Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

QUAL O FIM DAS CPI’S?



Será Pizza?


Não quero ser pessimista, mas pela minha pequena experiência estou vendo uma grande “forneria” sendo preparada. Pelo andar da carruagem, teremos pizza no final e o governo continuará serelepe e ainda dará a volta por cima. Vejamos alguns elementos que fundamentam meu pensamento:


I-                    Grupo de oposição sem motivação


O que une uma equipe? Pode ser um interesse comum, uma ideologia, uma filosofia ou um ponto de vista convergente. Seja lá o que for, tem que haver convicção para que essa união não seja efêmera e destrutiva. Não é o que percebo no G-5 (Grupo dos cinco vereadores de oposição - Charles, Pavão, Eliene, Arenes e Bruno).  A única coisa que une esse grupo hoje é o interesse em derrubar o prefeito Valmir. Isso por si só já seria um forte motivo capaz de provocar uma revolução em Parauapebas. Seria, se esse interesse fosse  baseado em convicções firmes e pautado numa ideologia. Por exemplo: queremos derrubar o prefeito, pois ele não representa os interesses sociais de Parauapebas e temos uma alternativa viável para substitui-lo. Esse é o caso dos 5 vereadores? Tenho dúvidas quanto a isso. Espero sinceramente que eles mostrem ao povo que realmente estão imbuídos dos mais nobres interesses, mas até agora seus atos e ações mostraram o contrário, ou pelo menos estão deixando dúvidas. Nos debates durante a última sessão os vereadores Braz e Luzinete fizeram fortes acusações ao G-5 e eles não responderam. Resumindo, eles foram acusados de estarem revoltados com o prefeito por terem seus interesses pessoais contrariados. Não acredito nesse argumento governista, mas até que eles não respondam de forma convincente, essa passa ser a VERDADE.

Outra coisa é a convicção. Até agora esse grupo não demonstrou claramente que quer realmente lutar contra a corrupção. Até agora não demonstrou coragem concreta de romper publicamente contra esse sistema podre e contra o modelo de legislar da Câmara. Não tiveram sequer a coragem de assinar uma carta que expõe os vícios da Câmara e os elementos de corrupção do prefeito. Ou seja, ainda não estão convictos do que querem.

II-                  Grupo Desarticulado


Como disse o vereador Arenes em uma sessão, “se um único vereador fizer bem o seu papel colocará o prefeito de joelhos”. Concordo plenamente. Agora imaginem cinco vereadores fazendo bem o seu papel? Seria ou não seria uma revolução?

Por mais boa vontade que esse grupo tenha, está faltando o essencial: articulação política e organização. Tenho a impressão de que os cinco não agem como equipe e não confiam uns nos outros. Suas ações são desconexas e atabalhoadas. As ideias não estão batendo e as ações não estão surtindo efeito.
No dia 29 de setembro tentaram mobilizar um ato de protesto na Câmara Municipal e conseguiram juntar uns gatos pingados que entre assessores e parentes não chegava a 70 pessoas. Lembro que como liderança de um pequeno sindicato na época (SINTEPP) já consegui juntar mais de cinco mil pessoas e marchar pelas ruas de Parauapebas e ocupar a prefeitura por várias vezes. E por que o G-5 com o poder que tem não conseguem? Porque são desarticulados, porque não estão convictos do que querem, porque não tem intimidade com o povo e com as entidades classistas, porque estão pensando com mente elitista, porque não tem cheiro de povo e não conhecem seus anseios, porque não tem a prática de mobilizadores sociais.

Juntar povo em torno de um ideal não é tarefa fácil. Me atrevo a dizer que no G-5 só um vereador tem essa prática, porém não está utilizando. Organizar uma manifestação não é só espalhar convite pela cidade e chamar a população pela imprensa. Tem que fazer o povo acreditar em você e em sua causa; tem que ir até onde o povo está e argumentar com a verdade; tem que chamar as instituições e entidades para ajudar a construir o evento; o povo tem que sentir parte do evento, tem que se sentir dono. É aquela velha história de fazer com o povo e para o povo. Caso contrário ele não comparece, se recusa a ser massa de manobra a não ser que seja pago para isso como já vimos várias vezes na Câmara. Ninguém comparece a uma manifestação se não sentir que a causa é dele.

