Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SESSÃO DE 02 DE SETEMBRO

O Rei Está Nu


Na sessão de ontem, 02 de setembro, além dos discursos com palavras que nada dizem, aconteceram fatos inusitados que merecem destaque. Pelo tom dos discursos, percebi que a base governista está cada vez mais "puta" da vida com o chefe Valmir. O velho deve estar tratando a todos a pão e água pois a cada semana aumenta o choro. Destaque para a vereadora Luzinete que radicalizou geral. Primeiro começou o discurso de forma esquisita dizendo que o Elves (Zé do Bode) é "bom de língua". Explique isso aí Zé do Bode! E desandou a reclamar do governo falando que os funcionários públicos municipais são desrespeitados pelo governo, que secretários não respeitam vereadores, que prefeito não tem consideração, etc. Pelo tom do discurso parece que quer pular fora da canoa furada do prefeito. Ou será que é só um arroubo de campanha? Só para lembrar Luzinete é dona absoluta de duas secretarias: Meio Ambiente e Secretaria da Mulher.

Odilom Sansão e Irmã Luzinete foram os protagonistas responsáveis por deixar a Câmara completamente nua. Todos os vereadores ficaram na maior "saia justa". (ou sem saia e sem calças). O Poder Legislativo de Parauapebas foi colocado em cheque e desnudado da forma mais cruel e vexaminosa. Na hora lembrei do conto de Hans Chistian "O Rei Está Nu". Para quem não conhece esse conto, leia aqui. Destaque também foi a ausência do Brás.

Odilom nunca foi desrespeitado


Vários vereadores vem fazendo discurso reclamando da falta de respeito, da falta de consideração por parte do prefeito e seus secretários. Outros reclamam que suas emendas e seus requerimentos ficam engavetados pelo prefeito, numa prova de falta de consideração. A chiadeira tem sido geral ultimamente. Tem até vereador que discursa contra algum projeto de lei enviado pelo prefeito, grita, fala que é uma imoralidade, mas na hora do voto, vota a favor. Diz estar triste, mas vota como se fosse obrigado. Comportamento típico de criança que faz algo obrigada por medo de perder o brinquedo. Ontem o Presidente Josineto enfatizou que tem secretário que nem atende seu telefone. 

Na hora do seu discurso que sempre acontece por último no grande expediente, o vereador Odilom -líder do governo- deu umas palmadas no bumbum dos vereadores. Disse que nos cinco mandatos nunca foi desrespeitado e nem desconsiderado por ninguém. "Nunca ninguém me tratou com desrespeito. Sei do meu papel de vereador e onde me cabe. E aqui em Parauapebas em todo lugar me cabe pois tenho poder que me foi dado pelo povo. Entro a saio em qualquer lugar pois sei do meu poder e das minhas limitações. Entro em qualquer secretaria, tenho livre acesso a qualquer órgão e nunca baixei a cabeça para ninguém. 'Antão' esse negócio de dizer que ninguém respeita vereador é relativo. Tem vereador que se submete a esse tipo de tratamento por conveniência pessoal". Resumindo, quando fala de conveniência pessoal Odilom quis dizer o seguinte: vereador se compromete em troca de cargos e outras benesses e fica com o "rabo preso". Não pode reclamar e nem se fazer de vítima pois quando se compromete em troca de favores pessoais está abrindo mão do respeito e da autoridade. 

Sinto muito em dizer que o vereador Odilom está corretíssimo. Os vereadores compõem um poder autônomo e independente. Não tem que ficar fazendo o tipo "ninguém me ama, ninguém me quer". Tem o poder para entrar e sair de qualquer lugar, de exigir quaisquer informações, de convocar secretários e até  prefeito. No exercício soberano do seu mandato um vereador tem autonomia e goza de imunidade parlamentar. Então, ao invés de ficarem reclamando, de ficarem tristes ou chorando, basta usar as ferramentas certas que o poder dispõe. Agora para isso tem que ter independência. Vereador que troca cargos por apoio, que vota em projetos por conveniência, que faz barganha política com o poder não poderá fazer outra coisa a não ser reclamar. 

Vereadora Luzinete quebra o decoro parlamentar


Já nos momentos finais da sessão a vereadora Irmã Luzinete deixou a Câmara ainda mais nua. Tudo começou quando o Presidente da casa Josineto discursava no grande expediente. Fazia fortes críticas a Secretaria de Saúde quando o vereador Charles pediu um aparte e falou: "Presidente, então assine o pedido da CPI que está prontinho e só falta uma assinatura para apurarmos tudo isso". A vereadora Luzinete de imediato disse que também assinaria. Na hora os vereadores Charles e Eliene viram uma chance de desenterrar a CPI que já contava com quatro assinaturas: a do Charles, Eliene, Pavão e Arenes. Mandaram buscar o documento e de pronto foi assinado pela vereadora Luzinete. Pronto! A CPI da saúde até que enfim seria instalada. Não se sabe por qual motivo mas a vereadora arrependeu da assinatura. Bastaria entrar com requerimento e pedir para retirar, isso em condições normais. O que fez a vereadora? No meio de uma votação, rasgou o documento causando um transtorno a todos. O Presidente teve que interromper a votação e pedir que a vereadora se acalmasse.

Com essa atitude, além de quebrar o decoro parlamentar a vereadora Luzinete pode ter enterrado de vez a CPI da saúde. Comenta-se que o vereador Pavão não assinaria novamente por já ter se alinhado na base do Valmir. Mas o pior não foi isso. Pior mesmo foi a atitude dos nobres vereadores que não falaram nada sobre o episódio. No momento das explicações finais onde cada um tem cinco minutos para se manifestar, ninguém protestou, ninguém reclamou, ninguém se indignou. Os poucos que restaram na plenária ficaram estarrecidos, pois imaginaram que todos os vereadores iriam reagir a essa violência e até pediriam abertura de processo por quebra de decoro.

Com essa atitude da Luzinete e com o silêncio dos vereadores a Câmara ficou ainda mais nua. Agora todo vereador pode fazer o que quiser. Pode ficar pelado na sessão, pode enfiar o dedo na cara do outro, pode xingar a mãe do colega, pode até subir na mesa e dançar o "reboleicho" que não correrá o risco de quebrar o decoro parlamentar. 

Quero acreditar que os nobres edis não fizeram nada devido ao adiantado das horas, mas na próxima sessão vão tomar as medidas legais para não deixar o Poder Legislativo se desmoralizar de vez. Sou brasileiro e continuo acreditando nos nossos representantes.

7 comentários:

  1. A vereadora Luzinete rasgou o documento e "ninguém protestou, ninguém reclamou, ninguém se indignou". É nesta hora que eu penso: nem a Eliene? Ou ela não estava presente? Ou apenas foi solidária com a colega? Que o rei está nu, já não era novidade; agora são as rainhas que estão peladas - de moral, de respeito (próprio e para com o povo), de dignidade e de caráter. Em Parauapebas os reis e as rainhas andam nus e ninguém se indigna. Quem pode pode, balança e sacode.

    ResponderExcluir
  2. O que mostra que Parauapebas realmente virou o buraco do mundo quando assunto é política.... entregue as baratas de paletó das empreiteiras, os vereadores com seus rabos presos e o povo acefalo politicamente. Mais um motivo pra se dizer que se nao fosse a VALE aqui seria literalmente o fim do mundo mesmo, pois se nao é a Vale reformando estradas, construindo IFPA, duplicando rodovia, nada aqui seria feito.... fim do mundo é pouco.

    ResponderExcluir
  3. É a tipica cidade onde vereadores vao tirar dinheiro de boiada e fica por isso mesmo. Corja protegida....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Não podemos nos estressar com os ocorridos na "casa da mãe Joana", é assim que funciona a Casa Legislativa de Parauapebas. Os vereadores pouco se preocupam com sua obrigações que lhes foram confiadas pelo povo. Só lhes interessam àquilo que serve para sua auto promoção.É vergonhoso, indecente e imoral mas fazer o quê? Pior de tudo é ver vereadora afirmar que seu mandato é do Senhor. Acho que esse Senhor dela não é o mesmo nosso, que não nos permite extorqui dinheiro de ninguém, desrespeitar as regras e os outros.

    ResponderExcluir
  6. espanta-me o vereador Odilon indagar que nunca fora desrespeitado, eu ja vi vereador rasgando o Regimento Interno da Câmara (Adelson em 2011) e agora outro edil destrói um documento emitido por um igual e que estava assinado por alguns, portanto ja não se tratava de um documento qualquer, isso não é uma falta de respeito com o vereador que emitiu o documento, ou somente aos que assinaram , esse desrespeito foi contra a Casa e toda a população que ela representa, dai pode-se ter uma ideia do que se esperar, não de um mas de todos que ali se encontram, pois se um é culpado pela ação outro também o é pela aceitação, por isso as contas públicas estão do jeito que estão com compras efetuadas por cotação , licitação, etc, mecanismos que deveriam trazer economia aos gastos públicos, se concretizando com valores muito superiores aos de mercado, como se explica?
    Simples a população parece gostar deste amontoado de destrato que recebe uma vez que mantém no poder estes que ainda estão uma renovação total é necessária para conceber a possibilidade de moralização do desrespeitador poder legislativo, seja na esfera municipal, estadual ou federal

    ResponderExcluir
  7. A atitude dessa vereadora e os demais que se dizem evangélicos é, simplesmente repugnante, para sorte dela e os demais, Deus já cobrou sua justiça na terra quando viu o castigo do homem sendo pago pelo próprio filho, nos deixando hoje com o direito a misericórdia, se fosse no tempo do antigo testamento, ela e os demais que se omitem de falar ou mostrar a verdade, seria fulminado por usar o nome de Deus nas suas sujeiras políticas, quero dizer para a (irmã), que Deus não é injusto para cumprir promessa na vida de quem vive às margens do que é correto, portanto não diga que Deus lhe prometeu cadeira política diante da vergonha que a senhora e os demais evangélicos da casa tem sido nessa legislação, praticando e compactuando com nepotismo, falta de cumprimento do dever que lhe confere o cargo que é de fiscalizar e dar resposta a sociedade, e lembre-se o mundo JAZ do MALIGNO, se não entende o que Deus quiz dizer pergunte para o seu pastor, que se tiver aceitando qualquer tipo de ajuda sua também é conivente com seus atos vergonhosos!

    ResponderExcluir