Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SESSÃO DO DIA 16 DE SETEMBRO - O CIRCO DOS HORRORES

"Eh, ôô, vida de gado, povo marcado ê, povo feliz"


Olhe bem para essa foto. Analise o semblante das pessoas presentes nesse quadro! Pessoas humildes, sofridas e com ar entediado. Estão aqui obrigadas. São cabos eleitorais de candidatos que ganham uma diária de R$30,00 e se submetem a todo tipo de situações constrangedoras. Balançam bandeira sob sol quente, distribuem santinhos nas ruas, e, agora ganharam mais uma função: ocupar a câmara e vaiar ou aplaudir vereadores de acordo com o comando do contratante. Note o semblante triste. Estão ali obrigadas e a contra gosto e agem como fantoches. São homens, mulheres com vida dura e sofrida, que tem seus direitos básicos negados. Padecem nas filas dos hospitais públicos, não tem direito a uma boa educação, moradia e trabalho. Esse povo deveria estar ali espontaneamente, exigindo dos vereadores que cumprissem seu papel, que se comportassem como fiscais do povo, que tivessem decência, que defendessem o povo. Mas só que não. Estão ali obrigados e servindo de massa de manobra para atender interesses não revelados de alguns vereadores. E assim segue a humanidade.

Contradição: na semana passada rugiram como leões contra a suplementação. Agora apoiaram como cordeirinhos


Mais uma vez tiro o chapéu para o Prefeito Valmir. Ele está passando com seu rolo compressor sobre a Câmara e mostrando que se sua base quiser tem que beijar suas mãos. Não importa lei, regimento, nem "bula papal". Se o prefeito quer uma suplementaçãozinha de RS 622 milhões para gastar a Câmara é que se vire para aprovar.

Na sessão do dia 09 de setembro vereadores como Miquinha e Luzinete falaram grosso contra a suplementação. Uma semana depois o cenário mudou completamente. Com exceção de Eliene, Charles, Arenes, Bruno e Pavão todos votaram a favor e assinaram um cheque em branco para o prefeito continuar sua gastança. Inclusive os dois vereadores do PT Miquinha e Euzébio votaram a favor contrariando uma resolução do partido. Êita  que não reconheço mais o meu PT!

O vereador Charles protocolou um pedido de vista ao projeto de suplementação. Se seguissem o Regimento Interno o projeto sairia de pauta e só retornaria após a análise do vereador. Por determinação dos vereadores governistas o Josineto não aceitou o pedido. Vereador Charles seguindo o Regimento entrou com um recurso para garantir o seu direito de pedido de vista. Mais uma vez o líder do governo orientou o Presidente a uma manobra. Esse botou o recurso em votação. Essa é uma manobra manjada e infantil. Todos sabem que hoje na Câmara tem 10 vereadores que votam como manda o líder do governo e não adianta argumentar nem mostrar regimento. Mais uma vez a oposição recorrerá ao Judiciário e anulará a votação. Vergonhosamente o Poder Judiciário vai ter que intervir no Poder Legislativo por ilegalidade. 

A suplementação foi aprovada em primeira instância e nessa quarta será aprovada em segunda instância numa sessão extraordinária às 10 horas. Tudo com muita urgência e sem a inconveniente presença do povo.

CPI da saúde é decidida no Poder Judiciário


Pelo andar da carruagem não teremos mais Poder Legislativo em Parauapebas. A coisa está tão escandalosa que uma simples instalação de uma CPI teve que ser decidida pela Juíza Dra. Adelina que deu liminar favorável e manteve a comissão que o Josineto nomeou e depois anulou a mando do prefeito e do líder do governo. Nunca na história desse município vimos tamanho disparate. Isso demonstra um Poder Legislativo frágil, desmoralizado e sem comando.

Parabéns aos cinco vereadores que não se rebaixaram e correram atrás. Mesmo sendo uma minoria conseguiram impor sobre a Câmara uma acachapante derrota no judiciário. Talvez os governistas ainda recorram da decisão, pois o Valmir não quer essa CPI de jeito nenhum. 

Na sessão dessa terça outra CPI foi instalada. Agora é na educação para apurar a compra suspeita de livros. Os vereadores do Valmir já ameaçam entrar com pedido de outras CPI's para apurar fatos do governo passado. Quem sabe não apareça uma CPI para apurar a construção e a reforma da Câmara?

Oposição desnorteada


Nessa terça todos esperavam um forte embate entre os cinco vereadores oposicionistas contra os 10 governistas. Não foi isso que assistimos. Os cabos eleitorais do Gesmar e da Luzinete, além dos funcionários contratados de diversas secretarias da prefeitura realmente conseguiram intimidar a oposição. De forma desconectada e desorganizada, os cinco da oposição perderam a grande chance de brilharem e desmascararem a base do Valmir. Fizeram discursos confusos e estavam visivelmente nervosos. O Pavão chegou a cometer o erro de se retirar da sessão. Infelizmente tenho que reconhecer que nessa sessão a ala governista venceu por 3 X 1. No momento das explicações finais, só ficou a Eliene da oposição. Os demais vazaram.

