Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

HOMENAGEM A ALTAMIRO BORBA


 Pouca coisa me emociona mais do que o sentimento de amizade pura e verdadeira. Vi nessa carta esse sentimento na sua mais completa expressão e beleza. Por isso resolvi publicar aqui em homenagem a todos os que cultivam boas e eternas amizades.

CARTA A UM AMIGO


            Meu  amigo, hoje faz um mês que você nos deixou. Tenho saudades. Lembro sem esforço das mais de duas décadas de amizade e respeito que tenho por  ti. Sei que não foi embora por querer, isto me faz acreditar que ainda posso conversar contigo, e estou tentando fazer esta carta para te falar como estão as coisas por aqui.
 

            Seus irmãos estão sentindo uma dor muito grande com a sua falta, mas como são homens e mulheres de bem, continuam trabalhando para cuidar de seus filhos e também para ajudar tua esposa a cuidar dos teus. Estão agindo para que os culpados paguem por seus crimes.

             Sua mãe tem mostrado a todos sua fé inabalável em Deus, tendo força para suportar tamanha dor e ainda consolar os filhos, netos e amigos.

             Sua filha continua fazendo faculdade, e como falava com você todos os dias por telefone devido a distancia, faz isso com os irmãos e a mãe que tem dado força para que ela não desista do curso, coisa que sua filha já disse que não fará.

Seus filhos homens continuam indo a escolinha de futebol e também a escola de música. Eles sentem muito a tua falta, mas estão demonstrando maturidade, sem as vezes deixar de aparecer  a tristeza que sentem, pela falta do amigo e pai deles.

             Sua esposa Keila  tem sofrido muito a perda  do marido e amigo. Ela tem se aproximado cada vez mais de teus parentes e da tua mãe Dona Salvina, isso lhe dá força para continuar trabalhando e cuidar dos filhos de vocês dois.

             Seus amigos não compreendem tamanha brutalidade que fez você nos deixar, procuram justiça e sempre estão próximos para relembrar os bons momentos juntos de ti.

            Meu amigo, eu tenho um vazio profundo no meu dia a dia, um rasgo no meu coração.

            Meu amigo, meus filhos dizem que perderam um tio, alguém que ia muito além do amigo do pai deles, alguém a quem a mãe deles dizia para ligar caso eu e ela  não tivéssemos mais entre os vivos.

              Meu amigo, estes últimos trinta dias eu tenho comido sem sentir  sabor, eu tenho sorrido sem ter alegria, as coisas que me davam prazer estão como se envoltas por uma película transparente que me tira o sabor, a alegria, a vontade de me divertir. Sei que é preciso cuidar de mim e dos que são importantes para mim, mas isto leva tempo.

              Acredito que onde você estiver vai olhar e ajudar todos nós, parentes e  amigos a superar tamanha dor e falta.

             Meu amigo, vou reproduzir nesta carta o texto que escrevi no dia que você foi covardemente tirado de nós, não para relembrar aquele dia triste, mas para te dizer a dor estampada em  cada rosto que veio se despedir de você.


Perguntaram a Jhon  Lennon
 O que é vida pra você?
“ Vida é aquilo que você faz  no dia
a dia, enquanto planeja o futuro”
 
 



“ESTOU SÓ...
Ainda tenho bons amigos,
 Tenho meus filhos que amo,
Tenho família,
MAS HOJE ESTOU PROFUNDAMENTE SÓ.
Por duas oportunidades escrevi textos em homenagem a amigos
Que nos deixaram, mas nunca consegui escrever para
Homenagear irmãos, mesmo já tendo perdido três já homens e
Um ainda bebê, não sei se por ter sofrido na carne a
Dor da perda, ou pela  incapacidade de sintetizar
Em linhas a importância que eles tinham para mim ,
Mesmo só conseguindo compreender isto depois que partiram.

Mas hoje eu não tenho capacidade, força, vontade, nada.
 Nada me estimula a escrever a não ser a necessidade de falar 
De um amigo irmão que nos deixa no auge da sua vida
De pai de família, de esposo, empresário e homem público
Que prestou serviços com honestidade e honradez ao município
De Parauapebas.
 Meu amigo irmão Altamiro Borba Soares.

Borba eu queria ser teu amigo...

Borba eu consegui ser teu amigo...

Meu amigo,  HOJE ESTOU SÓ.

Não consigo mais escrever hoje, vou acompanhar tua
Família no seu  velório e isso dói demais.
   
Estou assistindo e participando de um ato que eu nunca
Participaria se tivesse poder para isto.
 Não vou falar de você BORBA,
Não hoje, não por falta de historias pra contar,
Mas por não ter forças para tanto.
Hoje quero o EGOISMO de falar o que sinto,
A FALTA que sinto, a DOR  que sinto.
 MEU CORAÇÃO ESTÁ TRISTE.
 Poucos homens merecem ouvir eu dizer: Eu te amo.
 E fora meus filhos e irmãos e pai,
MEU AMIGO-IRMÃO ALTAMIRO BORBA SOARES 
É  um destes homens,
E tive a felicidade de dizer-lhe pessoalmente.
Sinto a família do meu amigo-irmão  Borba como se fosse minha,
Como se fizesse parte dela,
E mesmo não participando da troca de
Presentes do amigo família secreto no natal ,
Nunca deixei de ir, pois ali me sentia
Parte de mais uma família decente,
Honesta, trabalhadora e preocupada com os seus,
 (Tenho família da sangue,
São muito importantes para mim,
Amo todos eles, minha mãe está como prova disso.),
Assim me sentia como um privilegiado por participar de famílias distintas.
Em nome desta família Borba Soares,
Quero dizer dois nomes para representar
Neste meu abraço,  Dona Salvina e Ana Keila.
Obrigado BORBA  POR SER  MEU AMIGO. EU TE AMO.
Que Deus continue nos abençoando.”

   Meu amigo, talvez eu te escreva outra carta, mas não haverá talvez o dia em que eu não lembre de você .

   Esteja em paz, ESTEJA com DEUS.


                                Saudades
                                                   Parauapebas 22/08/2013

                                                 

  Seu amigo Antonino.                                                        

3 comentários:

  1. Gostei muito. Não só pela beleza da homenagem, mas pela sinceridade das palavras.
    Antonino, se me permitires, faço minhas as tuas palavras; e também deixo o meu abraço de paz a esta família.

    ResponderExcluir
  2. "Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração.."

    Mas é preciso ter raça, graça, gana sempre, Antonino. Um abraço:

    Alípio

    ResponderExcluir