Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SOMOS TODOS SOBREVIVENTES NESSA GAIOLA DE LOUCOS

"Se chega alguém querendo consertar vem logo a ordem  de cima: pegue esse idiota e enterra" (Milho aos pombos - Zé Geraldo)


Popó sobreviveu a pistolagem
Estava em Uberlândia-MG e para matar a saudade do meu Pebinha resolvi dar uma "passadinha" pelos blogs. Quando abri a página do Zé Dudu, eis que me deparo com a notícia do atentado contra meu amigo Popó. Fiquei estarrecido, chocado. Pensei: mas como? O que o Popó tem a ver com pistolagem? Logo ele que é um militante moderado! Logo ele que tem uma índole pacífica! 

Na tentativa de encontrar respostas liguei para alguns amigos e fui informado que ele foi o autor de um dos processos contra o prefeito Valmir e nos últimos tempos demonstrara muita preocupação com sua segurança e integridade física. Fora isso nunca teve nenhum problema. Nunca discutiu com ninguém, nunca participou de nenhum ato polêmico, nunca desagradou a ninguém. Apesar de ser um jovem militante petista com um longo histórico de lutas em defesa da democracia, sua personalidade é agregadora. Nos últimos tempos esteve engajado na luta pela universidade em Parauapebas. Então ficou a pergunta no ar: quem teria interesse em acabar com a vida de Popó? Se tentaram matar uma liderança com o perfil do Popó, o que serão capazes de fazer com você que ousa a questionar o atual sistema político? O que farão com as lideranças que denunciam os desmandos e o abandono que está o nosso município? O que farão com as lideranças que denunciam os crimes ambientais que acontecem as claras em Parauapebas? O que farão com os que expõem a cumplicidade e a inércia dos órgãos que deveriam tomar providências contra esse caos? Quem está por trás dessa onda de pistolagem tão poderosa que ninguém se atreve a desmascarar? 

Quando o líder comunitário "Grande" foi assassinado as véspera de uma manifestação onde ele prometia parar a prefeitura, os moradores do bairro expuseram uma faixa com a seguinte frase: MATARÃO (mataram) MAIS UM LÍDER...). O pintor cometeu um erro ortográfico e escreveu MATARÃO ao invés de MATARAM. Esse erro acabou sendo uma profecia, um mau agouro, pois a sensação é de que a qualquer momento poderá morrer mais um. Quem será a próxima vítima? Poderá ser VOCÊ, EU, qualquer um. Qual a solução? Se acovardar e deixar o caldo entornar de vez? Se Deus permitir que eu esteja vivo escreverei sobre esse tema em particular. (SOB O SIGNO DO MEDO E DA COVARDIA).

Infelizmente Parauapebas está voltando ao período da barbárie. Nossa realidade já se assemelha ao período histórico do Brasil Colonial e aos primeiros anos da República onde os "coronéis" mandavam em tudo: no padre, no juiz, no prefeito e no povo. Sua vontade e seus caprichos eram ordens e ai de quem ousasse a contrariar. Os "coronéis" dispunham da vida de todos e tinham poderes sobre a vida e sobre a morte. Restava ao povo humilde obedecer e se calar. Não é exagero essa comparação. Basta analisar os últimos acontecimentos e você verá que terá que se benzer e pedir proteção divina. Para quem você vai denunciar os abusos cometidos pelo poder? Pelo menos antigamente o povo podia reclamar para o Papa. E hoje?

Isso tem que acabar. Todo mundo comenta "a boca pequena" quem são os algozes, quem são os que fazem ameaças e intimidações. Precisamos reagir antes que seja tarde. Não se acomode. Lute! Denuncie! Se você conhece alguém que pode atentar contra sua vida, registre esse fato, comente com amigos e parentes, faça dossiê com os possíveis nomes de quem teria interesse em tirar sua vida. Se você se esconder, se acovardar será uma presa fácil.

Vida longa a Popó. Vida longa aos que lutam por justiça e paz!

3 comentários:

  1. Vida longa a você Luiz Vieira. Felizmente temos pessoas como você que tem coragem de denunciar, pois a maioria fica calada e acaba sendo cumplice. Concordo com você. Nunca tivemos tanta violência em Parauapebas. Não acredito que seu Valmir seja capaz de mandar matar alguém mas está cercado de gente ruim e capaz de qualquer coisa p defender seus próprios interesses.

    ResponderExcluir
  2. Realmente estamos voltando ao passado. Já ouvi um empresário com influência no governo citar vários nomes que mandaria matar. Segundo o empresário essas pessoas estariam atrapalhando seus negócios. Fiquem de olho aberto. Vou passar para a família do Popo o nome desse empresário.

    ResponderExcluir
  3. Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas mas não conseguirão deter a primavera. (Bertold Breath). Muito adequada para a realidade de Parauapebas. A justiça é cega e conveniente ao poder, então está na hora do povo reagir. O mesmo risco que corre o pau corre o machado. Chega de bancar os carneirinhos. Vamos fazer justiça camaradas.

    ResponderExcluir