Pesquisar este blog

sábado, 5 de outubro de 2013

ACABOU O TROCA TROCA

Hoje, dia 05 de outubro terminou o prazo para troca de filiação partidária para quem pretende ser candidato em 2014. Aqui em Parauapebas 07 vereadores trocaram de partido. A lista está na outra matéria que publiquei aqui. Conversei com o Presidente da Câmara Josineto Feitosa na sexta feira e ele me informou que o grupo dos 7 iria se reunir para decidir se iriam todos para um partido ou se dividiriam em dois. Ele ficou de me informar, mas até o momento não fez. Me adiantou que estava saindo do PSDC por estar se sentindo desprestigiado pela direção.

O Vereador Charles que também deixou o PSD,  fez o que suspeitei aqui: entregou a liderança de governo para Valmir que agora está buscando outro líder. Estão no páreo Odilom e Luzinete. O Odilom já vem exercendo essa função na prática e muito bem, diga-se de passagem. Porém, o Valmir, segundo fontes do próprio gabinete, não se sente muito a vontade com o vereador. Daí, a Luzinete poderá ser a escolhida para ser líder do governo. 

Boateiros de plantão informam que o Vereador Odilom teria deixado o PMDB por estar insatisfeito com a ida do Coutinho para o seu partido. O Couto estaria sendo tratado como estrela, enquanto ele estaria sendo desprestigiado. Com a sua desfiliação do partido encerra-se um ciclo que já durava quase 30 anos. Com certeza o PMDB perdeu, pois gostando ou não do Odilom Sanção temos que reconhecer que trata-se de uma figura experiente e influente no meio político de Parauapebas.

Os demais vereadores que trocaram de partido tiveram motivos diversos, mas todos tiveram um motivo comum: o descontentamento com a falta de atenção e desrespeito por parte do Prefeito Valmir. Agora com essa mexida talvez possam ter mais força para barganhar com o prefeito. Se a estratégia vai dar certo só o tempo dirá. Ninguém poderá acusá-los de não ter tentado a atenção do prefeito. Até em Marabá eles foram pedir socorro ao Prefeito João Salame no sentido de intermediar as conversas com Valmir. Não teve jeito. O Mariano não deu a mínima e tratou os vereadores da sua própria base a pão e água. 

Um Vereador que ensaiou a ida para o PROS foi o Euzébio do PT. Na última hora ele declinou. Indecisão e insegurança são traços de sua personalidade. 

No cenário nacional a grande surpresa foi a ida da Marina para o PSB. Foi uma jogada de mestre que ninguém cogitava. Agora com Eduardo Campos a presidenciável fica mais forte e vai deixar a disputa presidencial mais emocionante. Convivi de perto com a Marina quando ela era Ministra do Meio Ambiente e eu era membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Gente muito boa mas um tanto confusa ideologicamente e de saúde frágil. Não sei se aguentará o rojão de mais uma campanha. De qualquer maneira desejo-lhe boa sorte na outra empreitada, já que não teve condições nem de organizar um partido próprio mesmo com todo apoio da mídia.

Um bom domingo a todos e finalizo repetindo uma frase do ex-prefeito Darci: "Política se faz com o coração, não com o fígado".

2 comentários:

  1. O que vimos aqui nessa troca de partidos foi puro fisiologismo político. Não tem nada de identidade ideológica e nem de estratégia. Puro fisiologismo e nada mais. Imagine o Odilom filiado no Solidariedade criado por Paulinho da Força sindical? Você imaginaria ele fazendo política sindical e defendendo trabalhadores? Muito difícil.
    A grande questão foi se filiar num partido novo que ninguém conhece, para quem sabe virar seus caciques. Isso representa bem o momento que a Câmara está vivendo. Sem ideologia, sem identidade e sem princípios. Ser vereador aqui é um grande negócio muito lucrativo. Quem quiser checar é só dá uma olhadinha na declaração do patrimônio dos vereadores enquanto candidatos (está no site do TRE) e comparar com os bens que eles tem hoje e que não irão declarar. Tem novato que já virou fazendeiro bem sucedido após 6 meses de mandato.

    ResponderExcluir
  2. O Eusébio perdeu uma grande oportunidade de sair do PT. O sujeito de petista não tem nada. Usou o Raimundo Neto e a máquina da semed para eleger três vezes e bastou perder o governo se vendeu barato para Valmir. Pense num moço bobinho. Dizem que sua fazenda na Bahia é coisa de cinema. Aqui continua pobrinho, os petistas clamam: vai, vai, vai Euzebio.

    ResponderExcluir