Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

SESSÃO DE 15 DE SETEMBRO - A "NOVA" VELHA CÂMARA

Ontem (15) mais uma vez assistimos e testemunhamos o quão absurdo é o nosso poder legislativo. Quem esperava que os 5 novos vereadores fossem dar um novo tom à casa, deu com os burros n'água. Seria a questão mais lógica e óbvia que os novatos chegassem fazendo a diferença e reforçando a oposição. Por que lógico e óbvio?

1- Os 5 chegam sem dever nada a ninguém, sem nem um compromisso a não ser com a população. Muito diferente quando assume logo após o calor de uma disputa eleitoral;

2- Os 5 já conhecem de có e salteado os escândalos em que a câmara se meteu. Já deveriam estar vacinados;

3- Os 5 conhecem todas as falcatruas e esquema de corrupção do prefeito. Conhecem também sua capacidade de enganar e não cumprir acordos. Só um louco iria querer algum compromisso ou se aliar ao Valmir;

4- Os 5 vereadores novatos poderiam usar o resto do mandato para ganhar a confiança do povo, e, assim, garantir uma eleição legítima.

Então o que explica vereadores novatos mal tomar posse e já se oferecer como uma mercadoria barata? Ambição cega? Falta de inteligência? Cegueira? Desonestidade? Estupidez? Vítima de chantagem?

É meus caros leitores. Aqui em Parauapebas acontece de tudo. Dos cinco vereadores que assumiram as vagas dos afastados pela justiça, só a Joelma e o Massud seguiram a lógica. Aliás, a oposição ganhou anos luz em qualidade. O Massud com sua experiência, sua eloquência e sua revolta legítima contra o Valmir chegou incendiando o cenário e deve dar muita dor de cabeça á turma do Palácio Cinzento. A Joelma com sua jovialidade, sua inteligência, seu faro para a política e sua competência metódica veio trazer a irreverência e a perspicácia que faltava à oposição.

Irmã Teca - de Marte para o poder legislativo


Depois de um nó político, com a suspensão do diploma de um suplente, ontem foi a vez da Irmã Teca tomar posse como vereadora. Teca obteve pouco mais de 500 votos, quantidade irrisória para transformar alguém em vereador aqui em Parauapebas. Mas não importa. A lei eleitoral funciona assim, e assim tem que ser.

Sua posse foi marcada por um discurso vazio, sem forma nem conteúdo onde usou e abusou do nome de Deus. Porém, num certo momento, deixou bem claro para a turma do Morro dos Ventos que estaria disponível para negociação. Preste atenção nos detalhes e verá que tenho razão. Falou que ainda não era oposição porquê estava chegando agora e ainda não conhecia a situação. Sabe de nada inocente! Como não conhecia? Onde estava a Irmã Teca quando a turma do Valmir foi presa? Onde estava a Irmã quando a Federal e o GAECO fizeram uma devassa na prefeitura e na casa do próprio prefeito? Onde estava a Teca que não conhece todos os esquemas de fraude e corrupção em todos os setores da prefeitura? Onde estava a Irmã Teca quando a Secretária da Mulher (que por coincidência era ela) foi escorraçada da secretaria sem direito nem de chorar? Estaria a neófita vereadora em Marte?

Essa foi só a primeira parte do recado da Irmã Teca. Logo em seguida, votou a favor do requerimento do Massud que convoca o prefeito e sua filha para dar explicações na câmara. Para um bom entendedor, meia palavra basta. Nesse caso, não foi meia palavra, e sim um recado explícito escrito em letras garrafais. OLHA, ESTOU AQUI PRONTA PARA QUALQUER SITUAÇÃO. SE VOCÊS ME DEREM O SAAEP, EU SOU BASE GOVERNISTA E COMPROMETO MINHA ALMA, APESAR DA CORRUPÇÃO ESCRACHADA. SE NÃO ME DEREM, SEREI OPOSIÇÃO.

Com esse comportamento nossos pobres vereadores se comportam como convidados para um banquete de lixo. Sabem que serão contaminados e envenenados, mas querem mesmo e comer até se estafar. Um exige o SAAEP, outro exige a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Produção Rural, outro exige a Secretaria de Assistência Social para distribuir caixões, e outro exige a Secretaria de Urbanismo. E o povo é que se dane! Ano que vem tem eleições e terão dinheiro para comprar a consciência dos eleitores novamente.

Massud obra milagre


Massud fez um gesto muito bonito e representativo. Pediu perdão à Deus por usar um versículo bíblico no seu discurso. Disse que não gosta de misturar a Bíblia com política. O versículo foi bem significativo e adequado para o momento e foi um soco no estômago nos fariseus que ficam no parlamento usando o nome de Deus em vão para encobrir suas vergonhas. Falam de Deus e negociam com o diabo.

O vereador Massud mal tomou posse e conseguiu o que a oposição não conseguiu em quase três anos. Conseguiu aprovar um requerimento convocando o prefeito e sua filha para, no prazo de 10 dias comparecerem à câmara para prestar contas do orçamento municipal. É claro que não será tão fácil assim. O velho vai usar seus poderes de manobra para protelar e não comparecer, e nem deixar sua filha Flavinha comparecer. Essa será uma briga bonita de se assistir de camarote.

Votaram contra o requerimento: Zacarias, João do Feijão, Maridé (que papelão!), Parceirinho (que papelão!) e Barrão (que papelão!). O Brás como é presidente, não vota, exceto em caso de empate, mas tentou manobrar voltando a votação por três vezes para ver se revertia o resultado. Não deu certo e o requerimento foi aprovado.

Parabéns ao vereador Massud por essa brilhante vitória. Parabéns aos vereadores que votaram pelo sim. O homem apresentou dados e foi tão convincente que nem os dois defensores do Valmir (Euzébio e Miquinha) tiveram coragem de votar contra. Constrangidos mas votaram a favor. 

Ontem na sessão teve um grande golpe vergonhoso para a história de nosso município. Tratarei sobre isso num capítulo especial.


9 comentários:

  1. Eu sei onde a irmã Teca estava. Ela estava mesmo em Marte. Fazendo o quê? Jogando peteca. Quaquaqua. Que palhaçada! Esse povo não presta!

    ResponderExcluir
  2. Só querem um pouquinho da mamada!!! Aff...

    ResponderExcluir
  3. dinheirinho e mais me dé, acham que estão enganando a Deus, realizando os desejos de satanás, vão pagar um preço muito alto tenho certeza.

    ResponderExcluir
  4. Vc disse tudo: Se vender como uma mercadoria barata. Tudo isso é muito triste. A irmã Teca que fala tanto em Deus... Mas teve a coragem de dizer que vai conhecer melhor a situação para se posicionar. Que absurdo! Ela não sabe comi está a situação política de parauapebas? É muita falta de compaixão e piedade do povo!!!

    ResponderExcluir
  5. Me decepcionei com essa irma teca e não entendi nada que ela falou. Pensei que teríamos três mulheres guerreiras para defender o povo de parauapebas.

    ResponderExcluir
  6. Já era de se esperar, ela tem um filho mais que malandro, deu golpe até na Vale.

    ResponderExcluir
  7. Esse pessoal da oposição não tem estrela pra bilhar e fica atirando mentiras por ai, mas não foi filho de fulano de Ciclano q deu golpe por ai e sim aqueles q perderam o mandato por formação de quadrilha entre outros. Bjo no ombro

    ResponderExcluir