É o que sempre digo: se não se organizarem, se não ouvirem seus assessores, se não se imbuírem de verdadeiros sentimentos, serão engolidos. Como disse o Arenes na sessão passada: "se apenas um vereador fizer bem o seu papel colocará o governo de joelhos". Concordo plenamente.

Justiça seja feita. Não foi só a base governista que levou cabos eleitorais para a sessão não. Está na cara e até os bobos sabem que isso não dá certo. Usar povo manipulado como massa de manobra é o mesmo que usar uma metralhadora moderna sem ter habilidade para tal. Uma hora essa arma volta contra si. O mais correto seria os cinco vereadores saírem do circo da Câmara e irem para os bairros dialogar com o povo. Se o povo se convencer que a causa é nobre, aí sim, vocês terão apoio de verdade e aquela casa cai. Caso contrário ficará naquele circo de horrores com gente manipulada vaiando ou aplaudindo sem nem ouvir o que vocês vereadores estão falando.

"Toda força bruta representa nada mais do que um sintoma de fraqueza" (Zé Geraldo)


Já virou moda. Sempre que o povo vai para a Câmara a Mesa Diretora chama a tropa de choque da Polícia Militar. O que vimos na Câmara nessa terça era digno de uma operação para combater traficantes na Rocinha. Isso representa um acinte, uma afronta à democracia. Somente os ditadores mais atrasados recorrem a repressão para conter manifestação popular.

Se os vereadores estão realmente preocupados com a segurança deveriam mandar tirar aquelas enormes pedras cortantes que colocaram para enfeitar o jardim de R$300 mil. Aquilo sim, é um atentado à segurança do cidadão e dos próprios vereadores.

7 comentários:

  1. Estive na câmara ontem e realmente este blog tem razão em classificar a sessão de circos dos horrores. O que aconteceu ontem foi deprimente. Ver o presidente de uma casa de lei, que é a câmara de vereadores anulando um ato que ele mesmo constituiu que foi a criação da CPI da saúde. Vendo o poder judiciário tendo que interferir para poder garantir um direito constitucional. Presenciando pai e mãe de família se sujeitando a atos baixo em troca de uns trocados para suas sobrevivências e de seus filhos. Vimos vereadores se vangloriando porquê tem secretaria no governo e declarando que o mandato é seu e faz dele o que quiser. Vimos outras coisas que me absterei de comentar. Por tudo isso que vivemos as mazelas do mundo, a miséria humana embasada na ignorância e na inescrupulosidade. Até quando?

    ResponderExcluir
  2. "Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão"

    E a Boizinete rasgou o papelzinho da CPI e ficou por isso mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. eu estou feliz com a aprovação da suplementação, a final com tanto didin, vou poder postar foto da minha rua ladrilhada com notinhas de cem reais, ou será que vão colocar outro tipo de material que não seja a própria nota em espécie kkkkkkkkkkk, indignado com essa corja de ladrão!

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi a sessão da poca vergonha e da baixaria,a loca de plantão que quando abre a boca só sai o que não presta parece que estava possuída,e acha que abafou.usa constantemente o nome de Deus em vão dizendo que é a representante de Deus na terra,quanta blasfêmia,deveria pensar bem antes de falar tanta besteira,é a vergonha dos evangélicos,não pode sair falando isto e pregar outra coisa bem diferente como ir contra os mais humildes e necessitados,indo em contra da CPI da saúde,tem que ter em conta que chegou aonde chegou iludindo esta mesma gente com uns lotes que na primeira sessão ficou do lado do prefeito quando tomou os lotes que ela tinha dado antes de se eleger vereadora,é uma pessoa sem noção nenhuma do ridículo,uma verdadeira vergonha para esta casa.o presidente bundão é outro que só faz e prega o que manda o matuzalem.que gente sem escrúpulo.

    ResponderExcluir
  5. Desgraçados, vamos denunciar, ao ministério publico. vamos nessa povo

    ResponderExcluir
  6. Prof. Luis acho bem mais proveitoso lhe termos assim "livre" para colocar-se politicamente e socialmente.

    ResponderExcluir
  7. Do jeito que a coisa está, só mesmo apelando para um santo muito forte; mas qual, se Deus é o Todo Poderoso e a Sua representante na Câmara faz o que faz e ninguém faz nada?! Acho que só nos resta o "salve-se quem puder".

    ResponderExcluir