Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Um papo reto com Tião (Feliz dia de São Sebastião).

Por Aderbal Da Silva 
 
Oi seu Tião, boa tarde; tudo bem? Como o Sr sabe (e o Sr sabe de tudo), eu estive fora uns dias - aliás, muitos dias - e como hoje é o seu aniversário e o Sr merece ser homenageado pelo seu prestígio, eu resolvi dar uma rápida passada por aqui, para também render-lhe as minhas homenagens.

Ô seu Tião, que tristeza! Que vergonha! Que decepção! Não prepararam o ambiente para a sua festa. Os responsáveis por isso se embriagaram de dinheiro, poder e vaidade e te viraram as costas. A propósito, seu Tião, o Sr que pouco sai de casa, mas vê e sabe tudo, já viu o que fizeram com aquela parte da sua cidade, lá pras bandas da Feira do Produtor? Só lama, lama, lixo e mais lixo e prá completar o cenário, um bando de seres humanos, vagando entre as pessoas, bebendo, fumando, cheirando (e fedendo), gritando e brigando.

Ah seu Tião, o Sr deve de estar se perguntando: "para onde está indo todo o dinheiro que eu negociei com o meu pai para que esta cidade se tornasse a oitava maravilha do mundo"?

É seu Tião, como tantos filhos seus que eu mesmo já ouvi, o Sr também deve de estar dizendo: "ah, se arrependimento matasse!" 

Pois é seu Tião, desculpe a minha ousadia - é que eu acho que os santos também, de vez em quando, precisam ouvir uns conselhos -, mas eu lhe digo: ainda há tempo de se consertar o mal feito; e se o puxão de orelha não doer muito - desculpe de novo -, da próxima vez (e está muito próximo), oriente melhor o seu povo; o Sr sabe né? Com a educação que temos, o povo segue as orientações daqueles em quem ele acredita que estão com a razão (coitado do seu povo, seu Tião!).

Eu só quero lhe perguntar uma coisinha de nada seu Tião: o Sr está satisfeito com o ambiente que os seus chegados prepararam para a festa do seu aniversário? Não me faça cara feia e nem precisa me responder. Mas eu lhe digo outra coisa: Com tanta sujeira, tanta falta de respeito com este seu povo, tanta orgia com o dinheiro que o Sr providenciou, não faço a menor questão de ser convidado para a sua festa - tô fora! Prefiro comemorar o seu aniversário do meu jeito; respeitando a sua memória e com mais humildade.
Boas festas seu Tião; até breve. Quem sabe no próximo ano eu possa ver o seu povo mais feliz e comemore junto com ele!?

Ah, prá não esquecer: Feliz aniversário! Êh Tião!!!

Parauapebas, 20 de janeiro de 2014.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário