Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

QUAL A RAIZ DA CORRUPÇÃO?

Já abordei sobre esse assunto no Blog com um texto intitulado "a corrupção nossa de cada dia". Leia aqui. Sempre que acontece uma campanha eleitoral esse tema vem a tona com mais intensidade. Porém, infelizmente não é só no período eleitoral que acontece a corrupção, mas é construída e alimentada todos os dias e nas campanhas eleitorais percebemos da forma mais cristalina. 

Corrupção é corrupção, não importa o grau. Um candidato que compra voto, que promete benefícios pessoais aos eleitores, que gasta milhões em campanhas, que usa recurso público para se eleger é corrupto. Também é corrupto o eleitor que vende seu voto, que pede favorecimentos pessoais aos políticos, que barganham apoio, que faz o político prometer o que não deve como doação de lotes, de cestas básicas, etc. é corrupto também e ajuda a alimentar esse sistema onde as maiores vítimas são exatamente os que se deixam corromper.

Quando pensamos em corrupção, cometemos um erro de achar que só os políticos são corruptos. Para falar a verdade, acho que os políticos que se desviam do bom caminho nem são os maiores corruptos desse país. Polêmico não é? Vou tentar explicar essa tese usando um exemplo de um prefeito do meu próprio partido. Por trás da corrupção há toda uma rede de apoio e de proteção que mantém esse sistema ativo. Essa rede está infiltrada em todas as instituições, inclusive no Poder Judiciário. Além das instituições ainda temos infiltração no narcotráfico, nas grandes empresas e, pasmem, até nas igrejas. 

Vamos ao exemplo do prefeito. Trata-se do prefeito de Bom Jesus do Tocantins do Partido dos Trabalhadores que está no segundo mandato. Estive lá recentemente visitando parentes e algumas pessoas me questionaram o fato do prefeito sendo do PT estaria apoiando um rapaz de um partido adversário, contrariando os aliados e os moradores que preferiam que ele apoiasse alguém da região. O candidato que o prefeito de Bom Jesus está apoiando é ninguém menos que o Thiago Araújo -candidato a Deputado Estadual pelo PPS. E quem é Thiago Araújo? É um jovem de 23 anos, vereador de Belém e filho do   Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará. Consta que esse jovem andava participando de racha em Belém e virou vereador por um capricho do pai, que agora quer torná-lo deputado. Além desses agravantes, o jovem ainda é gente do Jatene, que os prefeitos do PT têm a obrigação de combater.

Como não tinha resposta para dar aos que me questionaram tamanha insensatez do prefeito, fui pesquisar. Primeiro descobri de quem o Thiago é filho, depois descobri que o prefeito de Bom Jesus, Dr. Sídiney está todo enrolado com o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) o qual o pai do candidato a Deputado Estadual é Presidente. Populares de Bom Jesus denunciaram um esquema de desvio de verbas através de folha de pagamento e prestação de serviços superfaturados. Daí entendi a lógica. Pesquisei também outros municípios em que prefeitos estariam apoiando esse "menino" e descobri mais de 50 prefeitos apoiando até a alma a campanha do "garoto", sem contar inúmeros Presidentes de Câmaras, inclusive o Presidente da Câmara de Parauapebas Josineto. Entenderam a lógica? Certamente esses prefeitos e Presidentes de Câmaras não serão importunados pelo TCM e terminarão seus mandatos sem problemas, mesmo tendo cometido todo tipo de corrupção da forma mais desavergonhada e na cara da população.

É importante conhecermos os braços da corrupção para combatermos. Não basta ficar reclamando e xingando político de ladrão. Temos que dar nossa contribuição efetiva para quebrarmos esse ciclo vicioso que destrói a alma do nosso povo e corrói nossa sociedade. 

2 comentários:

  1. dizer que parauapebas tem um governo honesto, só mesmo participando dos desvios junto com ele, são 19 meses de catastrófico governo afundado em denúncias de corrupção, da qual até a quadrilha do PT a nível nacional tem que sentir inveja mesmo com a prática do mensalão, afinal, são 3 bilhões até a presente data de orçamento consumido nesse desgoverno, mas vamos enumerar também às obras afinal dizem que ele (o governo), está trabalhando.
    durante esses 19 meses já inaugurou 10 pontes, 10 escolas das quais 9 foram construidas no governo corrupto do PT, o centro de abastecimento que também foi construida no governo anterior, reforma das praças só co tintas já que não mudou seu desinig, destruição parcial do morro dos ventos, aterro de parte do corrego sebosinho, e agora está iniciando mais uma obra para não concluir, ou seja só conseguiu até agora com essa bagatela de 3 bilhões contruir no ínfemo governo, as 10 pontes e 1 escola, 11 obras e 15 reformas, fazendo a média ponderada deduzindo a folha de pagamento que representa 1/6 dos 3 bilhôes, temos para cada obra um valor de R$ 95.000.000,00 pasmem (noventa e cinco milhões de média por obra já realizada nesse governo, agora devensores desse Alibabá e os 27 Ladroês me mostrem onde está a obra desse governo que pode ser avaliada ainda que superfaturada, pelo menos 2 milhôes?

    ResponderExcluir
  2. A corrupção é o câncer da sociedade; tem que ser erradicado até as profundezas. Não importa de onde venha, se de cima ou de baixo; não importa o tamanho, se grande ou pequena. Corrupção é um grande mal e não importa se o remédio é amargo, tem que ser curado - basta cada um fazer a sua parte.

    ResponderExcluir