Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O vácuo no poder

Na semana passada o Prefeito Valmir exonerou dois importantes secretários do seu núcleo de comando: o Secretário de Finanças Zé Rinaldo e o Secretário de Planejamento Célio Costa. Até agora a população pergunta os motivos dessas demissões, pois ambos eram considerados pessoas da mais alta confiança do Valmir, daqueles que nem em sonho ninguém imaginaria que pudessem ser descartados. A falta de explicação do prefeito gera as mais diversas especulações pela cidade. Uns afirmam que foi por corrupção, outros acham que foi por incompetência e alguns afirmam que foi por capricho pessoal do gestor.

 Uma semana depois, ninguém sabe quando será nomeado os substitutos, o que gera também uma bolsa de apostas pela cidade. Para a SEFAZ comenta-se que o prefeito já fez o convite para um ex-secretário do governo Darci. Verdade ou não, atualmente nessa secretaria os cargos chaves como a equipe de licitação já estão sob o comando de pessoas da gestão anterior. Para a SEPLAN que encontra-se totalmente esvaziada de poder o comentário que rola é que ela foi reivindicada pela bancada do novo partido Solidariedade do Odilom, Devanir e companhia.

Esse troca troca de secretários em tão pouco tempo deixa duas interpretações:

1ª- O Prefeito não teve inteligência política na hora de fazer as escolhas e agora se vê obrigado a ficar fazendo experiência com o barco andando e no momento mais complexo que é a saída do porto;

2ª- O governo Valmir tem muita personalidade e coragem para trocar a qualquer momento quem não está se encaixando no seu jeito de governar ou quem é apanhado fazendo o que não devia.

Seja qual for a hipótese essas mudanças constantes vem gerando instabilidade em todas as áreas de Parauapebas, principalmente na política e na economia. O staf governamental fica desestimulado para trabalhar pois sempre está assombrado com a possível demissão. Prevalece a lógica do "tirar o meu enquanto é tempo".

A cidade está sofrendo uma de suas piores crises. O desemprego já assombra muita gente. Basta dar uma passadinha na bolsa de emprego para verificar essa realidade. O mercado imobiliário é outro que está em baixa com inúmeros imóveis com placa de vende-se ou aluga-se. As principais obras do governo são resíduos do governo Darci, inclusive com orçamento e verba disponível. Se não fosse isso a cidade estaria totalmente parada. 

O fim do ano está batendo as portas junto com o inverno e o povo continua na expectativa de quando o governo vai começas de fato. Os mais otimistas falam: "até aqui só tivemos problemas, mas agora vai". Esperamos que vá mesmo para o bem de Parauapebas.

3 comentários:

  1. Pelo que se sabe quem foi exonerado foi Célio Costa. Zé Rinaldo está na ativa.

    ResponderExcluir
  2. Só sendo muito cego para achar que esse (des)governo vai dar certo. Valmir está cercado de escorpiões. Demitiu os aliados, os amigos e trouxe para o palácio as velhas raposas, chantagistas e abutres. Cada vez mais se afunda no lamaçal e se torna refém das velhas raposas. Até o lixo que o Darci descartou está dando as cartas nesse governo

    ResponderExcluir
  3. Com esse governo aí não vai não. Aliás, vai sim - pro buraco, prá lama e prá lata de lixo. E o povo fica na M...

    ResponderExcluir