Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

SESSÃO DE 1º DE SETEMBRO - O QUE RESTOU

Ontem, 1º de setembro a câmara iniciou um novo círculo de sua história. Novo mas nem tanto. Diria que nossos bravos sobreviventes estão se reorganizando para encontrar uma maneira de sobreviver até o final do mandato. O claro objetivo dos vereadores é não deixar que as mudanças não alterem seu "modus operandi". O lance é que tudo fique como está.

Primeira sessão após o fatídico 31 de agosto, onde de forma inédita o juiz Líbio "Moro" (isso é uma homenagem) afastou cinco vereadores de uma canetada só. A casa estava cheia, coisa bonita de se ver. Os populares queriam ver de perto a cara assustada dos sobreviventes. E viram vereadores confusos, despreparados para a nova realidade. Dos dez restantes, apenas nove compareceram. Charles mandou justificar sua ausência. O presidente Ivonaldo Brás não sabia nem como proceder para compor a mesa diretora que ficou com duas vacâncias. A princípio, ele queria chamar dois vereadores provisoriamente para compor a mesa. Alguém alertou da exigência regimental de fazer eleição imediatamente. Sem se convencer, Brás suspendeu a sessão por dez minutos e foi pedir ajuda aos universitários. Pense num presidente que nem conhece o regimento Interno da casa!

Mesa recomposta


Nos dez minutos de orientação, voltaram com uma chapa pronta para a eleição dos cargos vacantes da mesa diretora. Com o afastamento do vice-presidente, vereador Majo da Mactra, e da secretária "Irmã' Luzinete, resolveram não alterar a composição. Assim, permitiram a eleição de um vereador governista e um da oposição. Como membro da oposição, foi eleito o vereador Pavão que assume como primeiro secretário. Como governista, foi eleito o vereador Bruno Soares que assume como segundo secretário. O "santo" Maridé que era primeiro secretário foi promovido a vice-presidente. Assim, tudo continua  "como d'antes no quartel de Abrantes".

Triste fim 


Com a decisão do Líbio de afastar Josineto, Majo, Luzinete, Arenes e Devanir, ficou marcado um triste fim das carreiras política de um veterano (Devanir), e quatro que mal haviam começado suas aventuras na vereança. Foi um fim trágico, sem direito a despedidas ou explicações pessoais. A vereadora Luzinete chegou a ir à câmara sem nada saber e até cobrou do Euzébio a tramitação de um projeto. Esse, com um sorriso cínico, disse que depois veria. Quando subiu para seu gabinete, foi avisada por outro colega vereador do ocorrido. Teve uma crise nervosa e gritou: "o Líbio não pode fazer isso!" 

Pegaram rapidamente seus pertences e saíram pelas portas dos fundos, sem direito nem de pisar nas proximidades da câmara. Confesso que fiquei com pena de alguns.

Muitas vaias para o suplente Zacarias


O vereador Zacarias que foi alçado ao cargo de vereador a partir de uma negociação nada republicana que transformou o feijão no "super-secretário de Esportes e Lazer", logo se transformou no líder de governo no lugar do Odilon Sansão que foi preso. Por aí se percebe que a carreira política do moço já nasceu sobre um pântano. 

Zaca caiu em desgraça perante o povo, e basta abrir a boca que a vaia come. O pior é que ele é obrigado a falar por ordem do palácio cinzento. Em todas as sessões tem que defender o velho prefeito, senão... Que triste sina! Ontem, Zacarias foi tão vaiado que perdeu as estribeiras. Ameaçou o povo dizendo que em 2016 eles iriam ver o resultado nas urnas. Será? Não resistiu e encerrou seu discurso com 5 minutos, quando teria direito a falar por dez minutos. 

Na próxima terça (8) teremos a posse dos cinco suplentes que assumirão as vagas dos afastados. Depois farei aqui uma análise sobre cada um. Aguardem!

5 comentários:

  1. Pela primeira vez fui a câmara para assistir uma seção, mas por acidente que por agendamento, é que aproveitei uma ora em que ficaria aguardando nas proximidades e resolvi gastar esse tempo dentro da câmara (circo) pois ao ouvir os requerimentos e indicações percebi o que já não tinha dúvidas, não temos vereadores que saibam se quer quais são suas prerrogativas, comportando-se como verdadeiros palhaços em picadeiros fazendo graça para a plateia se esbaldar de tanta risada, é lamentável que uma cidade do naipe de Parauapebas tenha que passar por tamanha falta de capacidade política dos seus representantes, merecemos e queremos coisa melhor.

    ResponderExcluir
  2. Quem quer circo, tem circo. Ruim é a péssima qualidade.

    ResponderExcluir
  3. João do Feijão é um ótimo secretário, esta doando centenas de bolas da secretaria para o povo. PARABÉNS SECRETÁRIO

    ResponderExcluir
  4. Lidemir vai se sustentar no cargo mesmo com as contas não aprovadas Luis Vieira

    ResponderExcluir
  5. Essa Camara é um verdadeiro circo, só tem palhaço.

    ResponderExcluir