Nessa terça, 17 de setembro o
Jornal Liberal divulgou o processo que a Justiça Federal moveu contra a Rede
Celpa. Deu um prazo de 45 dias para que a ANEEL fizesse uma vistoria técnica
para avaliar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária elétrica e
apresentasse o relatório. Onde isso aconteceu? Em Santarém. Parabéns ao
Ministério Público daquele município que agiu de acordo com suas atribuições
que tem como primórdio defender a população dos abusos cometidos por empresas
ou instituições. Parabéns ao juiz Pablo Zuniga Dourado que assinou a decisão.
Via de regra, no Estado do Pará
prevalece os abusos cometidos contra os cidadãos, principalmente contra aqueles
mais humildes que não conseguem nem reclamar. Os órgãos que deveriam proteger
os interesses desses cidadãos geralmente se encontram em estado de penúria e
não recebem apoio do Estado ou do Município. Em Parauapebas por exemplo o Poder
Judiciário com o Ministério Público depende de quase tudo da boa vontade da
prefeitura, e por mais que se diga o contrário, isso cria um laço de
dependência. As agências reguladoras que
deveriam fiscalizar a qualidade dos serviços geralmente agem como defensoras
das empresas. Quando tiver qualquer problema com a CELPA ligue para a ANEEL
(Agência Reguladora de Energia Elétrica) e veja o atendimento que você vai ter.
Vão te deixar esperando por 30, 40 dias para depois te responder que a CELPA agiu
dentro dos padrões. Que padrões?
Em Parauapebas a Rede Celpa está
cada dia pior. Os flagrantes de maus serviços e desrespeito aos consumidores
são cada vez maiores. O que já era ruim, piorou após a compra da falida Celpa
pelo grupo Equatorial. Hoje a CELPA já é a empresa concessionária de serviço
público mais odiada do Pará. Não é a toa que ela é campeã de reclamação no
PROCOM. O resultado são os péssimos serviços prestados a população, os
constantes piques de energia, os constantes prejuízos pela queima de
equipamentos elétricos e perda de produtos resfriados, etc. O escritório de atendimento que fica na rua
D, Cidade Nova, é o retrato do desrespeito com o povo. Um lugar sem nenhuma
estrutura e poucos atendentes. É um lugar ideal para quem quer perder um dia e
ficar uma semana de mal humor.
Quando o nosso Ministério Público
em conjunto com o PROCOM vão tomar uma medida contra esses abusos? Quando o
Prefeito vai agir de verdade e botar ordem no seu município e enquadrar a Rede
Celpa? Por enquanto a prefeitura só fez reunião com a concessionária para pedir
providências, mas não EXIGIU. Do Governo
do Estado que é o responsável direto pela concessão não podemos esperar nada. O
Jatene já demonstrou que odeia a Região Carajás e mantém uma relação servil e
promíscua com os empresários da Celpa. A quem recorreremos?
A impressão que temos é que não
adianta reclamar, que não podemos fazer nada. Aí está o grande erro. Tudo o que
devemos fazer é reclamar, reclamar e reclamar. Mesmo que a princípio pareça que
não vai adiantar, mesmo que o seu problema não seja resolvido individualmente,
reclamar vai gerar um desgaste para a empresa e para os órgãos que deveriam
defender os consumidores. Mas não vale reclamar para a vizinha. Tem que ir ao
PROCOM, ao Ministério Público. Tem que exigir o número de protocolo e ficar
insistindo, cobrando a solução.
Quero denunciar como consumidor uma pratica abusiva dessa concessionaria no tocante a cobrança da conta de consumo: Hoje dia 25/3 vieram marcar o consumo de minha residência e colocaram a data da leitura atual, data da emissão e data da entrega como tendo sido feitas em 19/03. com isso eles elevam o faturamento bem como o faturamento da contribuição de iluminação publica que pode dobrar, triplicar e assim por diante. Acontece que esse procedimento desonesto prejudica também os consumidores e está virando um habito contumaz dessa empresa. Haja abuso. Pergunto: a quem recorrer? Os órgãos de regulação e suas ouvidorias não estão nem aí. Ate quando o povo brasileiro vai continuar sendo espoliado por esses empresários corruptos que são aliados dos políticos corruptos?
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