Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

DISCURSO DE POSSE DA VEREADORA JOELMA REPERCUTE NAS REDES SOCIAIS

Um discurso tecnicamente bem construído, proferido com emoção e inspirando confiança. Claro, objetivo e coerente com o momento. Assim foi o discurso de posse da vereadora Joelma Leite que disponibilizo aqui na íntegra. Confira:

Como mulher, como cidadã, como uma idealista, como militante, dedico esse mandato a todos aqueles que sonham com uma política que seja instrumento de transformação social.
 

Senhores e senhoras, nobres vereadores, nobre vereadora, autoridades presentes, imprensa, entidades sociais...boa tarde. Em nome de dona Joana Costa, quero cumprimentar especialmente as maiores autoridades presentes nesse casa que é o povo de Parauapebas. É por esse povo guerreiro, que luta, que corre atrás, que trabalha para sustentar esse município, que dá e tira o poder dos políticos, que mantém a esperança apesar de todas as adversidades, é que estamos aqui. Sem vocês nossa luta não teria sentido. Recebam aqui o meu abraço e meu respeito.

Sonhei muito com esse momento. E teve alguém que sonhou tanto quanto eu e que infelizmente não está aqui para vivê-lo - meu pai Ribamar, meu grande amigo, meu incentivador,  que sempre me ensinou que a gratidão deve sempre estar à frente de todas as nossas virtudes. Em sua memória, quero começar agradecendo. Agradeço a Deus por ter me conduzido até aqui nesse exato momento. Sei que nada acontece por acaso, então, se estou tomando posse somente agora, deve ter um significado especial. Faço aqui uma homenagem especial à memória de minha mãe que me ensinou a perseverar e escolher sempre o caminho da justiça. Dona Regina, que juntamente com o meu pai está ao lado de Deus. Obrigada pelos bons exemplos e pela retidão de caráter que imprimiu em minha consciência. Aos meus irmãos de sangue e de coração, obrigada pelo carinho em todos os momentos. E ao meu filho João Marcelo, obrigada por realizar meu sonho de ser mãe.

Agradeço a todos os amigos que trilharam comigo esse árduo caminho para chegar até aqui. Especialmente a minha equipe de trabalho, meus colaboradores, colegas e companheiros que sempre acreditaram que é possível fazer política com os mais nobres sentimentos de cidadania. Na pessoa do presidente do diretório municipal Sr. Tadeu agradeço ao Partido dos Trabalhadores e toda a sua militância aguerrida. De forma especial, agradeço aos 1.529 eleitores que em outubro de 2012 confiaram seu voto a minha pessoa, mas agradeço também aos que não votaram, mas que de forma democrática foram às urnas escolher os representantes do poder legislativo.

Hoje é um dia muito importante para mim. Não me alegro com a queda dos companheiros que tiveram seus mandatos interrompidos. Porém, aceito o desafio e entendo que tenho uma grande missão pela frente. Tenho consciência que meu mandato de vereadora pode durar uma semana, um mês, ou até dezembro de 2016, mas seja o tempo que for, quero dar o melhor de mim, quero dedicar todo o meu esforço para representar bem a confiança do povo que acreditou em mim e ser motivo de orgulho para todo cidadão de Parauapebas. Assim, peço a Deus que me dê sabedoria e humildade para exercer essa nobre tarefa.

Tenho consciência do momento difícil que o Brasil está atravessando. Sou conhecedora da falta de confiança do povo na classe política de uma maneira geral. Aqui em Parauapebas especialmente estamos atravessando uma crise jamais vista em toda sua história ao longo dos seus 27 anos. Infelizmente ocupamos os principais espaços da mídia nacional com notícias nada alvissareiras, com prisões de políticos, de gestores municipais e empresários, com denúncia de corrupção, com falência de nossas instituições. E é no meio dessa turbulência que assumo o mandato de vereadora. Assumo com a missão de desempenhar o meu trabalho buscando a harmonia, o diálogo, o respeito aos pares e, principalmente a população de Parauapebas. Tenho ideias e conceitos formados sobre a maneira correta de fazer política, porém, jamais me colocarei como dona da verdade e respeitarei o contraditório.

