Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CÂMARA: NADA DE NOVO NO FRONT

POUCAS E BOAS

Sessão especial do dia 05 de agosto

  • Ao contrário do que foi levantado, a sessão especial de abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre aconteceu normalmente no dia 05 de agosto. Houve a informação de que seria suspensa por falta de som. É que o novo som ainda não havia sido instalado e o som antigo havia sido retirado. Felizmente conseguiram reinstalar o som antigo e tudo transcorreu normalmente. Porém, a plateia estava quase que completamente vazia. Registramos a presença de alguns assessores dos vereadores e umas 06 pessoas da comunidade.
  • Grosseria por parte do Prefeito Valmir que não compareceu e nem mandou um representante para participar da sessão de abertura do 2º semestre como é de praxe. No meio da sessão apareceu o irmão do Célio Costa para demonstrar que nesse governo o nepotismo é coisa normal. Porém, não foi convidado para compor a mesa e nem se apresentou em nome do prefeito.
  • Puxando a minha memória lembro que nas gestões dos prefeitos anteriores as duas sessões especiais de abertura dos trabalhos da Câmara eram eventos disputadíssimos. O Prefeito comparecia com todo o seu staff e, quando não comparecia, mandava o Vice, o Chefe de Gabinete ou outro representante. Essas sessões geralmente eram lotadas e o Prefeito sempre apresentava uma mensagem aos Vereadores e a população. O que está acontecendo nesse mandato? O Prefeito ignora e despreza essa Câmara atual ou a Câmara não está tendo prestígio? Qual sua opinião?


Sessão Ordinária do dia 06 de agosto

  • A primeira sessão ordinária do segundo semestre foi quase animada, mas para frustração de muitos expectadores ficou tudo na mesma. Muitos esperavam discursos contundentes e explosivos por parte dos vereadores Bruno e Eliene devido ao ocorrido na sessão dos 13 minutos do final do 1º semestre. Pelo tom da revolta do Bruno Soares nessa referida sessão, o público criou uma expectativa que ele viria com tudo para cima do governo e da bancada governista. Ao invés disso Bruno fez um discurso onde iniciou pedindo desculpas pelos seus arroubos anteriores e elogiando efusivamente o Prefeito pela continuidade das obras deixadas pelo Darci. Quando começou a tecer uma suave crítica contra o prefeito abordando temas sem polêmica já havia ultrapassado os 10 minutos regimentais e foi cortado pelo Vereador Odilom.
  • Por falar nisso, senti o Bruno meio titubeante e confuso no seu discurso. Tive a impressão que o mesmo fora enquadrado pela sua bancada (Devanir e João do Feijão) que está no governo. Algumas pessoas na plenária também tiveram a mesma impressão. O Bruno era uma espécie de ovelha desgarrada no seu partido e ultimamente, destoando da sua bancada vinha fazendo um forte discurso de oposição e era visto com entusiasmo por populares que querem um vereador com esse perfil. Um participante me chamou a atenção e fez a seguinte observação: "olhe o sorriso do Devanir enquanto o Bruno está discursando. Parece um pai satisfeito depois que dá um puxão de orelha no filho rebelde e está vendo o resultado". Bem, confio no Bruno enquanto vereador de oposição e creio que ele só estava passando por um momento confuso.
  • Por falar em Bruno, durante o seu discurso ele falou que 90% dos vereadores já eram governistas. Fiz uma conta rapidinho e cheguei a um resultado surpreendente: 15X90:100=13,5. Ou seja, apenas 1 vereador e meio ainda não está sob o comando de Valmir Mariano. Fiquei encucado com essa conta. Quem será o vereador de oposição? E quem será o vereador que está metade na oposição e metade no governo? Se o Bruno falou isso no grande expediente deve saber o que está dizendo.
  • A Vereadora Eliene (líder da bancada do PT) no seu discurso chamou a atenção para o momento de descrédito nos políticos que o pais está atravessando. Ressaltou que os vereadores tem a obrigação de reconquistar essa credibilidade com exemplos práticos. Falou também da sua indignação com o lastimável episódio da sessão dos 13 minutos. Ressaltou que aprendeu muito no primeiro semestre e que agora está com mais experiência e motivada para o desafio de ser vereadora de oposição. Destacou que como professora sempre estará aberta a novas aprendizagens para reforçar a experiência parlamentar.
  • O vereador Pavão ao replicar a Eliene falou que ele não está ali para aprender a ser vereador, que já sabe tudo. Já é um vereador completo e não um aprendiz. Nobre vereador, só as pessoas inteligentes tem condição de viver em eterno aprendizado. Dizer que já sabe tudo é para os arrogantes e para os mentecaptos e isso o senhor não é. "Tou certo ou to errado"? 
  • Em réplica a citação da Eliene sobre a falta de credibilidade nos políticos o vereador Brás falou que seu eleitorado está muito satisfeito com o seu trabalho. Será? Fico lembrando que o Brás era o candidato que mais atacava o Valmir na campanha, chamando-o de velhote caloteiro. Após a posse já mudou completamente o discurso e caloteiro é coisa do passado. Será que o eleitor está feliz com essa mudança repentina e inexplicável? Será que ele já pediu desculpa publicamente ao Valmir por tê-lo ofendido tanto em público durante a campanha? Já o Odilom falou que o seu eleitorado também estava feliz pois em todas as eleições só votavam nele. Deve estar mesmo depois de cinco mandatos! Só não sei se o motivo dessa felicidade toda é  político. Mas que o Odilom tem traquejo político não posso negar.
  • Por falar em Odilom, o edil continua dando as cartas na Câmara. É impressionante como todos lhe temem. O que ele fala é lei e até o presidente fica intimidado e com receio de lhe desagradar. Experiência vale ouro. Alô vereadores! 
  • Em réplica ao Odilom que falou que no dia da fatídica sessão dos 13 minutos teria descido junto com a vereadora Eliene para o plenário, ela lhe perguntou se estava sonhando. Em resposta o Odilom falou que na sua idade não lhe era mais permitido sonhar. Fiquei pensando: qual a idade limite para sonhar? Fiquei com medo de envelhecer pois quero viver até quando me for permitido sonhar.
  • O vereador Charles insistiu mais uma vez sobre a organização das mesas dos vereadores que ficam de costas para o povo. Ponto para você vereador. Parabéns! Só fico pensando se na Câmara não tem ninguém com inteligência bastante para reorganizar o layout de forma que não fique de costas para o povo nem para a mesa diretora. Isso é incrível! Insista nessa ideia doutor Charles, pois ficar de costas para o povo ninguém merece.
  • A plateia sentiu a falta da vereadora Luzinete na primeira sessão ordinária do dia 06. Com ela a sessão fica muito mais "animada".

7 comentários:

  1. Luis Vieira, assim você mata o papai. Ai, ai, ai, ai, ai.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua análise da sessão. Só faltou falar do Euzébio que continua uma mosca sonsa. Sabia que ele está com depressão por causa da demissão do Zé Omar? Sua assessora falou que ele não parou de chorar e está com medo do seu ... Vanterlor ser demitido também. Eta prefeito ruim de acordo, enganou o tolo direitinho.

    ResponderExcluir
  3. Não estou entendendo por que você está puxando tanto o saco do Odilon assim. Tá recebendo quanto?

    ResponderExcluir
  4. Cara, li seu post sobre a sessão. Você tem que escrever mais sobre a Câmara. Conseguiu fazer um raio X. Na próxima coloque a foto de um circo.

    ResponderExcluir
  5. Eu só sei de mim, de nós, de todo mundo...

