Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CONDENADO O PAI DO ASSASSINO DO AGENTE GERALDO

Acabou nesse momento o julgamento do Sr, Luis Carlos da Conceição, pai do jovem que assassinou o agente de trânsito Geraldo do DMTT, em agosto de 2013. Ele foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado por ter contribuído com a morte brutal do agente.

Relembrando o caso


No dia 31 de agosto de 2013 os agentes do DMTT estavam trabalhando em frente à FAP na noite de abertura da festa. Faziam o ordenamento do trânsito quando um jovem conduzindo uma motocicleta sem capacete e com duas moças na garupa passou pelos agentes. O agente Geraldo fez a abordagem de praxe e constatou que o condutor estava sem a habilitação e a documentação da moto. Ao anunciar que a moto estava apreendida, o condutor recusou a descer do veículo e desacatou o agente. 

Após uma enérgica discussão, o infrator desceu da moto e ligou para o pai. Percebendo o perigo e sem apoio policial, os colegas de trabalho recomendaram que o agente Geraldo fosse junto com o guincho para o DMTT. Momento seguido, o pai do infrator compareceu  numa caminhonete preta e junto com o filho perseguiu o caminhão guincho que já estava conduzindo a moto apreendida. O caminhão com a moto foi fechado e os dois - pai e filho - arrancaram o Geraldo de dentro do caminhão e tentaram tirar a moto da carroceria. O agente ao tentar evitar foi agredido pelo jovem que correu na caminhonete do pai e pegou uma faca no porta-luvas. O agente Geraldo ainda correu e foi perseguido pelo jovem algoz, alcançando há uns 150 metros quando este tropeçou e caiu, momento em que desferiu-lhe duas facadas mortais.

O caso causou muita comoção e indignação principalmente entre os agentes de trânsito. O assassino encontra-se foragido até a presente data, mas seu pai foi acusado de ter contribuído com a conduta criminosa do filho e ficou preso por nove meses, tendo sido solto por um habeas corpus.

O julgamento


A defesa alegou que o pai do criminoso não contribuiu e nem participou da morte do Geraldo. Portanto, não poderia pagar por um crime que foi cometido pelo filho. 

A Promotoria Pública representada pelo promotor dr. Paulo sustentou a tese de que o pai contribuiu para o assassinato do agente Geraldo. "Caso ele não fosse ao local dar apoio material e moral ao filho, o fatídico não teria acontecido. Como pai, ele deveria ter retirado o filho da situação, e não perseguir e tentar tirar a força uma moto apreendida do poder de agente público", frisou o promotor.

Após um longo embate entre os advogados de defesa e a promotoria, o juri composto por sete membros da comunidade julgou o réu culpado. A pena estipulada pelo dr. Líbio foi de 14 anos em regime fechado. A defesa recorreu, mas o Luis Carlos já saiu do Fórum preso e levado à carceragem local.

Luis Carlos da Conceição tinha um frigorífico de frango em Parauapebas. Atualmente vendia frango na feira de Marabá. Agora pagará pelo seu crime enquanto seu filho continua foragido. 

Os agentes do DMTT receberam o veredicto com alívio e sentimento de missão cumprida. "Agora só falta o assassino ser localizado, julgado e condenado para que a justiça fique completa", comentou um agente.

Participei de todo o julgamento e, como Orientador Educacional de escola pública lembrei-me de vários casos de pais que vão à escola tentar encobrir falhas dos seus filhos e até se desentendem com os educadores que tentam corrigi-los. Como blogueiro e escritor não posso deixar de explorar esse tema. Amanhã abordarei essa questão aqui no blog e espero contribuir com pais que sofrem com a angústia de verem seus filhos se perderem e muitas vezes, na tentativa de ajudá-los, acabam contribuindo para situações desastrosas.

5 comentários:

  1. lembro do caso, justiça seja feita, lugar de bandido é na cadeia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quanta ignorância deste comentarista! Que sirva de reflexão pra quem? Porque o agente era ignorante merecia ser morto a facadas? Ou porque um agente é barbudo e cabeludo não merece respeito? E o "cidadão" que paga impostos (bela desculpa de gente hipócrita) por acaso tem o direito de infringir as leis de trânsito? Um comentário preconceituoso e ridículo deste não deveria nem ter sido postado em seu blog, Luiz Vieira. Vergonha.

      Excluir
  3. Bom dia, gostaria de enteder, o fato de várias blogs constar a opção "ANÔNIMO" para que alguém possa expressar uma opinião sobre alguma matéria. Pois, nossa CONSTITUIÇÃO de 1988 tem como princípio fundamental no seu Artigo 5, IV, a seguinte descrição: (é livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO O ANONIMATO". Assim, tornando possível alguém comentar algo em anonimato, veda outro princípio fundamental expresso no artigo 5, V "é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem. Não deveria existir opção "ANÔNIMO". A pessoa aproveita desse artifício para falar besteira e sair impune por tamanha ignorância de certos comentários difamatórios.

    Rafael Souza.

    ResponderExcluir
  4. INFELIZMENTE MUITA GENTE PENSA ASSIM VOU MATAR PORQUE É RUIM OU É IGNORANTE ,MAL EDUCADO ENTRE OUTROS, TAMBEM TEM MUITA GENTE QUE USA ROUPA SOCIAL,CABELO BEM ARRUMADO QUE MATA E ROUBA ESTA AI O PREFEITO E COMPARSAS. E OS NOSSOS IMPOSTOS BANCAM ELES E SUAS FARRAS COM DINHEIRO.

    ResponderExcluir