Pesquisar este blog

sábado, 20 de abril de 2013

A MOSCA AZUL

Frei Beto, militante político ligado a Teologia da Libertação da Igreja Católica teve uma experiência com o poder no início do primeiro mandato do Presidente Lula, e segundo afirmou foi a experiência mais frustante de sua vida. Amigo íntimo do presidente, disse ter ficado decepcionado por não conseguir por em prática tudo o que sonhou e pregou durante toda a sua vida. Essa experiência lhe inspirou um livro com o título A Mosca Azul onde relata suas decepções com o poder e faz críticas ao seu amigo Lula e ao PT. Segundo ele, uma vez picado pela mosca do poder -a mosca azul- você está contaminado para sempre e a cura é muito difícil. Os benefícios e as oportunidades que o poder traz deixam o homem em estado de letargia total. Este passa a ter uma visão distorcida da realidade e sua noção de justiça, ética ficam bem flexíveis e subjetivas. Compromissos, ideologias e sonhos passam a ser coisas obsoletas, coisa de quem não tem objetividade e pulso para governar. Com muita perspicácia e maturidade Frei Beto aborda uma verdade desconcertante e constrangedora para muitos que sonharam em fazer revolução e de repente se depararam com o poder. A mosca azul aparece de repente e causa um estrago que só é percebido geralmente após ser tarde demais. Alguns privilegiados tem a sorte de perceber a picada a tempo e com muito esforço e uma boa quarentena se livram dos terríveis efeitos.
 Passei 08 anos fugindo da tal mosca azul. Alguns dizem que fui picado. Outros dizem que consegui me esquivar da danada. Para falar a verdade, ainda não sei. Ultimamente venho fazendo uma reflexão para descobrir se fui ou não picado pela bichinha. Quem sabe eu descubra no Caminho de Santiago de Compostella? 800 quilômetros de caminhada será capaz de dissipar qualquer dúvida. A única certeza que tenho é que o poder é sedutor como uma bela virgem sem escrúpulos. Lhe apresenta atalhos, dúvidas e crises existenciais. Você fica sem saber se segue seus ideais ou cede a pressão dos interesses individuais da população que busca políticos honestos e, contraditoriamente gosta dos corruptos que afagam seus desejos, seus interesses pessoais. O que fazer diante de um cidadão "honesto" que procura um secretário para dar um jeitinho para aprovar seu projeto de construção numa área de preservação ambiental? Difícil não? Frei Beto é o máximo. Sou fã de carteirinha desde o tempo em que eu estava no seminário sonhando em ser padre. Recomendo: leiam o livro A Mosca Azul. Será que você também já não foi picado mesmo não passando pelo poder?

3 comentários:

  1. Adorei o texto e acredito que todos deveríamos refletir sobre o tema, vez que traz em suas entrelinhas a ética e o caráter, que ao meu ver, são completamente diferentes: ética é o que você faz/exerce diante do olhos alheios, e caráter é o que você pratica e leva consigo independentemente de quem estiver ao seu lado.
    É como diz o ditado: dê ao homem dinheiro e poder e saberás quem ele é.
    Em minha humilde e até bucólica análise, a danada da mosca azul nada mais é do que um reflexo da verdadeira personalidade do homem. O que lhe faltava era a condição ($$$) para executar seus mais íntimos desejos, sejam eles bons ou não tão nobres assim.
    Bem... por agora é isso. Depois eu volto para concluir meu pensamento!
    Abraços e boa leitura a todos!

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e gostei muito quando ele faz uma análise geral da situação política do Brasil, passando pela repressão, o fortalecimento dos movimentos sociais, a participação efetiva das Ceb's (inclusive com a participação dele), a criação do PT (o calo dos intelectuais, inclusive FHC) até a chegada de Lula ao governo. Frei Beto é realmente um grnade analista político; mas perceba que quando ele se refere à sua participação, não é apenas decepção que ele expressa, percebo um profundo ressentimento, talvez até um desejo de vingança. Frei Beto ainda acreditava que a situação do Brasil poderia ser resolvida com uma "canetada", como Lula costumava dizer. É muito bom quando alguém se propõe a fazer uma análise crítica da situação política do Brasil, mas ele ficou devendo nas sugestões. De qualquer maneira, recomendo a leitura de "A Mosca Azul"; todos nós precisamos saber se somos e/ou se fomos picados por "ela" - sempre haverá um antídoto.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo das 10:44, parabéns pela análise. Simplesmente brilhante! Escreva mais para esse Blog. Com certeza vai enriquecer muito a cultura dos nossos leitores.
    Um grande abraço.Volte sempre!

    ResponderExcluir