Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

VALMIR OU DARCI? QUEM FOI O PREFEITO DE PARAUAPEBAS EM 2013?

Em 2014 nos deparamos com uma mega campanha publicitária da prefeitura. Através de outdoor, televisão, rádios, jornais e panfletos a Assessoria de comunicação despejou toda a carga de publicidade para tentar recuperar a imagem do Valmir da Integral bastante desgastada pela falta de ação e pelas trapalhadas. A campanha traz o lema "Parauapebas: O Trabalho Acontece, O Resultado Aparece".

O que mais chamou atenção nessa campanha foram as obras apresentadas como carro chefe do governo Valmir. Quase todas se tratavam de obras deixadas quase prontas pelo Darci e que o Valmir teve o trabalho de pintar ou apenas de mudar a cor da tinta para inaugurar. Um exemplo foram as 6 escolas apresentadas. Todas já estavam quase prontas e por motivo de calendário eleitoral não foram inauguradas. O mais instigante é que o Valmir nem conseguiu terminar todas as obras deixadas semi prontas por Darci. Pelo menos mais 4 escolas tiveram suas obras paradas nessa gestão ou continuaram a passo de tartaruga enquanto as crianças se aglomeram em anexos que mais parecem depósitos.

Um outro exemplo alardeado pelo governo é a melhoria do abastecimento do serviço de água. O governo atual não investiu quase nada no sistema de captação e distribuição. Se vocês se lembram, a partir de novembro de 2012 o sistema melhorou bastante devido ao funcionamento da etapa de ampliação de distribuição feita no governo anterior. A única novidade feita pelo SAAEP foi o sistema de envasamento de água em copinhos, coisa que aliás não é tão novidade assim. No mais, a cidade continua com pontos críticos na zona periférica que continuam sem água ou abastecidos por carros pipas.

Não estou aqui querendo enaltecer o governo anterior que aliás, também tenho minhas críticas que explicitei mesmo assumindo cargo de confiança na época. Nem estou querendo criticar o governo Valmir por dar continuidade em obras deixadas pelo governo anterior. Aliás, isso é o que deve ser feito num regime democrático civilizado. O que me deixa estarrecido é que nem isso o governo fez. Muitas obras que estavam em fase de conclusão continuam paradas depois de um ano, a exemplo de escolas, mercado municipal, hospital, etc.

As únicas obras originais do seu governo que o Valmir apresenta na campanha publicitária são as que estão destruindo a geografia da cidade. De forma descuidada está destruindo nossos morros e nossas nascentes (faz diretamente ou autoriza empreendedores). Essas obras colocaram Parauapebas em 1º lugar do ranking estadual de municípios com maior áreas de risco no Pará. Infelizmente o que nos aguarda no futuro são as tragédias e catástrofes que assistimos hoje nos telejornais nas grandes cidades e recentemente em Abaetetuba onde uma rua inteira foi "engolida" por estar em área de risco. Enquanto a prefeitura persegue famílias carentes que ocupam essas áreas, autoriza loteadores que destroem nosso ecossistema e desmontam morros inteiros para ganharem fortunas com loteamentos sem ao menos rede de esgoto.

E o mais intrigante ainda é a falta de ação dos órgãos que deveriam fiscalizar as obras com impactos ambientais. Lembro de quando eu era Secretário de Meio Ambiente esses órgãos tinham atuação forte na fiscalização. O Conselho Municipal de Meio ambiente, O Instituto Chico Mendes (antigo IBAMA), o Ministério Público, tinham uma excelente parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e por várias vezes barraram obras da prefeitura e evitaram prejuízos ambientais. Lembram da urbanização da PA e dos estacionamentos?

No mais, o governo Valmir não conseguiu sequer organizar o serviço de coleta de lixo. Enquanto o governo briga com a Clean e alguns amigos do poder brigam para abocanhar esse milionário contrato, a cidade está um lixo só.

Torço honestamente que em 2014 o Valmir assuma de fato o governo municipal e use nosso orçamento em prol do desenvolvimento sustentável. Nossa cidade necessita urgente voltar a crescer. Torço também para que as pessoas que rodeiam o governo vejam as críticas de forma civilizada e não como ameaças. O povo pede paz!

4 comentários:

  1. Essa campanha mentirosa pelo menos serviu para uma coisa: calar a boca da imprensa. Foi só o cacau entrar para muitos mudar o discurso. Eta terra de muro baixo

    ResponderExcluir
  2. Isso ai foi falta de planejamento culpa de vcs mesmo do pt, agora nao adianta chora o leite derramado.enquanto a clean tem que tira mesmo humilhar muito seus trabalhadores. e pq vc do pt liberou essa area aqui do deposito da leolar ex: liberou para o valdizinho colocar aterro ate o rio se quiser. ou nao e crime ambiental hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Luiz Vieira!
    Sou leitor assíduo do blog e gostaria de apresentar com sugestão de matéria a ser analisada por você, a situação da educação da Rede municipal. As condições de trabalho, a qualidade, uniforme, merenda, formação continuada... Aguardo ansioso.

    ResponderExcluir
  4. Luiz sugiro voce participar das reunioes do COMAM e saber que enquanto o ICMBio luta sozinho para proteger os morros da cidade, a SEMA (secretario) e os outros membros do COMAM fecham os olhos e fingem que nao sabem de nada... a ultima reuniao (terça passada0 era sobre os morros e nao teve corum (propositadamente ou nao). Nesse sentido, se informe melhor e acompanhe de perto, fica a dica de quem nao pode se identificar, mas esta bem informado.

    ResponderExcluir