Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CEM DIAS DO GOVERNO VALMIR (PARTE FINAL)


A SAGA CONTINUA



         Mais uma vez tentarei discorrer sobre esses temas fazendo um esforço didático para ser imparcial, apesar de muitos esperarem um texto cheio de ataques, paixão política e opiniões pessoais. Buscarei expressar as opiniões que colho nas ruas no contato com o povo no dia-a-dia e as observações que sinto no cotidiano da cidade.
  •  –SAÚDE - A saúde sempre foi o calcanhar de Aquiles dos prefeitos de Parauapebas. E pelo jeito continua sendo para o atual. A gestão anterior numa tentativa de agilizar os contratos e compras contratou uma oscip, (atitude polêmica na época) e em seguida passou a administração do Hospital Municipal para a FADESP. A atual administração de forma precipitada e amadora rompeu o contrato com a Fundação e gerou um caos no hospital. Além da falta de médicos, está faltando remédios e material básico até para curativos. Segundo os funcionários está faltando até papel higiênico. Pacientes que conseguem se consultar voltam para casa sem remédio e em caso de atendimento com ortopedista, se precisar de gesso, o osso vai ter que emendar sozinho. Até o momento o governo ainda não apresentou um plano de recuperação e a situação tende a agravar. Insatisfação de funcionários e pacientes forma uma bomba relógio pronta para explodir. É bom ressaltar que a saúde já estava com problemas na gestão anterior e esses se agravaram ainda mais.
  •  –LIMPEZA URBANA - O Prefeito Valmir tentou imitar o Darci no seu primeiro ato de governo. Botou uma fila de máquinas nas ruas e simulou um mutirão de limpeza. O detalhe é que após recolher
    Entulho na cidade após o mutirão de limpeza
    toneladas de entulho, a cidade continuou suja e com a coleta de lixo doméstico desordenada. Um exemplo da desorganização é a coleta no bairro Cidade Nova. Uma equipe da Clean passou distribuindo um folheto informando que a coleta seria de segunda a sábado. Resultado: o povo coloca seu lixo para fora todos os dias e a coleta mal é feita três vezes por semana. E assim, fica lixo espalhado pela rua em dias alternados. Improvisação e muito marketing é o que estamos vendo.
  •  –HABITAÇÃO -  uma das ações mais desastrosas do Valmir foi cancelar a doação de lotes feita no final do governo anterior. Mexeu com sonho de milhares de famílias pobres e fez de maneira arrogante para satisfazer o capricho pessoal de meia dúzia. Em um município com um déficit habitacional como o nosso e que a casa própria ou um terreno representa um sonho para muitos, cancelar títulos de um bairro inteiro por supostas irregularidades, é no mínimo infantil. Qualquer mente com um mínimo de inteligência abriria um processo administrativo para apurar as irregularidades que certamente houve na distribuição dos lotes. Mas tratar todo mundo como desonesto, por todo mundo no mesmo saco, realmente trata-se de uma crise entre dois neurônios bem fraquinhos. Seu Valmir perdeu a grande chance de entrar para a história como o homem que fortaleceu a política habitacional em Parauapebas. Por mais que faça nessa área vai sempre ser lembrado como o prefeito que tomou os lotes dos pobres. Conhecendo seu Valmir, não acredito que essa decisão tenha sido sua. Aposto no mau assessoramento.
  •  –CULTURA -  falar aqui do carnalama e da festa das mulheres seria chover no molhado. Esses assuntos foram amplamente difundidos nas redes sociais. Foram exemplos de arrogância e de amadorismo. O show da Roberta Miranda, por exemplo, não deu certo simplesmente porque a organização não quis contratar a empresa Castru’s  para montar a estrutura do show por ser uma empresa de Parauapebas que não fez campanha para seu Valmir. Resultado: trouxeram uma empresinha de fora que deu no que deu. Quando se coloca os interesses políticos acima dos técnicos o resultado não poderia ser outro. Agora é cruzar os dedos e esperar que a equipe tenha aprendido alguma coisa com os erros e façam bonito na festa de aniversário da cidade. Se precisar é só chamar o Cláudio Feitosa em Marabá que ele vem dar uma forcinha. 
  •  –OBRAS -
    Novas placas para velhas obras
     Podemos afirmar que a obra mais importante nesses cem dias do Valmir foi a reforma das placas nas obras do Darci. Obras como construção de escolas, creches, novo hospital municipal, mercado municipal, saneamento do complexo Altamira, nova ETA (Estação de Tratamento de Água)  que ficaram quase prontas, tiveram suas placas reformadas, tudo novinho, bonito de se ver. Quanta criatividade! Mas nem tudo está parado. Reconhecemos que o governo tem feito algumas operações tapa-buracos e trocado algumas lâmpadas nos postes. Agora se sua rua tem buraco ou está no escuro, calma! Não dá para fazer tudo de uma só vez.
  •  –ÁGUA - No dia 14 de abril –domingo- fiz uma postagem que sintetiza a nossa realidade do abastecimento de água. Para não ficar repetitivo peço ao leitor que volte na página e veja minha opinião.
       CONCLUSÃO