Assumo esse mandato com a missão de fazer o povo voltar a acreditar nos seus representantes. Como mandatária popular, quero estar sempre próxima a esse povo que depende das nossas ações para construir seus sonhos. E quem ousa a brincar ou tripudiar do sonho do povo está fadado ao fracasso, ao ostracismo e descrédito. Por isso, peço humildemente a todos os companheiros que sonhem junto comigo, que me ajudem a construir esse sonho. Como já dizia Raul Seixas, “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha juntos é realidade”.

Assumo esse mandato com a responsabilidade de fazer valer o papel do vereador que é de fiscalizar as contas públicas, de propor projetos de leis de interesse da comunidade, de buscar soluções para os nossos problemas. Exercerei esse mandato com retidão, com paixão e com muita disposição para fazer valer a soberania popular e a vontade da maioria. Não ficarei lamentando e nem me acomodarei diante das barreiras impostas ao meu caminho. Conheço as minhas prerrogativas como vereadora, meus poderes e limitações. Assim, agirei sempre amparada pela constituição, pela lei orgânica e pelo regimento interno dessa casa. Como fiscal do povo, buscarei sempre o diálogo com todos, e não abrirei mão das atribuições do vereador e nem me intimidarei perante os problemas.

Os que se agarram ao poder pela corrupção, pela falsidade, silenciando os que discordam dele, estão do lado errado da história. E se me perguntarem de que lado estou, digo a vocês, com muita convicção: estou do lado do povo! Do lado de Parauapebas. Não posso fechar os olhos para a crise institucional instalada em nosso município. Diante da situação catastrófica em que nos encontramos, não me resta outra alternativa, senão atuar como oposição ao governo, pois entendo que esse governo não está do lado do povo! Não podemos fechar os olhos e nem aliarmos a essa calamidade que se transformou a administração municipal. As constantes denúncias de corrupção, a malversação do dinheiro público, as ações da polícia federal e do GAECO, a falência da saúde, da educação, a paralisia das obras públicas, a falta de serviços básicos, a ingerência nas administrações, o nepotismo, a incompetência e a irresponsabilidade com o erário público não me deixa outra alternativa senão me colocar na frente de batalha para reconstruir o nosso município e ser mais um soldado nas trincheiras da oposição.

Como mulher, como cidadã, como uma idealista, como militante, dedico esse mandato a todos aqueles que sonham com uma política que seja instrumento de transformação social. Não quero nenhum privilégio, não quero me beneficiar do público, não quero me apossar do poder como forma de benefício pessoal. Esse poder que emana do povo tem que ser devolvido ao povo através de políticas públicas, de serviços dignos, de transformação social, de oportunidades iguais e crescimento coletivo. Só acredito na política que seja capaz de representar os anseios da população e construir o novo. Por isso peço o apoio de todos vocês, dos meus pares, das entidades de classe, da imprensa, dos trabalhadores e empresários, enfim, de todo mundo que sonha com uma cidade, um município melhor para se viver. Quero ser a sua vereadora, a sua representante, a sua voz.

Repito: seja por uma semana, por um mês ou por 16 meses, não importa o tempo, mas terá que ser um mandato popular que tenha a cara do povo. Que esse mandato represente a dignidade dos excluídos, os que sofrem sem os serviços básicos de saúde, os que têm o direito à educação de qualidade usurpado, os que padecem pela falta de oportunidades, os que ficam alheios aos serviços sociais, os injustiçados. Vamos todos juntos voltar a sonhar e participar desse grande mutirão de reconstrução do nosso município, da nossa dignidade.

Confie e confirme!!!!!

Muito obrigada!


2 comentários:

  1. O discurso realmente é muito bom; precisamos confiar. E que não seja mais uma PTista a nos decepcionar. Vamos acompanhar. Será a última cartada do PT nesta legislatura? Que pena que tem que ser assim, mas antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir
  2. Amei. Foi o melhor discurso que já ouvi. Fiquei emocionada. Parabéns Joelma. Sabia que você é competente, mas não sabia dessa qualidade para falar. Volto a acreditar na política.

    ResponderExcluir