busca de eleitores, nada de convencimento, de argumentação.

Mas o PT é grande, é maior que as intrigas e fofocas. Ainda há tempo para reconstruir. Ainda há tempo de refazer sua história e trazer de volta o brilho, a paixão, o envolvimento sincero, a militância verdadeira e desapegada.

9 comentários:

  1. Como fazer isto, Luiz? Transformando o PT numa Fênix? Quem seria transformado em cinzas? Alípio...

    ResponderExcluir
  2. Luiz, você é muito otimista em achar que o PT pode renascer das cinzas. Sou do PT e mais realista que você. Veja o que aconteceu na ultima sessão: a Eliene quis discutir a denúncia da OAB e os vereadores trituraram a vereadora. Alguém do PT falou em sua defesa? Não. Se acovardaram todos, demonstrando que são cúmplices do Odilom.

    ResponderExcluir
  3. Lendo esse texto me deu saudades dos velhos tempos. Dava gosto ser do PT. Hoje está muito poluido e cheio de gente com interesses escusos. Não vou nem votar nessa eleição, pois não vejo nem um candidato que se identifique com a mudança

    ResponderExcluir
  4. Que pena que a coisa chegou a esse ponto!
    Alguém escreveu na Bíblia que Deus, vendo a Sua Obra sendo destruída por Suas criaturas, teria dito "Não foi este o mundo que eu criei!" E mandou a destruição, para começar tudo de novo.
    Longe de mim, querer ser um deus, mas eu ouso dizer a mesma coisa: "não foi este o PT que eu ajudei a criar!" Porém, não sei o que fazer agora.

    ResponderExcluir
  5. Se ajudar, sugiro uma pequena correção ortográfica: no lugar de "lhedar" escreva-se "lidar". Ex.: Lidar com o poder, lidar com a máquina, lidar com...
    Sobre o PED, o que se prevê e o que pode ser depois?

    ResponderExcluir
  6. Ajudou e muito anônimo. Sabe aquelas palavrinhas chatas que você fica na dúvida? Essa foi uma. Sobre o PED é difícil prever o que vai acontecer. De minha parte estou disposto a provocar o debate.

    ResponderExcluir
  7. professor, como petista acreditei que fariamos a diferença na camara ja que tinhamos a maior bancada,infelizmente entre discursos vazios e açoes inócuas,nossa maior bancada nao disse a que veio. queria nao concordar com seu texto, por ainda sonhar com políticas públicas norteando os rumos do Partido,mas agora...???

    ResponderExcluir
  8. Concordo em gênero, número e grau. O PT de Parauapebas precisa de uma chocalhada. Para renascer das cinzas precisaria morrer completamente, mas enquanto tiver um pouco de sangue vai ter os vampiros sugando. Proponho uma lição para o PT no PED: todos vamos votar em branco, assim terão que fazer nova eleição e chamar a militância.

    ResponderExcluir
  9. Luiz, estou aqui na sessão e vi o Miquinha brabo com você. O que você fez com ele? O baixim tava tão nervoso que fez o discurso todo gritando. Tadinho, fale bem do bichinho no seu Blog. Ele tá magoado com tu.

    ResponderExcluir