            Nesses seis capítulos apresentamos de forma sucinta um relato dos 100 dias do Governo Valmir. Confesso que não fiquei muito a vontade para discorrer sobre esse tema, pois fiz parte do governo anterior como Secretário de Administração e apoiei o candidato do PT que perdeu a eleição para seu Valmir. Portanto, o risco de ser parcial é muito grande, e nisso tomei muito cuidado. Mesmo com todo o cuidado que tive, algumas pessoas ou desafetos vão interpretar meus textos como pura oposição de quem perdeu uma eleição. Honestamente não é. Aliás, homens maduros que vivenciam a democracia nunca tem sentimento de perda quando não vence uma eleição, pois esse é o jogo da democracia. Perdendo ou ganhando temos que nos alegrar sempre pela vontade soberana do povo. 
                Portanto, finalizo reforçando: não se trata de lamentações, e sim de observações de quem vivencia a política de Parauapebas há mais de 25 anos (desde 1987). Observações de quem já esteve dos dois lados do poder ativamente, seja como militante político de oposição ou como gestor público.
               Como cidadão de Parauapebas, espero fazer um relato dos 06 meses do Governo Valmir de forma bem mais positiva, pois falar de coisa negativa cansa e desgasta. Espero sinceramente que o governo encontre seu rumo e terei o maior prazer em aplaudir e elogiar. Como esse espaço é democrático, obviamente não espero que todos concordem comigo. Então fica o convite para quem quiser produzir um texto expondo o contrário e mostrando o lado positivo do Governo Valmir. Publicarei com todo prazer!
                Grande abraço!




5 comentários:

  1. Como já comentei aqui, valeu pela iniciativa e até parabenizo-lhe por isso; mas, convenhamos, não foi um grã finale. No entanto, quero concordar com você: quem já vivenciou os dois lados da mesma moeda, há momentos que é preciso "pisar em ovos" para não "chutar pedras". A preocupação é: não é imparcialidade demais ou cem dias é realmente pouco tempo para que a análise fosse mais contundente? Ou: Não estaria você fazendo uma discreta apologia ao "novo" prefeito? Pense nisso para os próximos capítulos. Como te conheço, prefiro acreditar no "pisar em ovos".
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh! Já acabou? Estava curtindo de montão essa sequência. Todos os dias ficava anciosa pela continuação. Muito bom. Espero que faça outra série como essa.

    ResponderExcluir
  3. Muito sensato companheiro. Voce mostrou fatos de forma imparcial. Ninguem de boa fe contestara o que voce falou. Continue assim. Espero que voce nao caia na ratoeira do velho como alguns do seu partido ja cairam.

    ResponderExcluir
  4. Esse não é o Luis Vieira que conheço. Está muito ligth. Muito bonzinho com o velhote.

    ResponderExcluir
  5. Acho que voce ta é com dor de cutuvelo.

    ResponderExcluir