Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PREFEITURA APLICA LEI AMBIENTAL COM RIGOR...MAS SÓ CONTRA OS POBRES

Nessa quarta-feira (17) a SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em conjunto com outras instituições realizou uma mega operação para desativar carvoarias clandestinas.Veja aqui no Blog do Zedudu

Gostaria de parabenizar os técnicos da SEMMA pelo brilhante trabalho. Acho que a lei deve ser cumprida com rigor sem distinção de classe social. Porém, faço uma ressalva: a lei tem que ser para todos e não exclusiva para os pobres. Assim, desafio o Secretário de Meio Ambiente Sr. André Rosa a agir com o mesmo rigor contra os verdadeiros infratores que estão destruindo Parauapebas.

Para todo lado que você olha aqui nessa cidade, testemunha um crime ambiental sendo cometido à luz do dia sem cerimônia, sem preocupação. Há a certeza total por parte dos infratores da impunidade e da omissão e cumplicidade dos órgãos fiscalizadores. Nossos igarapés estão sendo aterrados e assoreados, principalmente pelos loteadores; nossos brejos que são importantes filtros naturais estão sendo aterrados provocando um violento desequilíbrio; nossos morros estão sendo arrancados e até dinamitados transformando a geografia e cedendo lugar a novos terrenos que são transformados em fortunas nas mãos dos especuladores.

Toda essa violência que estão cometendo contra o nosso meio ambiente está transformando Parauapebas numa cidade desequilibrada e insustentável. A cada ano que passa a população sofre com as secas no verão, com a redução drástica do volume de água nos igarapés, com a seca total dos poços amazônicos dos que não tem água encanada e com o aumento da temperatura. No inverno testemunhamos o aumento de famílias desabrigadas pelas enchentes, ruas alagadas e vendavais que destroem casas inteiras. Esses vendavais vem sendo rotina em Parauapebas, pois quando retiramos os morros estamos mudando a direção e a dinâmica dos ventos. 

E quem paga por essas catástrofes naturais? Seria bom se fosse os infratores, mas infelizmente não é. Quem paga somos todos nós que moramos aqui. A prática de crime ambiental é a maior injustiça pois os infratores usufruem dos lucros e o povo divide o prejuízo.

Enquanto isso a prefeitura fecha os olhos e até estimula os crimes ambientais. Na maioria das vezes esses crimes são praticados por financiadores de campanha. Ela própria na pessoa do prefeito é a maior infratora que existe. Peca por ação e por omissão. 

Vereadores Charles e Odilom (SDD) denunciam esses crimes e cobram resposta da prefeitura


Na sessão do dia 02 de setembro o vereador Charles mais uma vez denunciou o descaso com o meio ambiente. "Para todo lado que se olha é só lixo. Além dos morros, estão destruindo rios e matas. A Câmara term sido omissa", destacou o vereador.

Até o vereador Odilom que é líder do governo criticou o descaso com o meio ambiente nessa sessão. Falou que estão retirando os morros e aterrando os igarapés "para satisfazer empresários gananciosos que vivem da especulação imobiliária". Num gesto inusitado cobrou da vereadora Luzinete "providências de sua secretaria", deixando evidente que a vereadora é quem manda na SEMMA. Que coisa hem? Que o Valmir loteou a prefeitura todos já sabem. Daí, confessar isso na tribuna já é demais!

E aí secretário André Rosa? Vai agir ou vai continuar aplicando a lei só contra os pobres carvoeiros?

4 comentários:

  1. pois é, a lei tem que ser aplicada aos pobres e aos ricos, coisa que nunca foi feita pela SEMMA anteriormente nas passadas gestões, correto senhor EX secretario de Meio Ambiente???

    ResponderExcluir
  2. Errado caro anônimo. Tenho segurança em dizer que quando fui Secretário de Meio ambiente apliquei a lei com rigor. Fizemos inúmeras operações contra empresários, contra loteadores clandestinos, contra vendedores de areia e barro, contra som automotivo, contra empresários de casas noturnas, contra madeireiros, etc. Tenho a honra de dizer que fui o único secretário que já autuou a própria prefeitura. Se duvidar vá lá na SEMMA e peça informações sobre os processos de 2005 a 2008. Naquele tempo a sociedade conhecia a secretaria de Meio Ambiente. Naquele tempo existia um Conselho Municipal de Meio ambiente atuante e participativo. Eu agia com rigor contra os grandes infratores e contra os pequenos priorizei campanhas educativas. Quem provar o contrário que venha ao debate, mas por favor, gostaria de saber com quem estou debatendo.

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo sabe quem são os grandes loteadores: HR, Buriti, agora vamos ver quem vai encara-los?

    ResponderExcluir