Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SESSÃO DE 29 DE SETEMBRO - O CIRCO PEGA FOGO

Ontem (29), o público presenciou mais um espetáculo circense, só que dessa vez com muito barulho e demonstração de desrespeito contra o cidadão. Depois do golpe que o Brás deu nos vereadores de oposição na semana passada (22), muitos esperavam que dessa vez, o tal pedido de afastamento do prefeito apresentado pelo Raimundo Pires dos Santos entraria na pauta e seria aprovado pela maioria absoluta. A expectativa era grande em torno desse tal afastamento. A oposição confiava plenamente nos quatro votos da bancada do PT após uma resolução do diretório que orientava-os a aprovar o afastamento. Dessa vez, parecia que o Valmir estaria perdido. Parecia!

O Valmir que não é bobo, aproveitou a preciosa semana que o Brás conseguiu na marra e tratou de reorganizar sua base rebelde. Chamou seus soldados e ajudantes de ordens e preparou o golpe: a representação do Raimundo Pires não poderia entrar na pauta, custasse o que custasse; a câmara teria que estar lotada de pessoas "voluntárias" (funcionários contratados, assessores, moradores de rua...) para abafar a oposição - veja detalhes aqui; seria preparado uma ameaça de gravação de vereadores da oposição que supostamente teriam comprado outros vereadores, para deixá-los intimidados e com medo; um panfleto apócrifo circularia atacando o principal vereador da oposição - Massud. Estava tudo armado para dar um banho de água fria na oposição e desiludir os que sonhavam com o afastamento do Valmir.

O golpe


Logo no início da sessão a oposição sentiu o golpe triplamente:

1- O Valmir conseguiu lotar a câmara com gente de todo tipo para pressionar e desmoralizar os vereadores de oposição;

2- O tal do Raimundo Pires, motivado por "forças ocultas" retirou a representação contra o Valmir pouco antes de iniciar a sessão;

3- Quatro vereadores fugiram da sessão: Miquinha (PT), Euzébio (PT), Bruno (PP) e Barrão (PSDC).

O Miquinha foi o único que apresentou justificativa. Solicitou uma licença médica justamente na sessão fatídica. Realmente ele teve motivo justo para não comparecer. É que seu médico - dr. Valmir Mariano - recomendou que fosse operado urgentemente do ombro. A cirurgia foi muito séria e levou três pontos. Por isso nosso vereador estava impossibilitado de comparecer à câmara. E vocês pensando besteira do Miquinha hem! Que feio!

Já os demais apenas escafederam sem dar explicações. Corria um boato que o Euzébio teria ido para a Bahia visitar seus empreendimentos financeiros. Ninguém sabe do paradeiro do rapaz, nem mesmo os funcionários do seu gabinete. Virou "bufa de alma"; já o Barrão teria ido cuidar de suas leitoas, enquanto o Bruno...não posso contar o motivo de sua ausência.

Uma verdade inconveniente: "Vereador não tem competência para afastar o prefeito" (Pavão)


Já falei aqui várias vezes que o Valmir está seguro com a sua oposição. O grupo tem demonstrado falta de preparo, falta de maturidade e, tem utilizado das mesmas armas do governo. Sem contar que alguns estão com os pés e as mãos amarrados por comprometimento com esquemas ilícitos. O vereador Pavão chegou a reclamar de que os blogs criticam a oposição sem mostrar sugestões. Eis-me aqui vereador! Se quiser ensinarei os caminhos das pedras e o passo-a-passo para afastar o prefeito. E darei a consultoria inteiramente grátis. Tá lançado o desafio.

Se você constrói castelo sobre areia, inevitavelmente ele vai ruir. É mais ou menos isso o que está acontecendo com grande parte da oposição. Nenhum vereador tem o direito de adotar um discurso derrotista e posar de vítima como temos visto nas últimas sessões. Ontem por exemplo, o Pavão - que vinha sendo o principal articulador da oposição - demonstrou claramente o espírito derrotista. Pavão sentiu o golpe e praticamente jogou a toalha, entregou os pontos. As frases que mais ouvimos de outros vereadores é "estou triste", "infelizmente não podemos fazer nada", "estou decepcionada..." As sessões foram transformadas em sessões de lamentações e murmúrios inertes e improdutivos. A impressão que passa é que os vereadores não conhecem o seu verdadeiro poder. Repito: bastaria um único vereador para usar de instrumentos legais e botar o Valmir de joelhos. Exemplo: vão engolir o golpe arbitrário e ilegal do Brás? Vão deixar passar em branco a manobra da convocação do prefeito e de sua filha Flávia?

