Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

SESSÃO DE 8 DE SETEMBRO - O CIRCO PEGA FOGO

Ontem, (8) tivemos mais uma sessão animadíssima. Casa cheia, clima de festa para a posse dos novos vereadores. Na hora de iniciar, um emissário fez um comunicado que iria atrasar por 20 minutos, pois a mesa acabara de receber um requerimento pedindo a suspensão da posse de um dos suplentes. Os vereadores se retiraram para a sala do queijo e foram consultar os universitários. Na platéia começou a rolar uma especulação sobre o azarado suplente. Quem apostou no Massud ganhou. O segundo suplente Lúcio entrou com o requerimento alegando a reprovação das contas do Massud, na época em que foi presidente da Câmara.

Após vinte e cinco minutos os vereadores voltaram e comunicaram que dariam posse ao Massud, pois os universitários julgaram que o pedido do Lúcio era improcedente, ou melhor, foi para o endereço errado. Segundo o presidente Brás, a Câmara não tem competência para julgar essa questão e, que caberia ao Poder Judiciário. Para alívio do Massud e para desespero dos governistas a posse aconteceu.

Estudantes protestam


Quando a sessão já ia começar um grande numero de estudantes do ensino médio adentrou à casa gritando palavras de ordem. Seria um teste de fogo para os novos vereadores. Com faixas e cartazes os alunos gritavam FORA VALMIR! O presidente resolveu concedeu ceder 5 minutos para que o líder do movimento usasse a tribuna. Num discurso bastante emotivo e aplaudido o jovem denunciou o descaso e abandono da educação estadual no município. Classificou-a de morta e teceu duras críticas aos vereadores que estavam sendo cúmplices com tal situação.

Posse dos novos vereadores e do velho - mais um golpe


Foram empossados Joelma Leite, Massud, Ivanit (Barrão) e pela segunda vez, o Zacarias. Só para o leitor entender: o Zacarias tomou posse no primeiro semestre numa jogada do prefeito para tirar o João do Feijão das garras da oposição que cassaria o seu mandato. Dizem por aí que o João teria recebido $4 milhões para deixar o mandato, mas desconfio que ganhou apenas um presente de grego: uma secretaria de esporte falida e engessada.

Com o afastamento dos cinco vereadores, o Zacarias deixaria em aberto a vaga do Feijão e assumiria uma das vagas vacante. Assim, a suplente Ivana (esposa do ex vice prefeito dr. Afonso) assumiria. Como não conseguiram negociar com a Ivana para apoiar o governo, não restou outra opção senão obrigar o Feijão voltar para a Câmara. Dizem que o homem refugou, esperneou e disse: "pra lá eu não volto pois estão prendendo e afastando vereadores. Deixa eu quieto aqui no meu canto". Mas não teve jeito. A ordem foi voltar e pronto.

Discursos de posse


O primeiro empossado a discursar foi o Massud. O homem já demonstrou a que veio. Com um discurso forte, seguro e bem fundamentado, o vereador botou fogo no circo e não sobrou nem o picadeiro. Depois ainda discursou no grande expediente e falou nas explicações finais. O vereador estava com a faca nos dentes, como se diz lá na Bahia. Deu o tom da oposição e, ao invés de ficar se lamentando e choramingando, apresentou dados comprometedores contra o governo e desafiou os colegas governistas a lutarem ao lado do povo. Culpou os vereadores que apoiam o Valmir diretamente pela catástrofe em que se encontra o município.

O segundo a discursar foi o Barrão. Falou de sua vida pessoal, sua trajetória e dos problemas que enfrentou na campanha. Disse que iria trabalhar para toda a população. Não deixou claro se seria governista ou oposição.

A vereadora Joelma (PT) roubou a cena na festa da posse. Fez um discurso perfeito e muito emocionante. Deixou bem claro que seria oposição ao Valmir e foi a única a frisar que tem consciência que seu mandato pode durar uma semana, um mês ou até dezembro de 2016. Seu discurso repercutiu tanto que vou publicá-lo na íntegra amanhã nesse blog. É uma peça que ficará nos anais daquela casa e vale a pena ser registrado.

Joelma Leite foi muito coerente quando afirmou que sabe que o mandato pode durar pouco. Temos informações que os cinco afastados já recorreram à justiça e existe uma pequena chance de voltarem.

Vereador atitude


Outro que está roubando a cena a cada sessão é o vereador Zacarias, líder do governo. A cada vez que o homem fala, a vaia come. E ontem, para piorar, sua família de fora estava presente e testemunhou como o Zaca é persona não grata.

Mesmo sob intensa vaia, o vereador Zacarias falou que ele prefere ter atitude do que simples discurso. O Massud replicou nas explicações finais questionando que atitude é essa! "Ver um governo acabar com o município e continuar do lado dele é atitude? Atitude mesmo é defender o certo, é estar ao lado do povo", questionou Massud.

O leão e o rato


Nas explicações finais o vereador Euzébio (PT) falou da importância do galho para a sobrevivência do macaco prego.

Já o Miquinha (PT) rugiu como um leão para combater o governador que, segundo ele, é um irresponsável que está acabando com a educação. Chegou até a chamar o Jatene de ESCROTO. Porém, nem uma palavra contra o Valmir Mariano. Contra o Jatene que está longe, age como um leão. Contra o Valmir, age como um ratinho.

Miquinha disse ainda que não se preocupa com os blog's. "Basta a gente dar uns vinte contos que eles param de falar mal". Pense nuns blogueiros baratos!

E assim continuamos a velha novela no "Pântano Azul". Por falar em Pântano, esse é o título de um conto que está no meu livro "O escorpião e a borboleta" que traz muitas coincidências com nossa realidade política. Corra para a livraria Nobel no shopping e compre já o seu.


4 comentários:

  1. Na linguagem chula do nobre Micas, "vinte contos" vale quanto mesmo? De repente posso até pensar em virar blogueiro para ganhar esses "vinte contos" e me tornar amigo do home. Não é?

    ResponderExcluir
  2. Nossa enquanto trabalhamos meses, dias e dias para ganharmos vinte contos Miquinhas acha esse valor irrisório para calar a boca de um blogueiro... ele parece que aprendeu com seu Odilon. nem parece ter saido do Partido dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  3. o descaso no ensino medio, isso é pouco, descaso tambem no municipio, professores estão sendo obrigados a dar aula para os aluno nas escolas do municipio sem poder ligar as centrais, por no minimo duas horas depois que os alunos chegam na escola.. absurdo todo mundo suado sol terrivel batendo dentro da sala, calor e não podemos ligar as centrais, para economizar energia .coisa nunca ter visto em governo anterior.

    ResponderExcluir
  4. Não é só o ensino médio, as faculdades estão precárias, o povo de Parauapebas está desasistido de tudo. Para os vereadores não é problema, os filhos deles estudam em universidades particulares, moram em apartamentos na beira da praia e desfilam de corola por aí. Triste fim do dinheiro de nós trabalhadores.

    ResponderExcluir