Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

POLÍCIA FEDERAL E ÂNGELA PEREIRA: DUAS BOMBAS SOBRE A CABEÇA DO VALMIR

Foto extraída do Pebinha de Açúcar
Após a inédita visita da Polícia Federal no Morro dos Ventos que caiu como uma bomba na cabeça do prefeito, agora foi a vez da vice-prefeita lançar mais uma. Na sessão do dia nove de setembro descrita aqui, dona Ângela Pereira usou a tribuna, mesmo contra a vontade da base governista e disparou sua bomba atômica que atingiu vereadores, prefeito e todo o governo Integral.

Ângela estava presente na sessão que foi a mais inusitada do Poder Legislativo de Parauapebas e foi solenemente ignorada pelos vereadores, num gesto de extrema grosseria e falta de maturidade dos edis. No final do grande expediente (o momento em que cada vereador usa a tribuna por 10 minutos) o vereador Charles Agnello II (SDD) solicitou ao Presidente Josineto (SDD) que concedesse um tempo de dez minutos para que a vice-prefeita se pronunciasse. Isso seria inteiramente normal e nem seria preciso pedir. A vice-prefeita deveria ter sido convidada para compor a Mesa Diretora. No momento do pedido do vereador Charles, os vereadores governistas olharam uns para os outros como se já soubessem da bomba. O Josineto atendendo aos olhares de censura dos colegas falou constrangido que concederia o tempo no momento das explicações finais (onde cada vereador tem cinco minutos para eventual esclarecimento ou explicação e a sessão é encerrada). O vereador Odilom (SDD) tentou impedir o pronunciamento alegando que o Regimento da Câmara não permitia pois a Ângela estaria ali como candidata e não como vice-prefeita.

Não sei se foi imaturidade ou desespero dos vereadores governistas que anteviam a situação catastrófica, mas a tentativa de impedir o pronunciamento da vice-prefeita e a manobra de colocá-la para falar no final foi um tiro que saiu pela culatra. A casa estava lotada como nunca se viu desde a cerimônia de posse e geralmente fica totalmente vazia no momento das explicações finais. O embate entre o Odilom e o Charles que insistiu em garantir a palavra à vice-prefeita fez com que o grande público ficasse presente até o final e saiu da câmara como se saísse de um estádio após seu time ser campeão. Outra bobeira dos vereadores governistas foi deixar a Ângela falar por último, pois assim, ela encerrou a sessão e nenhum vereador teve a oportunidade de replicar. Ficou a palavra da Ângela como um grande final, um soco no estômago que os adversários tiveram que engolir a seco e calados.

Câmara Servil e Omissa


Dona Ângela iniciou falando que estava rompendo definitivamente com o governo Valmir. Isso é inédito na história de Parauapebas. Desde o primeiro prefeito essa situação nunca havia acontecido. Nem nos momentos mais tensos entre o primeiro prefeito Faisal e seu vice Renato nunca houve um rompimento público. Assim, Ângela fez história na política de Parauapebas. entrará para os anais políticos como a primeira vice-prefeita que rompe publicamente com o prefeito e faz graves denúncias contra sua administração. "Esta cidade e esta câmara nunca viram o que estou fazendo. É historia", destacou Ângela.

Ângela devolveu a grosseria dos vereadores governistas à altura e sem cerimônia. Mesmo estando na casa do Legislativo não mediu palavras para desqualificar a Câmara sem meias palavras. Disse: "E temos visto uma câmara de vereadores servil, sem foco, apenas apoiando e balançando a cabeça, num sim consternado sobre quaisquer asneiras, assalto, maluquice perpetrado pelo executivo máximo"  Cobrou responsabilidade dos vereadores e deixou bem claro que se a Câmara fizesse o seu papel já teria afastado o prefeito e o povo não estaria sofrendo tantas amarguras e carências. Conclamou os vereadores a abrirem os olhos enquanto é tempo e se unirem a ela "nessa causa que é urgente". Não esqueceu de elogiar e isentar de suas críticas os vereadores que tem a coragem de fazer oposição ao prefeito Valmir.

Governo incompetente e criminoso


"Não posso fazer parte desse espetáculo covarde, cercada como estamos por grupos que pensam exclusivamente em si. Sou vice prefeita, não renuncio, apenas estou colocando meu cargo, poder e representatividade para a sociedade. Precisamos mudar este governo. Nosso atual prefeito precisa mudar. Sua gestão, responsabilidade e a forma como gasta nossos recursos é irresponsável, maluca e não trará futuro para Parauapebas. Precisamos impedir este prefeito de continuar destruindo nossa confiança, cedendo a grupos de poder e a negociatas com a coisa pública... Este governo é incompetente e está profundamente comprometido com crimes de toda ordem, falta de respeito com as pessoas e a sociedade e especialmente, falta de respeito, consideração e cuidado com esta casa – a câmara de vereadores de Parauapebas". Esse é apenas um pequeno trecho do discurso bombástico da vice-prefeita. 

