Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

COLUNA DO LEITOR

                                                    DAR A VOLTA

Por Antonino Brito


Hoje fecha um ciclo em minha vida. Acaba de falecer meu avô materno ADÃO aos 88 anos. Assim no mesmo ano perco o convívio de duas das maiores referencias que tenho: Meu avô paterno Abdão (falecido em fevereiro/2014) e meu avô materno Adão que nos deixa hoje 25/09/2014. 

Tive o privilegio de conviver ainda criança com ambos, nos anos 70 em suas fazendas, um vivendo no Mato Grosso e outro em Goiás. Guardo boas recordações daquele tempo. 

Tive o privilegio de conviver com eles já adulto quando por vezes dormi em suas casas e os apresentei meus filhos, minha família, já que moramos em Estados diferentes. Estes momentos eram importantes pois conversávamos sobre diversos assuntos e na maioria destes, e cada um a seu modo, passavam ensinamentos norteados em valores como respeito, trabalho, responsabilidade e honestidade.

Tive o privilegio de ir em suas casas no final do ano passado, dezembro de 2013(conforme conto no artigo que escrevi a respeito desta viagem em homenagem a eles, com titulo CAMINHAR UM POUCO), fui vê-los, conversar com eles, almoçar com eles, jantar com a presença de suas esposas, minhas avós paterna Conceição e materna Maria. Não sabia que seria a ultima vez que os veria, por isso não tratamos estes momentos como despedida, o que foi muito importante para mim que desfrutei mais uma vez suas presenças e ensinamentos.

Para representar todos os 12 filhos de Adão e Maria vou falar um pouco de sua primeira filha, minha mãe FRANCELINA.

Falar de minha mãe é uma tarefa difícil, pois por mais que me esforce não consigo dizer o quanto ela é importante para mim e para meus irmãos, sem precisar provar nada para ninguém, pois sua vida é, para quem a conhece, um exemplo de comprometimento com suas responsabilidades.

Ao conversar com meus filhos, (tenho 4 adolescentes), digo que o importante para mim na vida é dar a volta, dar a volta ao mundo. Este mundo que me refiro é o mundo particular de cada um, são o conjunto de ações que uma pessoa a meu ver precisa executar enquanto ser humano, enquanto gente: aprender com seus pais valores positivos, produzir enquanto homem ou mulher seu sustento e de seus filhos, conquistar seu espaço na sociedade, defender suas ideias e ideologias, buscar viver em harmonia com o diferente, preparar seus filhos para que possam influenciar de maneira positiva a sociedade e finalizar a volta vivendo com as pessoas e coisas que lhe são importantes, que te remetem a infância com a segurança e conforto da casa de teus pais, mesmo esta sendo de pau a pique e coberta de palha.

Minha mãe deu sua volta ao mundo. Nascida em 1955 viveu sua primeira infância na fazenda pouso alto no interior do Mato Grosso, casou-se aos 16 anos e criou seus filhos dedicando-se incansavelmente ao bem estar e a saúde destes, prova disto é a determinação por quase trinta anos, em cuidar, parte desse tempo fisicamente sozinha, de meus irmãos já falecidos, que acometidos por grave doença perderam a mobilidade por atrofia dos nervos. Defendeu suas ideias, defende e confessa sua fé, e após cumprir com honradez sua tarefa e já não mais casada com meu pai, foi morar novamente com seus pais, não mais na fazenda e sim numa boa casa na cidade, não por necessidade, pois tem sua casa própria em Goiânia, graças a Deus, mas para ficar perto deles onde tenho certeza reviveu os melhores momentos de sua vida, dormindo sob o mesmo teto que seu pai e sua mãe, tendo a oportunidade que poucos terão que é perdoar e ser perdoado por eventuais erros da infância; voltando no tempo, 59 anos atrás e relembrar boas historias, em meados da década de 1950 e sendo novamente: ADÃO , MARIA E FRANCELINA Como no começo. Tenho certeza que nestes momentos meu vô Adão estava feliz pelos filhos que criou, pelos amigos, por tudo que conquistou e tendo a clareza de ter dado a volta.


Que Deus continue abençoando a senhora minha mãe, que conforte os corações de meus tios e primos, que proteja e conforte minha vó Maria, e dê um bom e digno descanso e meu Avô Adão. 


2 comentários:

  1. A familia é o bem mais precioso onde nada nem ninguem consegue destruir esses laços.

    ResponderExcluir
  2. Família nosso maior e único patrimônio um bem que só quem nos presentou pode nos tirar,nosso grandioso pai altíssimo...Sei o quanto deve está sendo difícil pra vc.Seja forte.Tudo quanto vive provem daquilo que morreu(Platão) seu avô continuara fazendo parte de tudo na sua vida, pois ele foi e sempre será uma de suas maiores referencias.Abraços.

    ResponderExcluir