Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CEM DIAS DO GOVERNO VALMIR (PARTE III)



COMPOSIÇÃO POLÍTICA

            Continuando a nossa avaliação sobre o início do governo Valmir, hoje abordarei a sua composição política. Mas antes quero deixar bem claro que não farei nenhuma crítica absurda, apaixonada e de cunho pessoal. Não sou do tipo que fica na torcida do quanto pior melhor, apenas por não fazer parte do seu grupo político. Como cidadão, torço para que ele encontre o rumo certo e se preciso for até contribuirei com isso. Afinal, moramos aqui, trabalhamos e criamos nossa família aqui e amamos nosso município. Se a administração vai mal, todos nós padecemos.
            Na minha concepção, o seu Valmir iniciou uma composição política que já nasceu para o fracasso. Primeiro cometeu um grave erro de compor com todo mundo na campanha e fazer promessas absurdas a todos. E olha que nem precisava disso para ganhar a eleição! Qualquer picareta que aparecia se dizendo líder de alguma coisa já era contemplado com promessas de fatias generosas dentro do futuro governo. Teve gente que veio de fora com toda a família e até hoje está esperando por essa fatia. Depois de vencida a eleição, naturalmente essas pessoas foram cobrar a conta. Naturalmente também Valmir não tinha espaço para todo mundo mesmo na grande máquina que é Parauapebas. Ficou acuado, sem liberdade de escolha e sob pressão dos partidos aliados escolheu mal. O resultado é essa catástrofe que você está presenciando. Um governo frágil, dividido, inepto, sem aptidão para administrar a coisa pública e sem traquejo para lhe dar com o povo. Não há governo que se sustente com uma equipe dividida e incompetente. Não coloco todos no mesmo saco, pois reconheço alguns nomes que estão apresentando boa desenvoltura, mas, infelizmente não estão tendo espaço e não conseguem mostrar o seu trabalho.
            Seu Valmir cometeu grave erro quando nomeou secretários que ele não confiava. Nomeou mas não deixa trabalhar. Cito o exemplo do Zé Rinaldo. Para quem lhe conhece, sabe que é um jovem empreendedor dinâmico e acho que poderia contribuir muito no comando da SEFAZ (Secretaria da Fazenda). O prefeito por vaidade pessoal e com medo do Zé Rinaldo ofuscar sua liderança, isolou-o num espaço sem nenhuma importância e poder. No jargão político, está fritado desde o primeiro dia. Para humilhar ainda mais tirou todos os poderes da SEFAZ e passou para a SEPLAN.  Como se não bastasse, trocou também o espaço físico e lhe deu um cubículo para trabalhar. E fez tudo as margens da lei em um flagrante desrespeito e ato de improbidade administrativa. Somente depois, em março é que ele mandou para a Câmara o projeto de Lei que altera as funções da SEPLAN e da SEFAZ, e o mesmo ainda não foi aprovado. Ou seja: todos os atos administrativos do “todo poderoso” Célio Costa, secretário de Planejamento são ilegais e nulos.
            Não fico muito a vontade para avaliar os secretários do Valmir, pois já fiz parte dessa estrutura no outro governo e tenho inclusive muitas críticas à composição anterior. Mas acho que naturalmente o cidadão começa a fazer comparações e as diferenças são gritantes. Temos um quadro ruim, repito, salvo algumas exceções, que além da falta da competência técnica falta a competência política. Veja um exemplo: alguém sabe quem é o Secretário Interino de Educação? O que ele fazia antes? Qual sua experiência em sala de aula? Qual sua experiência técnica?
            Uma coisa está clara e é assustador: o secretariado do Valmir não fala a mesma língua, cada um vive puxando o tapete do outro e em cem dias já está cheio de inimigos dentro do palácio e no meio dos aliados. E nem vou me ater aqui a secretários que já ajudaram a acabar com a vida política de Maurino , (ex-prefeito de Marabá) e que respondem a processo naquele município por desvio de leite. Nem vou entrar no mérito de forasteiro que vem mandar em nossa cidade - isso fica para outro momento. O fato é que um reino dividido é um reino destruído. Naturalmente a casa está ruindo.

                Observação: na parte IV abordarei a composição política na Câmara e finalmente, na parte V falarei das ações dos CEM dias.

6 comentários:

  1. Até que enfim alguém esta fazendo uma analise técnica e imparcial. Parabéns Luiz Vieira. Só acho que você esta pegando leve demais. Estou me deleitando com seus textos

    ResponderExcluir
  2. Luiz Vieira, sugiro que faca uma matéria sobre as diárias do Célio Costa. Quem pagou os dois meses que ele ficou hospedado lá? Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Caraca. Falow tudo. Realmente o governo tá um balaio de gato. Eu que estou aqui dentro ainda não tinha percebido isso. E o Massud? Ele e o Zé Rinaldo estão articulando para derrubar o velho.

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo do "Parauapebas terra de muro baixo", vi seu comentário e decidi o seguinte: em respeito a você que teve o trabalho de entrar no meu blog e apreciar o meu texto não mandei para a lixeira; mas, em respeito aos meus leitores que não merecem ler um texto tão ruim e leviano não publicarei. Apenas mandei para a caixa de rascunho. Sugiro que escreva algo mais inteligente e com fundamento, pois as amarguras fazem mal para a pressão arterial. Já que você falou que o Valmir encontrou o município sucateado, que tal escrever um texto fundamentando isso com fatos concretos. Terei todo o prazer de publicar, pois como já disse, esse é um espaço que aceita o contraditório.
    De qualquer forma obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Por que voce não fala também das roubalheiras do Darci? Mostre que voce é imparcial.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal vamos esquecer o governo Darci,não existe governo "honesto" e nós sabemos disso, oque eu vejo é que em tão pouco tempo o prefeito Valmir Mariano já se atrapalhou bastante e olha que eu votei nele assim como votei no Darci também,acho que o erro do Darci foi colocar no poder algumas pessoas que não eram confiáveis mas afinal de contas ele não poderiam administrar tudo sozinho,vamos orar para que as coisas mudem. Quero parabenizar vc Luiz Vieira pelo blog e continue nos mantendo informados.

    ResponderExcluir