Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Diário de um Peregrino



Na minha juventude, lá pelos 18 anos li o livro Diário de um Mago de Paulo Coelho, onde o mesmo descreve sua peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela na Espanha. Fiquei fascinado e decidi que um dia faria esse caminho. Os anos se passaram e nunca pintou a oportunidade. Depois tem aquele tabu de ser em outro país, ser caro, etc. 
Agora não tem mais desculpa. Viajar para a Europa atualmente está mais barato que viajar para o Nordeste. Decidi que já chegou a hora de embarcar nessa aventura mística e percorrer a pés os quase 800 km do caminho que vai de Saint Jean Pied-de-Port na França até Santiago de Compostela na Espanha.
O Caminho é cheio me mistérios e lendas. Em 1993 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Há um forte apego a religiosidade, pois os primeiros que percorreram no século IX buscavam a localização do túmulo do apóstolo Tiago. O termo Compostela significa Campo das Estrelas, pois consta que os peregrinos se guiavam pelas estrelas para chegar ao local exato. Atualmente mais de 30 mil pessoas por ano, de toda parte do mundo percorrem  o caminho por diferentes motivos. Alguns vão por motivos religiosos, outros por aventura, outros ainda buscam respostas sobre diversos aspectos da vida. 
Dizem que quem faz o Caminho de Santiago jamais será a mesma pessoa. A própria condição da caminhada já te impõe um espírito de desapego total e humildade. Passar o dia caminhando sob sol ou chuva, dormir em albergues ou ao relento, comer o que o caminho te oferece, conviver com estranhos de toda parte do mundo, compartilhar o pouco que carrega com outros, etc, já faz você repensar um monte de valores. O sentimento unânime de quem já fez o caminho é que todo o sacrifício vale a pena e que não existe experiência mais rica do que essa. 
Quando resolvi fazer o Caminho ainda na juventude, buscava apenas aventura. Hoje busco um enriquecimento espiritual, intelectual e humano. Será um grande encontro com meu EU, uma contemplação sagrada, uma aproximação com a Mãe Natureza. Busco alguma transformação? Não sei. Hoje sou um pai de família bem resolvido, realizado e sem nenhuma crise existencial. Só o próprio Caminho dirá qual transformação acontecerá. Partirei amanhã, dia 1º de maio -dia do trabalhador- com uma pequena mochila, um cajado, pouco dinheiro e muita coragem.
Quero compartilhar passo a passo dessa caminhada com meus amigos e leitores. A medida do possível publicarei um diário intitulado Diário de um Peregrino onde descreverei fielmente tudo o que acontecer. Acompanhem comigo essa viagem que será enriquecedora para mim e para os que fizerem virtualmente.
Um grande abraço!
Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário