Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2013

DIÁRIO DE UM PEREGRINO

PRIMEIROS DESAFIOS

Antes de iniciar minha primeira viagem internacional pesquisei e perguntei bastante. Descobri que as autoridades espanholas tem muitas restriçoes em relaçao a entrada de brasileiros. Por isso tomei todas as precauçoes. Passaport em dia, seguro, atestados de saùde, vacinaçao em dia, etc.
Até aqui minha dificuldade foi no Brasil. Primeiro a TAM mudou meu vôo do dia 02 para o dia 01 de maio; estrada de Parauapebas para Marabá ameaçando ser interditada novamente. Chegando no aeroporto de Marabá o primeiro entrave: na hora do check inn a moça me pediu um endereço de Madrid. Agora lascou. Nao tinha nem um endereço. Expliquei que nao tinha reserva em nenhum hotel pois iria fazer o caminho de Santiago. Não (até que enfim descobri onde fica o til desse teclado espanhol) teve acordo. Falou que sem um endereço não emitiria minha passagem. Por sorte sou pai da Lúa e ela tem solução para tudo. Sacou seu i-phone e procurou na net um hotel em Madrid. (Sorte também Marabá ter internet rápida). Pronto! Na hora ela deu o endereço do hotel Mercure de Madrid e tudo resolvido. O que é a burocracia? Nos faz até a inventar um endereço  por uma passagem. Para não pesar na consciência fiz a reserva no referido hotel e paguei 90 euros, equivalente a $243,00. Salvo pela Lúa. Felizmente ela estava comigo no embarque, pois eu nunca teria essa idéia.
Cheguei à Madrid dia 02 de maio as 12 horas (07 horas no Brasil). Ao contrário do que li e do que me falaram, não tive nenhuma dificuldade. O agente de imigração apenas perguntou o motivo da viagem e o tempo de permanência. Realmente o Caminho de Santiago abre portas aqui na Espanha.  Somente amanhã, 03 de maio embarco para Pamplona. De lá tomarei um transporte terrestre para St Jean Pied-de-Port na França onde devo chegar a noite. Dia 04 se tudo der certo iniciarei minha caminhada a pés rumo a Santiago de Compostela.
Por enquanto muita ansiedade. Depois que me hospedei no Mercure em Madrid saí para andar a pés, explorar um pouco a capital espanhola. Entrei num restaurante para jantar e fiquei observando o povo. Engana-se quem acha que pode falar o portunhol e se comunicar facilmente. Aprendi um pouco e está dando para o gasto. Até consegui trocar um prato que veio com um fio de cabelo. (rsrs).
Madrid é muito bonita, limpa e clássica. Observei muitos idosos aproveitando o início da primavera. Pareceu-me que são bem tratados aqui.
Nesse momento aí no Brasil são 18:54. Meu filho Leonardo (minha réplica, meu clone) está tentando se comunicar comigo por um numero internacional que passei para ele. Uma ligação é quase impossível. Aqui são 23:54. Além de muito ansioso estou com saudade. Ainda recuperando do fuso horário vou andar um pouco por aí, explorar um pouco mais a cidade.
Fiquem com Deus e caminhem comigo através desse Blog.

2 comentários:

  1. PT UM PARTIDO SEM RUMO E PARTIDO!
    Após seis meses da maior derrota eleitoral o PT de PARAUAPEBAS-PA, isso sem qualquer vestígio de uma repactuação, um partido verdadeiramente partido. O partido, que chegou ao poder no município na onda vermelha do o ex-presidente Lula (PT) ao iniciar seu primeiro mandato, não consegue definir as bases para a retomada da unidade. A situação é tão grave que nem mesmo com a campanha presidencial e o PED nas fervendo, e, o governo de Valmir Mariano afundando, os servidores em greve, sem tetos inflamados, comercio parado! Uma conjuntura propicia há organizar as bases, nem assim o Partido dos Trabalhadores atenta para uma RECONCILIAÇÃO E UNIDADE PARTIDÁRIA.
    Ainda que conversas pontuais entre pessoas, militantes e tendências estejam ocorrendo, continuam em fase de fustigação que corroeu a candidatura do secretario de obras à prefeitura, e nas prévias vividas em maio passado a situação chegou a ser classificada por alguns como agressiva, o que dizer da troca de acusações entre dirigentes e vereadores nas reuniões que deveria ser marcada pela comemoração dos 33 anos do partido e dos 10 de poder na esfera federal, no início de março.
    Desde o episódio, as reuniões não dão mais coro e as negociações, mobilizações, formações, do partido estão paradas. Só o grupo que esteve com Darci vem conversando entre si. O deputado estadual Milton é uma das mais empenhadas em promover uma repactuação interna do PT, mas alinhando-se ao PSD.
    Mesmo diante do evidente desinteligência, o presidente municipal o empresário Nilson Dias, tem dito que não irá insistir em encontros ou plenárias, refuta qualquer possibilidade de RECONCILIAÇÃO E UNIDADE PARTIDÁRIA em vários discursos enfatiza que o PT é quem tem mandato. Contudo, sem a preocupação de fazer uma análise detalhada da derrota sofrida – ainda não ocorreu internamente. As forças/correntes estão tomando decisões isoladas. Uma demonstração clara da divisão interna que permanece é a posição dos quatros vereadores, buscando uma boquinha no atual governo.
    O ex-prefeito Darci segue no raso desde que deixou a cadeira. Com uma administração criticada, não tem defesa por parte do PT. Os petistas parauapebenses andam em círculos e partidos, um dos dirigentes que tinha a mim conversado que buscaria caminhos para juntar o PT estar em viagem ao caminho de Santiago de Compostela recarregando suas forças depois de ter passado 4 anos á frente a secretaria de administração.
    Parauapebas – PA, 04 de maio de 2013
    Por Damilson Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Damilson, sua crítica tem fundamento e acho-a construtiva. Porém a situação não está tão drástica assim e acho que tem solução. É até compreensível que após 08 anos no poder o PT sofra ese revés, afinal o poder nem sempre é uma experiencia positiva.
      Quanto ao Darci, é natural que ele dê um tempo fora até para digerir melhor essa experiencia. Também tenho algunas críticas à sua administração, mas acho que de certa forma o partido teve sua parcela de culpa. É bom lembrar que o Darci -mesmo que muitos digam o contrario - ainda tem muito capital político.
      Em relação aos vereadores o único que está totalmente desvirtuado e vive ridículamente se humilhando para a turma do Valmir (digo a turma porque ele nem tem acesso a Valmir. Dizem que o prefeito não confía nele) é o Euzébio. E faz tudo isso somente em troca de um emprego para o seu chefe Wanterlor na SEMOB. No início a maioria dos dirigentes falaram em bom tom que expulsariam-no. Depois mudaram o discurso, você imagina o porque. Isso deixa outros vereadores com a barba de molho.
      De minha parte vou insistir na transformação do PT. Sei que ese partido é grande e capaz de retomar o seu rumo. Tenho esperança e lutarei para isso. Enquanto eu enxergar uma fagulha de luz da ética estarei insistindo. Realmente o Caminho de Santiago está recarregando minhas baterías.
      Obrigado pela sua visita e pela sua crítica.

      Excluir