    Alípio

    ResponderExcluir
  6. Ao ler esta matéria (sobre a sessão), me lembrei daquela sua pergunta antes do recesso parlamentar - tudo como Dantes no Quartel de Abranches?
    Eu realmente não esperava nada de novo, vindo dessa trupe; e é por isso que a população participa cada vez menos dassas sessões/engodo.
    Mas parece que está havendo mudanças sim: O Bruno - que nunca acreditou no que ele próprio dizia - está finalmente tmando o seu lugar; o Pavão - que não tem pena - já sabe de tudo, até cantar de galo; e o Odilon-raposa doida deixou de sonhar, ou seja, não acredita mais em nada, nem nas suas sandices.
    Tá tudo muito bom? Bom. Tá tudo muito bem? Bem. Mas realmente, o que essas mudanças ajudarão na melhoria do município e, conseqüentemente, na vida do povo?
    Fiinalmente, o fato de o prefeito não se fazer presente nem se representar, tanto faz; prá quê mesmo?
    Acho que tô ficando velho!

    ResponderExcluir
  7. TELEMARKETING: PARA QUÊ SERVE?

    Não é um comentário sobre a seção, apenas quero aproveitar o espaço que este blog abre para os descontentes com os maus serviços prestados em todos os âmbitos (públicos e PRIVADOS - no sentido fedorento da palavra).
    Obrigado.

    TELE-O-DIABO

    (Aquele bicho feio que pintaram, de chifre e rabo, para assustar a gente).

    Aderbal da Silva.

    Já falei, em duas oportunidades, do meu descontentamento com os serviços bancários de Parauapebas (o que não é privilégio daqui, é apenas uma regra). Mas já tive o desprazer de passar fome em fila de cartório para pagar caro por uma carimbada numa fotocópia (que convencionalmente chamam de Xerox), de perder um dia de trabalho no escritório da Rede Celpa para ser informado de que iria continuar pagando – caro também, prá variar – pelo consumo de uma energia faltosa e oscilante. Já nem me animo a ir ao PROCON porque sei que lá vou também perder tempo e, se algum dia alguma coisa for resolvida, (talvez) não vai ser a meu favor. Agora vêm os tele isso, tele aquilo e o diabo a quatro. Eu agüento?!
    Moro no Bairro Cidade Nova, mas não sei por que cargas d’água a Oi credenciou o meu endereço (Rua: certinho; Nº: certinho) no Bairro Primavera. Só descobri isso agora, porque a conta do meu telefone (fixo – tem gente que ainda utiliza) atrasou e eu tive que recorrer ao (des) serviço da Tele Oi (10331 – prá quem quiser conferir). Como estava fora de casa (tem gente que trabalha), recorri ao meu pobre celular. No final da ligação verifiquei no aparelho: quarenta e três minutos cravados de pura enrolação; e sabe no que deu (advinha)? Nada. É isto mesmo, 43’ de “aguarde”, “vou estar verificando”, “aguarde só mais um minuto” (gostaria de saber em que tipo de relógio ela conta o “1” minuto).
    Pois é, no fim das contas em que eu: “verifique, por favor,” “aguardo sim”, “tá bom”, a Luciana (faço questão de citar o nome da atendente) me diz: “o procedimento de mudança de endereço foi feito, por isso não será emitida uma segunda via; em vinte e quatro horas será gerada uma nova conta correspondente ao período em questão (o período em questão é o mês de julho), mas amanhã você volte a entrar em contato para solicitar a ‘segunda’ via”. Arriégua! Tô ficando doido? Não será emitida uma segunda via, mas eu devo solicitar uma segunda via! Que diabo é isso?
    Bem, não é preciso dizer que, não vendo a cara da Luciana, precisei dizer-lhe poucas e boas; que ela está mal orientada (ou treinada – talvez seja o termo correto) e que eu não vou mais entrar em contato com tele-diabo nenhum.
    Gente de Deus, o que é que eu faço da minha vida?! A gente quer ser direito, quer pagar as contas direitinho (e prá isso até trabalha) e ainda tem que ficar 43’ num celular ouvindo besteiras do outro lado da linha! É demais. Juro que mesmo contra a minha vontade ainda vou parar no PROCON (dá licença chefe? Posso faltar um dia?).
    Acho que disso tudo fica uma lição: A Luciana e todo o sistema de tele (...) precisam fazer uma reciclagem. RE-CI-CLA-GEM – entenderam?

    Parauapebas, Pará. 08.08.2013.

    ResponderExcluir