Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

REDE CELPA: O SÍMBOLO DO ESTADO FALIDO

A energia sempre foi uma barreira para o desenvolvimento do Pará e especialmente de Parauapebas. O povo caiu na falácia dos políticos de que a privatização iria beneficiar a todos, pois significava mais investimento e desenvolvimento. Pura falácia! Desenvolvimento aconteceu no patrimônio da empresa que comprou a CELPA. Na época, a sua venda foi tão escandalosa que juntamente com outras empresas como as telefônicas, foram arrematadas a preço de banana por apadrinhados e parentes do então presidente Fernando Henrique e José Serra. O maior problema é que esses apadrinhados não eram do ramo, não tinham vocação empresarial nem técnica para tocar negócios de grande porte. Os únicos atributos que possuíam eram cara de pau e ganância para o lucro fácil.
Para complicar ainda mais a história as empresas foram arrematadas por esses grupos de apadrinhados, mas na verdade quem pagou a conta fomos nós, reles contribuintes do fisco. Como? Através de financiamentos dos fundos públicos e dos Bancos Públicos como o BNDES. Até dinheiro do FGTS foi usado fara financiar as falcatruas. (Veja a fonte no livro "A Privataria Tucana" do premiadíssimo repórter Jornalista Amaury Ribeiro Jr.). Vale a pena dar uma conferida. Você vai ficar indignado.
A REDE Celpa fez parte desse pacote escandaloso. Com uma administração irresponsável, perdulária e ineficiente, o grupo REDE abocanhou lucros estratosféricos, investiu muito pouco e depois faliu a empresa. Recentemente foi vendida para o grupo Equatorial -empresa que opera no Maranhão-por apenas $1,00 (um real). Não é piada não, é isso mesmo que você acaba de ler. Isso representa o estado de desmoralização em que vivemos.
O grupo Equatorial entrou com as velhas promessas de outrora de fazer investimentos, etc. Com isso já arrancou da ANEEL (Agência Nacional Reguladora de Energia Elétrica) um reajuste de 11,52% que já está em vigor agora em agosto. Resultado: você consumidor que tem uma energia de péssima qualidade, que fica no escuro constantemente, que tem prejuízo por queima de equipamentos ou por perda de alimentos descongelados vai ter que arcar com mais esse prejuízo. 11,52%, valor muito superior a inflação, ao aumento do salário. Mas você terá que pagar sem reclamar.
O Governo do Estado e a Agência Reguladora agem como capachos dessas empresas. São coniventes e estão tão envolvidos que não tem a capacidade de se impor ou de cobrar qualquer coisa do grupo Equatorial. E nós continuaremos pagando a farra desses lunáticos.
De vez em quando tem que faltar energia que é para não vermos a sujeira, a promiscuidade que há entre o Estado e as empresas concessionárias do serviço público.

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto. Não sei até onde vai a paciência do povo. Temos que tomar uma providência drástica senão vamos continuar sendo palhaços. Cadê o deputado Milton? Cadê os vereadores?

    ResponderExcluir