Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A CORRUPÇÃO, O CONGRESSO, O TSE E O PAPAGAIO

Virou moda atualmente todo mundo protestar e demonstrar indignação contra a corrupção. A maioria dos protestos e indignações são seletivas, ou seja, serve apenas como máscara para cobrir a hipocrisia de pequenos e grandes corruptos. Serve principalmente como válvula de escape para as "viúvas choronas do Aécio" que espumam pela boca e destilam ódio de revolta por terem perdido a eleição para o mesmo partido por quatro vezes seguidas. Não estou dizendo que sou contra protestos. Muito pelo contrário, defendo e acho que o governo da presidenta Dilma tem motivos de sobra para protestarmos. 

É fato que o Brasil está atolado em corrupção. Também é fato que os escândalos hoje demonstrados na mídia só vieram a tona devido a políticas do governo federal que visam a transparência e o combate a corrupção. Antes, até a era do FHC a sujeira era varrida para debaixo do tapete e o Procurador da República era chamado de engavetador. Atualmente, a Dilma reconduziu ao segundo mandato o Procurador Rodrigo Janot, mesmo tendo ele colocado na cadeia políticos ligados ao PT. A presidenta poderia apenas agradecê-lo e indicar outro nome.

Precisamos combater a corrupção de maneira aberta e verdadeira. Esse negócio de corruptos fazerem discursos contra a corrupção não passa de cortina de fumaça e hipocrisia. Combater a corrupção não é ficar repetindo discurso da mídia corrupta como papagaios e fechando os olhos para as verdadeiras fontes de corrupção.

Está explícito que uma das maiores fontes de corrupção é o financiamento privado de campanha. Isso é que motivou empresários e políticos de quase todos os partidos a sangrarem a Petrobras. Alguém é tão inocente a ponto de achar que um empresário vai financiar um candidato ou um partido apenas pensando no bem da pátria? Quem financia quer retorno na proporção de cinco a dez vezes mais. Financiar campanha hoje no Brasil virou um lucrativo negócio para empresários inescrupulosos e uma forma de manter corruptos no poder.

Onde estão os indignados?


Recentemente a Câmara dos deputados não só aprovou o financiamento privado de campanha como piorou ainda mais. Pelas regras aprovadas pelos "inocentes" deputados, o financiamento passa a ser para partidos e não para candidatos. Com isso, mascara ainda mais e privilegia os corruptos. O eleito não terá que informar quem financiou sua campanha. Entendeu? E isso não é culpa da Dilma. Foi aprovado pelo seu deputado que tanto fala de corrupção sem nenhum pudor. E o mais intrigante é que não vi nem um ato de protesto, nem uma frase de indignação dos iluminados bastiões defensores da ética e da moralidade. Não vi nem um protesto dos coxinhas internautas, dos "revoltados ON LINE" e nem do "partido anti-PT". Será o que aconteceu com essa turma que não colocou um milhão de pessoas nas ruas gritando fora corruptos?

O TSE e o golpe na corrupção


Foi preciso o TSE interferir na decisão do Congresso e, a pedido da OAB julgou ontem (17) inconstitucional o financiamento privado de campanha. Agora eu quero ver as manifestações de apoio aos juízes que votaram a favor da proposta da OAB. E não vale aquela manifestação tímida. Tem que ser a mesma que fizeram a favor do Joaquim Barbosa quando coordenou o processo do mensalão da Câmara.

A decisão do TSE tira das mãos da Dilma uma batata quente, pois após a aprovação pelo congresso, caberia a presidenta sancionar ou vetar, e os deputados já estavam chantageando-a para que sancionasse. Aí todos iriam gritar a plenos pulmões: FORA DILMA!

Não vou nem falar da CPMF que os governadores querem praticamente dobrar o valor para arrecadar mais grana. Alguém vai se indignar contra os governadores, principalmente os tucanos?

2 comentários:

  1. Financiamento privado de campanha eleitoral no Brasil: "ruim com ele, pior sem ele". Estas foram, em alto e bom tom, palavras do ilustríssimo e iluminadíssimo Senador da República pelo PSDB Sr. José Serra, no programa Roda Viva da TV Bandeirantes, no último domingo, dia 13.09. E o disse com a maior cara de serragem e demonstrando felicidade por sua convicção. E agora seu José? Vai encarar o TSE? Zé Mané!

    ResponderExcluir