Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

MALUCO BELEZA

Ontem, 21 de agosto os fãs de Raul Seixas em todo o Brasil lembraram os 24 anos de sua morte. No dia 21 de agosto de 1989 pegou carona numa estrela e partiu para outra dimensão o grande astro do rock nacional deixando saudade e uma legião de fãs apaixonados. Vítima de uma pancreatite aguda morreu sozinho em seu apartamento em São Paulo aos 44 anos.

Um dos pioneiros do rock no Brasil, Raul seixas nasceu em Salvador em 28 de junho de 1948. em 26 anos de carreira ele lançou 21 discos, e seu primeiro disco data do período em que integrava o grupo Os Panteras. Em 1973 saiu o primeiro álbum como artista solo, 'Krig-ha, Bandolo', no qual continha os hits 'metamorfose Ambulante', 'Ouro de Tolo', 'Al Capone' e 'Mosca na Sopa'.

Raul era uma espécie rara e insubstituível. Irreverente, polêmico, ousado, corajoso e de uma inteligência rara, vivia a angústia de pertencer a uma sociedade que não conseguia acompanhar o seu ritmo intelectual. Um verdadeiro filósofo, um revolucionário que conseguia passar mensagens vanguardistas principalmente para a juventude. Raul era um artista, um poeta, um filósofo além do seu tempo. Por várias vezes incompreendido pelos caretas, foi perseguido e até preso no período da ditadura militar. Seus algozes queriam saber o que significava essa tal "sociedade alternativa". Raul não dava a mínima e continuava a produzir belas canções.

Mesmo após sua morte Raul continua influenciando uma multidão de várias gerações. Um empresário de São Paulo procurou a família de Raul para dar um testemunho. Segundo esse empresário, ele estava passando por sérios problemas devido a falência de suas empresas. Sem vislumbrar nenhuma saída resolveu dar cabo da própria vida. Se trancou no quarto, pegou uma arma e para que sua família não escutasse o tiro ligou o rádio no último volume. Encostou o cano no ouvido e na hora de apertar o gatilho resolveu escutar a música que estava tocando, a qual dizia: "Tente, não diga que a canção está perdida. Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez..."(Tente outra vez). Decidiu tentar outra vez. "Hoje sou um empresário bem sucedido, tenho uma família linda graças a Deus e a Raul Seixas", relata.
Viva Raul! Viva a todos os malucos belezas!

3 comentários:

  1. Que saudade do meu eterno Raul. Suas musicas embalam todos os meus momentos: quando estou alegre, triste, amando ou filosofando. Toca Rauuuuul.

    ResponderExcluir
  2. "Apesar dessa voz chata e renitente, eu não tô aqui prá me queixar e nem sou 'apenas' um cantor..." Raul também sabia reclamar; e foi assim, com a sua voz marcante e 'renitente', que ele conquistou uma legião de fãs de todas as idades em várias gerações. Tenho o prazer de preservar uma coleção completa de vinil do Raul, desde The Panther's, passando por Vinte Anos de Rock até a Panela do Diabo, com Marcelo Novas - este último, lançado após a sua morte. É por tudo isso que eu digo:VIVA RAULLL!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Vieira pela lembrança. Eu que sou fã tinha esquecido completamente. Vai uma dica: poste algumas musicas do Raul ou algum clip. Ele tem musicas que os fãs mais novos não conhecem. Toca Raul.

    ResponderExcluir