Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CAMINHO DE SANTIAGO - DIÁRIO DE UM PEREGRINO IV

As Igrejas do caminho


Catedral de Santiago de Compostela
O Caminho de Santiago apresenta uma variedade de riquezas infinitas. Desde a gastronomia, a cultura, a arqueologia, a história, a música, e, principalmente a religião. Para quem quer fazer um retiro espiritual, vai encontrar um ambiente especial no Caminho, pois em qualquer povoado há sempre mais do que uma igreja. Estrategicamente a igreja principal está na entrada da vila ou cidade, de maneira que não passa despercebida; para quem quer fazer um estudo sobre a história da religião ou das igrejas, também encontrará terreno fértil.

Na rota você vai encontrar igrejas de imensa riqueza arquitetônica e histórica. A maioria são construções rudimentares feitas com blocos de pedra. Algumas são simples e rústicas, outras são luxuosos templos com todo o requinte arquitetônico que abrigam inestimáveis tesouros sacros. Nota-se uma mistura das tendências e estilos que vão desde o barroco, gótico, românico até o clássico. Construções datadas desde o século X  estão até os dias atuais em perfeito estado de conservação testemunhando a solidez e a perfeição da arquitetura antiga.


Palácio de Gaudí (Museu do Caminho)
Toda a riqueza histórica e religiosa está resumida e bem preservada no Palácio de Gaudí na cidade de Astorga que fica na Província de León. Para quem aprecia arte sacra, ali está um tesouro inestimável, a começar pela riqueza arquitetônica do palácio. Sua construção teve início em 1889 pelo genial arquiteto espanhol Antoni Gaudí Corneti. Após um incêndio em 1886 que destruiu a antiga residência episcopal, o bispo de Astorga Juan Bautista Grau Vallespinós encarrega seu amigo Gaudi para a construção do novo palácio.

Com a morte do bispo, Gaudí abandona a obra em 1893 e García Guereta finaliza em 1913. Nunca chegou a ser usada como residência episcopal, abrindo-se ao público em 1964 como "Museo de los caminos". O museu abriga importantíssima coleção de epigrafia e numismática romana, além de peças da idade antiga e medieval. Destaca-se uma área dedicada a vários sepulcros góticos.

Se você pretende fazer o Caminho de Santiago reserve um dia para se hospedar em Astorga e visitar o Palácio de Gaudí. Aproveite também para entrar em cada igreja -das mais simples até as suntuosas catedrais- e mergulhe no ambiente de contemplação e deixe seu cérebro flutuar. Garanto que você vai fazer uma viagem pela Idade Média e até se sentir um cavaleiro medieval, como se estivesse vivenciando a própria história. Independente de sua religião ou convicção, é impossível não se envolver nesse misterioso enredo transcendental.

Tenha uma boa viagem!








4 comentários:

  1. Que lindo texto Luiz. Toda terça fico esperando para ver o Diário do Peregrino e cada vez fico mais entusiasmada e com vontade de fazer esse caminho. Você esqueceu de colocar o tema da próxima terça.
    Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima das 18:50, obrigado pela preferência. Realmente esqueci de indicar o tema da próxima terça. Será sobre a comparação entre o povo espanhol e os brasileiros.
      Grato. Volte sempre.

      Excluir
  2. Parabéns pela aventura. Gostei da cara do peregrino da primeira foto. (rsrs) Radical. Você entrou no Castelo de Gaudí? Tem fotos do interior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Entrei no castelo sim e tenho muitas fotos. Se me indicar um e-mail posso te enviar algumas. É um lugar deslumbrante.

      Excluir