Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

IDH - ESMOLA COM CHAPÉU ALHEIO

Outro dia postei aqui um texto sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Segundo minha pesquisa no Portal G1 Parauapebas ficou apenas em 13º lugar no ranking paraense. Meu amigo André me enviou um link do Atlas Brasil onde aparecemos em 3º lugar, atrás apenas de Belém e Ananideua. Como gosto muito de Parauapebas, torço para que esse último resultado seja o correto. Também é mais lógico pelos investimentos que fizemos aqui para melhorar a qualidade de vida.
O mais importante desse levantamento é que a educação contribuiu para puxar esse índice para cima. Aí é onde quero chegar. Na sessão do dia 06 de agosto recebi um jornal local que destacava a educação como principal fenômeno que nos colocou em destaque no IDH e atribuía esse sucesso a atual administração. Aí já é apelar! Aí é achar que todos são ignorantes! Calma. Muita calma nessa hora. Só para esclarecer, os dados da pesquisa divulgados agora em 2013 foram coletados em 2011. Portanto, não tem nada a ver com esse início do Governo Valmir. Inclusive outro dia alardearam também o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Parauapebas que é o mais alto do Pará e da Região Norte do Brasil. Nada a ver com a atual gestão. Torço para que o Governo Valmir dê certo e invista ainda mais em educação para que possamos progredir e continuar numa escala crescente tanto no IDH como no IDEB. Porém, os investimentos do governo Valmir só vão refletir nos índices a partir de 2014 ou 2015. Por enquanto os resultados ainda refletem os investimentos do Governo de Darci. Até lá ficaremos na torcida para que não façam besteira e não deixem a peteca cair.
Sem querer puxar brasa para nenhuma sardinha, nem os mais fanáticos opositores do Darci podem negar o avanço que tivemos na educação nos 08 anos de seu governo. Lembro que um dia desses os professores reivindicavam por papel sulfite nas escolas. Mimeógrafo era um artigo de luxo e fazíamos fila para usar a geringonça. Quem se lembra? Em julho estive em Brasília e encontrei uma professora que trabalhou em Parauapebas há 20 anos atrás. Ela perguntou como estava a educação aqui e eu respondi que tínhamos avançado muito. Falei que nossas escolas são climatizadas, com carteiras modernas e confortáveis, todas tem impressoras, quadros magnéticos, (algumas já tem quadro digital), quadras cobertas em quase todas as escolas, todos os professores ganharam um not book e os alunos já estariam recebendo também. (Estou falando da rede municipal, não da estadual que está abandonada). Seus olhos brilharam e no primeiro momento ela achou que eu estava fazendo gozação com sua cara. Passado o espanto ela me relatou que trabalha como Orientadora numa escola considerada uma das melhores no centro de Brasília. Lá as carteiras são velhas, os ventiladores não funcionam, os quadros são horríveis e ainda falta o básico como papel. As vezes temos que ver outra realidade para dar valor a nossa.
Apesar de todo o investimento que tivemos na educação, sei que na realidade ainda estamos muito  atrasados. É aquela história de um olho só em terra de cego. Os índices nem sempre medem a realidade, mas isso já é tema para outro texto que escreverei em breve.

3 comentários:

  1. Demorou. Pensei que ninguém fosse falar dessa atitude cara de pau dessa gestão. Ficam fazendo propaganda com coisas que não lhes pertencem. Enquanto isso as escolas estão regredindo. Atualmente as escolas não tem bem papel higiênico e estão estragado as lousas digitais.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do título - com chapéu alheio é ótimo! Mas pensando bem, Luiz, é nisso que dá um governo que se acha eterno, insubstituível, que vai sempre estar presente através do seu (indicado) sucessor, mas descuida das suas ações e investe apenas na sua vaidade pessoal. Resultado: não é eterno, é substituível sim e não faz o seu sucessor. Resultado dois: deixa obras inacabadas e quem vem depois é quem tira proveito (lembra do folclórico Chico das Cortinas?). A história não se repete, mas têm fatos que são iguais.
    Mas tirar proveito à parte, não podemos negar que nos oito anos da gestão Darci/Raimundo Neto (apesar de este último ter se comportado como um tiranozinho o tempo todo) a educação deu um salto de qualidade em todos os aspectos. E esta sua conversa com aquela professora em Brasília, retrata bem isto. Nós queremos sim, sempre melhorias, isto significa não acomodar-se com o que já foi conquistado, mas avançar rumo a novas conquistas; mas não podemos perder de vista que o passo que já foi dado por nós é de meter inveja em várias cidades e capitais desse país.
    Esperao que este governo (atual) não insista em continuar regredindo (ele é burro mas não é doido), porque se não vamos voltar à estaca zero - e aí, começar tudo de novo, depois de ter (quase) conquistado o Olimpo, é doído, é de lascar!
    Parabéns pelo texto. Um dia a gente retoma este chapéu.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, realmente foi investido muito em educação nos últimos 8 anos e o mérito de nossa parauapebas deve ser reconhecido!

    ResponderExcluir