Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SESSÃO DE 23 DE SETEMBRO - FIM DO PACTO DA HIPOCRISIA

Sabe aquela sessão morna, sem graça, xarope, desanimada, sem debates, sem confrontos? Isso não pertence mais à Câmara de Vereadores de Parauapebas. Um dia desse escrevi sobre o pacto pela hipocrisia que havia naquela casa. Leia aqui. Pelo jeito esse pacto foi rompido após o surgimento do G 5 (Grupo dos cinco vereadores de oposição). 

Agora as sessões estão mais animadas, cheias de emoções, de debates e embates. Aos poucos o grupo está se soltando e se rebelando contra o estado de letargia e contra as manobras da casa. Além desses embates, a presença de populares tem sido uma constante. Antes somente alguns assessores de vereadores ocupavam a galeria para aplaudir seus patrões. Agora temos casa lotada de povo que constantemente manifesta.

Na sessão de ontem foi a vez dos moradores do Bairro Tropical. Na segunda feira eles ocuparam a portaria da Vale e na terça ocuparam a prefeitura. No horário da sessão foram em peso para a Câmara  com faixas e cartazes cobrar dos vereadores apoio contra a ameaça de despejo feito pela Vale.

Além de manifestarem apoio, os vereadores Bruno, Pavão, Charles e Eliene bateram pesado no governo e na mesa diretora. O Bruno chegou a falar que o Presidente Josineto não tinha atitude e se deixava manipular por membros da Mesa Diretora. 

Pavão cobra postura do Odilom


Na sessão do dia 16 de setembro o vereador Odilom num momento de descontrole humilhou seu colega de partido publicamente. Durante o seu discurso, falou que o Pavão não era mais o líder do SDD (Partido Solidariedade), pois em reunião anterior o grupo resolveu destituí-lo da liderança e elegeram o Braz no seu lugar. Isso pegou muito mal, principalmente para um vereador com a experiência do Odilom. O correto seria comunicar a decisão formalmente em particular e não expor o vereador ao ridículo publicamente. 

Na sessão de ontem o Pavão deu o troco. Repudiou a atitude do Odilom e disse que não se importaria com essa liderança, pois agora é líder da oposição, cargo muito mais importante.

Populares dão as costas ao vereador Odilom



Quando foi usar a tribuna, o vereador Odilom foi vaiado intensamente por sete minutos. O vereador insistiu e ordenou ao presidente que garantisse sua palavra ou suspendesse a sessão. Após muita insistência o Odilom conseguiu falar, porém os populares num gesto de repúdio ficaram de costas para o vereador.

Quem é pior? O Valmir ou a Vale?


Já nas explicações finais a vereadora Eliene fez um discurso contundente contra a administração. Disse que não sabe quem é pior, a Vale ou o Valmir. Falou que não vai desistir e vai se empenhar para caçar o Prefeito e tem esperança de vê-lo na cadeia.

Parabenizou os manifestantes e reafirmou seu apoio incondicional a qualquer movimento popular. Destacou a importância do povo se manifestar e disse que eles só arrancaram apoio de alguns vereadores por causa da pressão.

Assim foi a sessão de ontem. Calorosa, animada e com cheiro de povo. 

4 comentários:

  1. Em relacao a Vale, o Darci faz muita falta. E o unico q tem condicoes e moral pra brigar por nosso povo

    ResponderExcluir
  2. Como dizia nosso amigo Che Guevara 'Os poderosos podem matar uma,duas ou três rosas,mas jamais conseguirão deter a primavera inteira'. Parabéns a nossos sobreviventes vereadores(Eliene,Arenes etc) que não se deixam seduzir por esse governo desorganizado e corrupto. Não desistam queridos edis.

    ResponderExcluir
  3. Cassar do ato de cassação dos direitos políticos.

    ResponderExcluir
  4. Essa mesa diretora da CMP é a mais corrupta de toda história de Parauapebas.

    ResponderExcluir