III-                Inexperiência – excesso de CPI’s


Parece atrevimento e presunção minha chamar um grupo de cinco vereadores de inexperientes. Mas a prática está demonstrando isso. Analisem comigo: como é que um grupo que é minoria na Câmara vai propor a instalação de três CPI’s ao mesmo tempo se não conseguem acompanhar nem uma direito? Quando questionei sobre o fato de estarem propondo CPI para ser feita pela base governista um vereador argumentou que os vereadores do Valmir não teriam coragem de fazer um relatório da CPI da educação que fosse contraditório com o relatório da Polícia Federal. Santa ingenuidade! Primeiro que ninguém conhece ainda o relatório da PF. Segundo porque a base governista está se lixando para Polícia Federal, para Ministério Público ou para o Papa. Confiam na impunidade e pronto! Qualquer CPI comandada pela base governista virará pizza e ainda colocará o prefeito como vítima. De quebra os vereadores governistas se fortalecerão junto ao chefe por mais um servicinho prestado. Só sendo cego e doido para não enxergar isso.

A única alternativa sensata e eficiente seria o G-5 apostar na CPI da saúde. Aí sim. Fariam de forma organizada, eficiente e rápida. Criariam um cronograma e iriam informando passo a passo para a população e concluiriam o mais rápido possível (no máximo em 3 meses). Depois abririam a da educação, depois a do lixo, e assim sucessivamente.

Vale aquela velha máxima: não comece o que não dá conta de fazer. Recomento aos nobres vereadores a leitura de dois livros: “O Príncipe” de Maquiavel e “A Arte da Guerra de Sun Tzu. Boa sorte a vocês e, principalmente ao povo de Parauapebas.



10 comentários:

  1. Toda razão! Além do cheiro de pizza dois estão aproveitando o CPI pra fazer palanque eleitoral!

    ResponderExcluir
  2. Socorro! a ditadura civil foi instaurada na prefeitura de parauapebas, foram bloqueados os acessos aos blogs soldocarajás, pebinha de açucar, e do ze tutu! e viva a ditadura no morro dos ventos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, então aproveite para ler o blogdoluizvieira antes que eles bloqueiem também. E se bloquear leia no celular.

      Excluir
  3. Luis, parabens pelo texto. Você está se superando a cada dia. Aprendo muito no seu blog e admiro cada palavra. Eu estava de acordo com as cpi. Até falei com o vereador Bruno que tinha que abrir umas cinco. Mas vendo seu ponto de vista concordo e volto atras. Acho que os assessores da oposição estão equivocados. Publique por favor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto Luis. So acho que os cinco mosqueteiros do rei não vão entender. Talvez a Eliene que é professora seja capaz de entender sua dica. Vai uma sugestão: por que você não reune com eles e proponha pessoalmente essas estratégias. Concordo que os cinco sao bem intencionados mas tão agindo feito baratas tontas.

    ResponderExcluir
  5. também acho que ao invés de ficar criticando e pondo pra baixo os que estão querendo fazer o correto você deveria se reunir com eles e expor o que acha,é triste ver os membros do PT se desclassificando uns aos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que tentei fazer anônima, mas não deram a devida importância. Como é uma causa nobre resolvi insistir em ajudar publicando nesse espaço de idéias que é o Blog. E vejo que deu certo. Pelo menos provoquei um debate e qualquer coisa é melhor do que o marasmo.

      Excluir
  6. Ainda acho que essa CPI ainda vai dar algo que preste para nossa cidade, pois esses vereadores da cpi ainda tem a minha confiança já que tiveram a coragem de enfrenta esse governo. Parabéns a eles, por enquanto!

    ResponderExcluir
  7. a vereadora Eliene tem muita vontade de fazer o certo,espero que ela continue com esta posição,e ela neste momento necessita de apoio,espero que as criticas à fortaleça.

    ResponderExcluir
  8. Realmente acho que os 5 estão perdidos na estratégia. Ainda não temos certeza se realmente querem moralizar ou estão se vingando do velhote. De qualquer maneira temos que apoiar qualquer iniciativa contra esse prefeito corrupto sua laia.

    ResponderExcluir