A Irmã Teca que chegou agora está mais perdida do que cachorro em passeata estudantil. Ainda não sabe se é oposição ou governo. Só para sacaneá-la, o vereador suplente Zacarias cometeu uma indelicadeza ao tornar público uma confidência  da vereadora. Segundo ele, a Teca teria declarado amor incondicional ao prefeito Valmir Mariano. No seu discurso, a Irmã Teca falou que não adianta vereador tentar nada, que tudo virá de Deus. "Entrego nas mãos de Deus e vou fazer meu papel de vereadora". Como assim vereadora? Qual é mesmo o seu papel? Quer dizer que agora o vereador não vai mais fazer nada e jogar tudo para Deus? E onde está aquele princípio bíblico que diz, "faça a sua parte que Eu te ajudarei."? Já estão comentando que a Irmã Teca é a nova Irmã Luzinete da câmara.

Parauapebas está sendo governada pela justiça


Nas explicações finais a vereadora Joelma foi bastante aplaudida até mesmo pelos que foram para a câmara exclusivamente para vaiar a oposição. Sua fala foi um soco no estômago dos governistas e um choque de realidade para aquele povo inocente que servia como massa de manobra. Falou que a prefeitura está sendo governada pela justiça, pois até para fazer uma licitação, é preciso a intervenção do Ministério Público. "Enquanto existe a competência para aliciar pessoas e encher a câmara, não existe competência para comprar remédio para o hospital; não existe competência para pagar o fornecedor com regularidade; não existe competência para sequer manter o convênio  da polícia fornecendo viaturas... Que bom que vocês estão aqui. Agora pensem gente, pensem se é melhor esse agrado que vocês receberam hoje, ou o remédio no hospital, a merenda na escola, a água tratada, o guarda vigiando vocês... Parabéns pra vocês. Obrigada gente".

E assim terminou mais um espetáculo nesse circo dos horrores, ou uma sessão do Grande Conselho do Pântano Azul como refiro no meu livro "O escorpião e a borboleta". Ficou mais do que claro que se o Valmir for afastado, será pela justiça. Jamais pelos vereadores. Esses, realmente não tem competência e nem autoridade como bem disse o Pavão.

7 comentários:

  1. "O Raimundo Pires foi movido por 'forças ocultas'".
    Fico aqui pensando com os meus dois botões: que forças ocultas teriam sido estas, com tanto poder de persuasão? O que, a princípio, o teria motivado a representar contra o prefeito e, depois, retirar esta representação?
    Algumas hipóteses:
    1. Uma semana foi tempo suficiente para ele refletir e descobrir que estava errado - que o prefeito é um ótimo administrador público e não cometeu nenhum ato de improbidade - e a sua consciência de cidadão e bom cristão pesou mais que a denúncia;
    2. Como bom pai de família ele descobriu que é melhor continuar vivo do que deixar viúva e órfãos - a exemplo de outros que se meteram a heróis;
    3. Já teve os seus quinze minutos de fama e está satisfeito (deixem o velho trabalhar!); ou,
    4. Bem, esta eu não posso falar. Gostaria que o próprio cidadão se explicasse; afinal, se ele teve coragem para cometer dois atos insanos, por que o mistério agora?
    De qualquer maneira é bom ficar de olho nesse moço e também pedir explicações aos vereadores faltosos. Se não a "Casa de Leis vira casa de mãe Joana.

    ResponderExcluir
  2. se alguem questionar os principios do Bruno terá a postagem apagada? O que está acontecendo com o Bruno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles manipulam os jovens com merreca de r$ 30,00 e 50,00 (reais), para tumultuar a seção em defesa de quem estão nos roubando. caros jovens va para seção cobrar por melhoria ex uma frente de trabalho para seus futuros, uma educação melhor. vcs vcs fazendo isso refoçam eles nos usurpar. vcs viram tinha vereadores que apoiam a corrupção sorrindo. TA LIGADO. sinto por terem roubado suas enocencia.

      Excluir
  3. O velhote vai terminar o mandato dele tranquilo , não cai mais não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa saco, por isso a cidade ta assim, na lama.

      Excluir
    2. eh não meu caro o anônimo fala a verdade , ou vc ta iludido ainda com essa historia que o prefeito vai car ?

      Excluir
  4. Nem vergonha nem dignidade. ...será k eles pelo menos sabem o k significa dignidade

    ResponderExcluir