Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A MANIPULAÇÃO DA MÍDIA E A ALIENAÇÃO DOS INCAUTOS

Não precisa ser muito inteligente para observar que a grande mídia vem travando uma luta acirrada para criminalizar os movimentos sociais e disseminar ideias alienantes com o objetivo de retomar as velhas políticas do passado.  Geralmente os barões proprietários dos meios de comunicação (Globo, Folha, Estadão, entre outros) são ligados aos velhos políticos corruptos e, graças aos servicinhos prestados aos corruptos conseguem manter seus monopólios e embolsarem milhões graças a esquemas criminosos. A Rede Globo por exemplo se criou e cresceu na ditadura militar. A família Marinho foi a grande responsável por esconder as atrocidades e os crimes da ditadura e por disseminar ideias para manter o povo alienado e pacato. Segundo a Primeira Dama (mulher do Roberto Marinho) a emissora também foi a responsável pela eleição do Caçador de Marajás Fernando Collor. Aqui prevalece aquela história: uma mentira repetida por várias vezes acaba virando uma verdade. Graças a Globo grande parte da minha geração cresceu acreditando que os estudantes que lutavam por democracia e liberdade eram perigosos terroristas que deveriam ser mortos pelo bem do país.

A manipulação ideológica é tão sutil que geralmente não é percebida. É como um óculos onde você enxerga através dele mas não o vê. Quando você percebe já está reproduzindo conceitos, ideias que não são suas. Em tempos de redes sociais essa praga se espalha de forma devastadora. Vejo amigos que não passam de pobres coitados, que são beneficiados direta ou indiretamente por algum programa social do governo, que estudam em universidades particulares graças ao Pró Uni e ficam postando ou compartilhando mensagens de cunho preconceituoso, artificial e ideológicos a serviço de uma elite podre que perdeu o poder e quer retomar a qualquer custo o seu esquema que manteve o Brasil como uma colônia norte-americana. Geralmente esses pobres coitados que funcionam como "mulas" (carregam ideias que não são suas) juram que são cabeças feitas, que leem, que tem opinião própria. Enchem a boca para falar que Jenuíno e Dirceu são bandidos e que o Joaquim Barbosa é super herói, que o Mensalão foi o esquema do PT, mas quando pergunto o que já leram sobre a Ação Penal 470, respondem: ahm! O que é isso? Ou seja: são emprenhados pelos ouvidos e, sem perceber reproduzem o que a grande mídia repassa, sem ao menos fazer um filtro crítico.

Madureira-o humor a serviço da elite
Cito como exemplo uma recente postagem do humorista  Marcelo Madureira do falido Casseta e Planeta onde de forma distorcida e descontextualizada destila seu veneno contra Lula. Um idiota como o Madureira escrever esse monte de asneira está ok, é normal. O que não é normal são as pessoas reproduzirem esse lixo e ainda pedir para eu compartilhar pelo face e ajudar a atingir 100 mil compartilhamentos até a copa. Aí já é uma ofensa para minha inteligência.

Como antídoto a essa imbecilidade, publico aqui na íntegra a resposta de Zelão que achei bem adequada.

Compartilhar com Madureira? Um cacete!
 
Compartilhar com essa ideia é aceitar o retrocesso, mesmo antes da era FHC/PSDB.  A burguesia retrógrada, reacionária, coronelista e colonialista nunca vai aceitar que foi governada por um ex-metalúrgico que não teve oportunidade de cursar uma faculdade, mas que nunca precisou de um diploma para provar que é um grande intelectual contemporâneo e que infelizmente só os de fora o reconhecem. Daí a utilizar-se de babacas do tipo Madureira – que de engraçado não tem nada e que nunca na vida experimentou fome e frio -, para tentar disseminar ideias negativas de um governo que errou tentando acertar. 
 
Por que será que não olham para o passado e tentam pelo menos enxergar alguma coisa de boa após 500 anos de jugo a que nos submeteram? Será que é só pela nostalgia? Será? Ou será que eles acreditam num governo 100%? Bem, se é isto, por que não o fizeram a vida toda que lá estiveram e querem que isto já tenha acontecido em apenas 10 anos? 
 
Dos velhos ignorantes, tenho pena, porque a burguesia “perfumada” lhes roubou o direito ao conhecimento, à informação verdadeira; dos jovens alienados, temo pela sua depressão e auto-marginalização – sim, porque depois de terem sido exaustivamente utilizados, servido aos propósitos da burguesia, serão descartados, abandonados ao nada. Dos jovens pseudo-intelectuais, tenho desprezo, porque, em sua maioria, estudam em instituições pagas com o suor (e o sangue) dos trabalhadores e querem a volta da barbárie por um único e simples motivo: o medo (de perder na) da concorrência. 
 
 Ideias como as do Madureira e de quem com ele compartilha não me representam.  Eu sou do povo, mas não sou um Zé Ninguém. Em nome do povo que agora está se tornando gente, EU PEÇO RESPEITO!
 
José O. Zelão V. Reis
Professor.
Parauapebas, 08.01.2014.


Um comentário:

  1. Toma-te. Dá-lhe Zelao. Essa playboizadinha fica falando m e nem sequer se da ao trabalho de estudar. Falta cérebro e caráter. Um bando de alienados que não é capaz de enxergar o mal que FHC fez ao Brasil. Um bando de ignorantes que alimentam ideias preconceituosas contra Lula. Pobre geração!

    ResponderExcluir