Nos dez minutos que foram concedidos  a contra-gosto a vice-prefeita detonou e escancarou todo um sistema de corrupção montado na prefeitura para desviar recursos públicos. Não sobrou ninguém. Ângela abriu a caixa preta da administração  e demonstrou um esquema que é nitroglicerina pura. Denunciou o caos na saúde, na educação, na assistência social, na secretaria de obras, etc. Denunciou esquema fraudulento nas licitações, além dos gastos feitos sem nenhum processo licitatório, a exemplo da coleta de lixo. Em qualquer município, por mais impunidade que houvesse, isso acabaria em prisão coletiva. Aqui em Parauapebas já se comenta pelas ruas que não dará em nada pois o governo está blindado e protegido por um sistema que é ainda mais corrupto do que o governo municipal. Será? Pessoalmente ainda acredito na justiça.

Segundo a vice-prefeita Ângela Pereira, as únicas obras que o prefeito Valmir entregou foram as obras do governo passado (Darci Lermen) que já estavam quase prontas. As obras e serviços desse governo que estão em andamento chegam a custar oito vezes mais. Criticou também o nepotismo e o sistema de gestão Integral: "O Sr. Prefeito não pode transformar a prefeitura como se fosse sua empresa, onde trouxe todos seus gerentes da Integral e nomeou para serem seus secretários. O mais grave, nomeou sua própria filha burlando a lei, não atendendo uma ordem judicial, onde a justiça mandou exonerá-la. Ele fez pior, nomeou-a secretária de planejamento, anexando o setor de licitação a mesma. Desta, ampliou seus poderes. Isso é imoral, ela compra e ele paga. Ele não esta na sua empresa. Isto caracteriza formação de quadrilha".

Após dez minutos de pronunciamento o Presidente Josineto pediu que a vice concluísse. Ângela disse que tinha muito mais a falar mas que concluiria. Encerrou conclamando a Câmara para aderirem a essa causa e tomar providências. "Convido a todos, todos vereadores dessa casa que me acompanhe nesse gesto. Os vereadores são eleitos pelo povo para controlar, através da aplicação da lei, os poderes do executivo. Não devem compor com ele. Esta casa está sendo humilhada, descartada dos limites que a lei lhe permite impor ao executivo. Os vereadores precisam recuperar sua dignidade e a confiança que os cidadãos dessa maltratada cidade lhes concedeu. "Conclamo a todos que me sigam – vamos investigar as ações desse governo. Precisamos entender o que está acontecendo e quais são as permissividades que autorizam a descaracterização de Parauapebas. Morros são cortados e devastados, açaizais são mortos, vertentes são ocupadas, áreas alagadiças são transformadas em loteamentos e nunca sabemos de onde vem as licenças ambientais, nunca sabemos quem autoriza tamanha destruição". Finalizou agradecendo a todos e foi bastante ovacionada pelo público diante de olhares constrangidos e amedrontados dos vereadores governistas.


11 comentários:

  1. Para uma dona de casa que vivia fazendo assistencialismo em períodos pré-eleitorais para eleger o marido (Massud) ao cargo de vereador e por obra articulista do próprio acabou virando vice-prefeita de Parauapebas, esta senhora (Ângela - que de angelical não tem nada), além de muito esperta, está também muito bem assessorada. Senão vejamos: ela esteve junto com o chefe desde o início, logo, sempre soube de tudo, mesmo dizendo, agora, não ter compactuado; candidata a deputada estadual sem a mínima perspectiva de vitória; numa pós-visita da Polícia Federal ela resolve ir a público dizer que está rompendo com o prefeito... Vamos pensar juntos: 1 - ela acha que o bicho vai pegar e trata de tirar o dela da reta; 2 - caindo o chefe e, ela não tendo renunciado, assume o posto de comandante; e finalmente 3 - mesmo sabendo que nada vai dar em nada, é aconselhada pela sua assessoria a pular fora do barco furado e sair como honesta, pensando em 2016 (prefeita ou vereadora?). Particularmente eu penso que se ela estiver apostando na alternativa 1, pode estar enganada; ora, se ela tiver como provar todas as denúncias que fez na Câmara, por que só agora, já que a corrupção começou desde o primeiro dia do mandato? Só por isso ela pode ir junto pro mesmo buraco - aí, adeus alternativa 2. A alternativa 3 vira uma incógnita: ora, quem vai acreditar numa mulher dessa, oportunista, que pula do barco apenas porque o bolo não está sendo dividido com ela (quer ser uma Marina da vida - que aproveita-se de um cadáver para fazer proselitismo político)? Recordo-me muito bem do período da campanha em que seu filho colocava no som do seu carro uma música que dizia: "é tudo da mesma panelinha". Taí, quando a panela começa a ficar muito pequena para tantos esfomeadas, os mais espertos, ou medrosos, vão procurar se abastecer em outros pratos. De qualquer maneira a denúncia foi feita; que a justiça tome as providências, que ela prove o que disse e prove que não tem culpa no cartório (que não tenha sido apenas uma oportunista) e que os culpados (todos) paguem pelos seus crimes. E então, panelinhas nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado Concordo plenamente

