Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2015

PRIMAVERA DE CHUMBO


Enfim setembro! Mês que se inicia a primavera, promessa de novos sonhos, novo florescer. Que seja assim para os justos, para os que trabalham honestamente, para os que lutam, que correm atrás e não desistem jamais.

Mas não será assim para todos. Para aqueles que se locupletaram com o dinheiro público, que zombaram da esperança do povo, que fizeram escárnio com a verdade e a justiça, que ignoraram o sofrimento e a necessidade dos pequenos, que usaram a fé e a religião para dissuadir suas intenções de lobos, que omitiram de suas responsabilidades de homens e mulheres públicos e que fizeram alianças espúrias, resta apenas a tormenta de uma primavera de chumbo.

Justiça, mesmo que tardia


Um novo tempo se instala em Parauapebas. Vi  homens de “bem” zombando da nossa esperança de que cedo ou tarde a justiça prevaleceria. Muitos taxaram o blogger como louco por expor publicamente uma análise de conjuntura favorável aos ventos da mudança. Desde aquele texto postado ainda em março, intitulado ÁGUAS DE MARÇO, até o texto do dia 3 de agosto intitulado AGOSTO LUZ que oferecemos ao leitor  uma visão panorâmica antecipada sobre o que viria acontecer. Bola de cristal? Claro que não. Apenas aprendemos com o tempo a observar a movimentação política do nosso município.

O terremoto aconteceu e continuará acontecendo. Ainda parece inacreditável para muitos que velhas raposas intocáveis sucumbiram nas garras da justiça. Muitos ainda olham com olhar incrédulo, poderosos passando dias na cadeia e tendo seus mandatos extintos. E continuarão caindo como uma fileira de peças de dominós, pois quem cai, não quer cair sozinho. Assim, vai arrastando seus parceiros de peripécias e aventuras.

E os ventos não param de soprar. Coincidentemente, ontem, último dia de agosto a natureza nos brindou no fim da tarde com muita ventania e um pouco de chuva. Foi como se tivesse levando para longe a sujeira, como se tivesse lavando o nosso espaço para nos oferecer um setembro limpo e cheio de esperanças. Esse vento continuará soprando em setembro e se transformará em tempestade que fará ruir toda a estrutura do que ainda resta do esquálido poder no palácio cinzento.

Muitos ainda não acreditam na queda dos principais vilões da nossa história. Argumentam que estão protegidos pelo Estado, por setores do judiciário e até por forças sobrenaturais. E eu afirmo categoricamente: não sobrará pedra sobre pedra.


O mês de setembro nos trará uma doce primavera. Mas também será uma primavera de chumbo com os efeitos de uma bomba atômica para os que abusaram da justiça e do poder conferido pelo povo. Não ficará só na brincadeira de criança.

7 comentários:

  1. Luiz, você modula muito com as palavras, é uma esquerda inteligente, talvez o melhor blogueiro da região!
    No entanto, o Sr. não entende ser uma ironia o fato de ter sido secretário de administração do desastroso governo do Darci e agora vem como tudo para cima do também desastroso governo do Valmir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio anônimo. Não entendo como ironia assumir uma postura crítica diante de um governo desastroso e ter participado de um outro governo. Enquanto homem público fiz o melhor e dei minha contribuição para que prevalecesse a ética, pelo menos no meu setor de trabalho. Respeito a sua avaliação do governo Darci, porém discordo. Muitos erros foram cometidos, mas os acertos suplantaram. O importante é não abrirmos mão da crítica construtiva.
      Volte sempre.

      Excluir
  2. A credibilidade, o respeito e a honestidade superam o sensacionalismo, exibicionismo e o estilo berrante e rococó dos outros blogs da região. Uma vez te disse que fizesse textos curtos, pois o leitor é preguiçoso com textos longos. Você discordou e insistiu em postagens que levassem à reflexão, à análise crítica dos assuntos abordados. Mesmo quem não gostava de ler (conheço vários que se renderam aos seus textos), passaram a fazê-lo.

    O cidadão agradece, a leitura boa faz bem.
    Você merece Parabéns!

    Sucesso com a borboleta. Deus nos livre do escorpião!

    Ficarei como anônimo desta vez!

    ResponderExcluir
  3. Então é setembro

    Depois de um calor esturricante, o mês de agosto despediu-se com honra e com gosto. É que, depois de serem afastados cinco vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas por força da lei, aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, já caminhando para os acréscimos, veio uma forte chuva para lavar a alma, a honra e deixar a cidade limpa para receber setembro e a todos nós setembrinos.
    Parabéns a todos nós, com a sensação de justiça sendo feita, de alma e honra lavadas e que venham outras tantas primaveras.
    Zelão.

    ResponderExcluir
  4. Que essa primavera de chumbo passe logo, e que floresça uma nova primavera com flores novas e novos aromas. Porque essa que está aí ninguém merece.

    ResponderExcluir
  5. bom dia, tem um cara .......show¨, que faz grandes eventos na cidade, pagos pela prefeitura, que aluga equipamentos para estes eventos e NAO PAGA, mas vive de farras e fanfarras, e não paga suas contas, conhece ele luis vieria?? depois vou divulga o nome

    ResponderExcluir