Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

E SE FOSSE O SEU FILHO?


BANDIDO NÃO TEM IDADE


            O menor de nome e rosto desconhecidos (para proteger sua identidade) está completando 18 anos hoje, dois dias após ser recolhido a Casa Abrigo onde passará no máximo 03 (três) anos por ter assassinado covardemente o jovem universitário Víctor Hugo.  O crime aconteceu na frente do prédio onde o Victor morava em São Paulo, e tudo para roubar um celular. Ele entregou o objeto sem nenhuma reação e mesmo assim foi alvejado com um tiro na cabeça.
            Victor Hugo  era um jovem que tinha toda uma vida pela frente e foi interrompida de forma banal. Fica a dor e a angústia da família que também morre um pouco por saber que nunca mais verá seu ente querido. E o assassino? Hoje completa 18 anos e provavelmente terá um bolo de aniversário. Ficará sob a guarda do Estado recebendo medidas socioeducativas, recebendo 05 refeições por dia, acompanhamento médico quando precisar e participando de atividades culturais e esportivas, tudo às nossas custas. Porém, terá também a chance de encontrar com outros marginais e se aperfeiçoar na bandidagem e sair mais preparado para praticar outros crimes, e quem sabe, mais experiente não cometerá o vacilo de deixar ser pego por câmeras. Provavelmente fingirá ter um bom comportamento e com um ano e meio já estar solto e com ficha limpa.
            Sou a favor do Estatuto da Criança e do Adolescente e até participei dos debates na época de sua elaboração. Acho que o Estado deve muito à nossa juventude no sentido de proporcionar educação, cultura, esporte, lazer, etc. Porém, já existem muitos programas sociais em prática a partir do governo Lula e não temos mais o direito de culpar o governo e a sociedade como sempre fazíamos. A sociedade mudou, o governo mudou. Só nossas leis que estão tacanhas e ultrapassadas. Não sou a favor de jogar o menor em presídios misturados a adultos, aliás, do jeito que está nosso sistema carcerário, não serve nem para adultos. Mas não podemos tampar o sol com a peneira. Menor que rouba, que mata, que estupra, não pode ficar simplesmente 03 anos recebendo medida socioeducativa. A sociedade exige mudança na lei já. Da forma como está, o Estado está incentivando o surgimento de grupos de extermínio para fazer justiça com as próprias mãos. Uma família que perde um filho e tem a certeza da impunidade pode muito bem perder a razão e partir para a barbárie.
            Para finalizar, precisamos urgente exigir reforma no sistema penitenciário. Presos aglomerados em celas sem nenhum tipo de trabalho e sendo sustentado por nós é uma barbaridade. O preso tem que trabalhar duro para pagar o seu sustento e da família que prejudicou. O ócio que existe nas cadeias só reforça o instinto do bandido e sai caro para todos nós.
            Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário