Pesquisar este blog

domingo, 25 de agosto de 2013

UM BALANÇO DOS GOVERNOS LULA E DILMA


No dia 26 de agosto, às 10h30, acontece o debate de lançamento do livro do economista João Sicsú "Dez Anos que Abalaram o Brasil" (Geração Editorial) na Fundação Perseu Abramo. O evento contará com as participações de Marcio Pochmann e Joaquim Soriano, da diretoria da FPA, e terá transmissão online, pela TevêFPA.

O livro aborda os dez anos de governos Lula e Dilma. Apesar do título, não se trata de um livro de elogios e confetes. Segundo o autor, "passado e futuro são tratados no livro sobre os governos Lula e Dilma". Para Sicsú, trata-se de "um ensaio analítico que traz muitos números que mostram as mudanças ocorridas no país nos últimos anos. As diferenças reveladas entre o desempenho dos governos do PSDB e os governos do PT chegam a ser assustadoras. Gráficos mostram como o país ficou paralisado nos anos 1990. Um exemplo: o investimento médio da Petrobrás entre 1995 e 2002 era inferior a US$ 6 bilhões. Hoje, supera os US$ 40 bilhões".

Há também críticas às administrações petistas. Os governos de Lula e Dilma não contribuíram para a desconcentração dos meios de comunicação, não existe um projeto de desenvolvimento explicitado e conhecido pela sociedade, entre outras. Porém, a conclusão mais importante do livro é que no período de 2003-2012 o povo brasileiro entrou em cena. As mudanças que ocorreram foram basicamente aquelas que transformaram a vida material de dezenas de milhões de brasileiros: redução do desemprego, aumento da renda e novas esperanças voltaram.

O autor arrisca uma pauta para a próxima década: o desejo e a necessidade de socialização e ampliação do bem-estar. Nos anos dos governos de Lula e Dilma, a grande transformação social ocorreu dentro da casa de cada família: mudanças econômicas provocaram mudanças sociais. A vida dentro de casa melhorou: emprego, renda, churrasco, novos eletrodomésticos, carro popular trouxeram dignidade e tranquilidade. A próxima década para representar uma nova transformação tem que mudar a vida do cidadão fora de casa. Para ser diferente, o novo decênio terá que ofertar, segundo o autor, "saúde, transporte, segurança pública, saneamento etc.".

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, o livro de João Sicsú é "leitura recomendada para aqueles que desejam compreender a grande mudança que ocorreu no país no decênio 2003-2012. Os governos dos presidentes Lula e Dilma fizeram história para o povo brasileiro. Não é possível analisar esses dez anos sem falar do povo, do trabalhador, da redução do desemprego e da distribuição da renda. "Dez Anos que Abalaram o Brasil" traz análises e números que retiram o debate do campo ideológico, mostra a realidade como ela é. Mostra os avanços, as dificuldades e os desafios. É livro para ser lido e consultado de forma permanente".

2 comentários:

  1. Quero muito conhecê-lo. Mas, como leitor de carteirinha (leio até bula de remédio quando não tenho outra coisa em mãos), gostaria que este livro fosse publicdo, também, em edição popular para os leitores de baixa renda pudessem comprá-lo... e lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo(a) das 10:36, vou tentar adquirir o livro. Se conseguir, terei o prazer de lhe presentear com um exemplar.

    ResponderExcluir