      Excluir
    2. Acho q ela não tem nada o q tirar da reta, nunca esteve alinhada com esse governo, já q vc é uma pessoa tão bem informada deveria saber disso ou até sabe, mas deve ser uma dessas pessoas q só quer um pezinho para se rebaixar e tentar manchar a imagem de uma pessoa. Outra coisa ela não tem nada o q renúnciar não, ela lutou para está onde chegou e é mais do q justo q ela tenha seu espaço, independentemente de como isso ocorra, mas claro sem se envolver com qualquer tipo de denúncia, ela não precisa disso o próprio prefeito criou seus inimigos, não adversários e sim inimigos mesmo. Mas cada um colhe o q planta. Ela não está saindo agora, ela já rompeu com esse governo a muito tempo. Meu caro.. em período de campanha todos se deixam levar pelo calor das emoções e por acreditar q o futuro de uma cidade pode mudar e colocamos todas as nossas fichas em uma pessoa q pode ser a mudança, mas ai descobrimos q tudo foi uma ilusão, na politica sempre vai ser assim, não adianta se iludir, sempre vamos ter q simpatizar com alguém e tentar acreditar q vai ser diferente. A vice prefeita assumiu muito bem o seu papel, cumpriu com suas obrigações, fiscalizou, lutou e levou projetos para a melhoria da população da nossa cidade. Não adianta vc ficar aqui tentando denegrir a imagem dela só pelo fato de comprar a briga do seu candidato ou partido, pois a população não é cega, falo da população mais carente, pois é para essas pessoas q mais ela tem olhado. Concordo com vc quando vc fala "paguem pelos crimes" se ela tiver alguma coisa a pagar com certeza toda a cidade saberá, mas se ela tivesse alguma coisa a esconder ou o rabo preso com alguma coisa nesse governo, vc acha q ela teria se exposto dessa forma? Acho q não.

      Excluir
  2. Eu ainda acredito no Brasil, Olha mesmo que A Senhora Angela tenha motivos escusos, a situação não pode continuar assim, por mudança votaram no Valmir, por mudança impeachment nele.
    É mais válido mudarmos novamente do que continuarmos sendo roubados descaradamente. se ela roubar a gente pega ela também, se os vereadores continuarem assim saibam que não serão reeleitos.
    Se você que lê a notícia e tem coragem de colocar prós e contras em uma situação dessas você é muito político e cínico. Do jeito que tá não pode continuar. depois você reclama de imposto, se você aceita algo para votar em fulano saiba que você está fud**do o Brasil e a si mesmo.
    Você acha que vem de onde o dinheiro que eles arrebatam, exemplo: Deixando os bairros liberdade ainda com esgoto a céu aberto.
    O Brasileiro tem que deixar de ser corrupto o cidadão comum quer tirar vantagem em tudo, enquanto eu fico me imaginando como uma família vive hoje no Brasil com um salário mínimo, arroz, feijão e macarrão.

    ResponderExcluir
  3. sera que a vice ta falando a verdade, ou sera mais uma que ficara em so recebendo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Luiz Vieira, como sempre arrasando nas postagens. Acredito que Ângela pode ser a mudança, ela também está de parabéns, teve pulso forte e muita garra para fazer tudo o que fez.

    ResponderExcluir
  5. O que não faz a sede de poder?
    Só que esta Sra. perdeu a cabeça, armou um circo, "fez história" de carochinha, ou seja, perdeu a cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdido a cabeça seria se ela tivesse ficado calada. Engraçado, se a pessoa fica calada é pq está sendo comprada, se fala as verdades é pq está querendo se beneficiar.
      Acho q ela fez muito certo de fala o q sabia, por sinal só falou o q todos já sabiam. Ela nunca esteve dentro desse governo, apenas nunca tinha falado isso diante de imprensa alguma.

      Excluir
  6. esses desinformados precisam ler ou ouvir o teor do discurso da Angela, não foi elaborado de forma aleatória, tem coerencia e coesão na redação, e é com intenção de assumir o lugar dessa corja de bandidos mesmo, afinal nem a corrupção do governo Darci foi tão na cara como vemos hoje, e, olha que teve e muita, basta vc pesquisar na internet e verá que o estado do Amazonas tem uma arrecadação duas vezes menor que a nossa humilde pebinha, mas nós não temos nenhuma obra de envergadura que se assemelem com a uma da capital Manauara, não conheço Manaus pessoalmente, mas por foto se observa que em qualidade está a anos luz da pobre Parauapebas, e sou obrigado a ver um bando de lunáticos dizendo que esse governo é honesto, se tivesse investido pelo menos dez por cento do que foi orçado para 2014, já veriamos a diferença, mas como as únicas obras concluidas foram as pontes pois se ficassem por metade como as demais daria muito na vista, não acredito num investimento nem de 160.000.000,00 ainda menos 1,6 bilhões de reais!

    ResponderExcluir
  7. É, a chaleira começou a esquentar. Acho que vai ferver. E que vai sobrar para alguém, isto vai, nem que seja para um boi de piranha (Ups!).

    ResponderExcluir
  8. o circo ta pegando fogo e, veremos o tamanho da piza no final

    ResponderExcluir