Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

GESTÃO DO PREFEITO DARCI COLOCOU PARAUAPEBAS EM 1º LUGAR NO RANKING ESTADUAL DE EFICIÊNCIA FISCAL

Fonte: Blog Pesquisas Acadêmicas



Em 2011, Prefeitura de Parauapebas foi estratégica para realizar investimentos e medíocre para gerar recursos próprios. Ainda assim, garantiu primeiro lugar no Pará em eficiência fiscal
Dois anos atrás, o município de Parauapebas tinha a prefeitura mais bem saneada do Pará e que ocupava a 42ª colocação no país. O dado consta do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado ontem, segunda-feira (23), pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A nota – que vai de 0 a 1, e quanto mais próxima de 1, melhor – é de 0,829 para a Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP), o que implica alto grau de eficiência fiscal. O índice total é dividido em vários indicadores (IFGF Receita Própria, IFGF Gasto com Pessoal, IFGF Liquidez, IFGF Investimentos e IFGF Custo da Dívida).
Os investimentos feitos pela PMP em 2011 alcançaram pontuação máxima (1), embora, em extremo oposto, sua capacidade de gerar receita própria (0,389) tenha se posicionado de forma medíocre na 855ª colocação, o que evidencia a necessidade local urgente de diversificação da matriz econômica, para além da mineração, cujos royalties e arrecadação de ICMS colocam o município na desconfortável situação de dependência crônica.
No tocante a gastos com pessoal (0,997), o Executivo da "Capital do Minério" é o melhor pagador do Pará e está no topo do Brasil para seus servidores públicos. A prefeitura também foi eficiente em liquidez (0,91) e no controle de suas dívidas (0,878), entre receitas e despesas.
A segunda melhor prefeitura paraense nesse conjunto é a de Curionópolis, que tem IFGF de 0,796.
DESTAQUES
As prefeituras paraenses campeãs em receita própria são Curionópolis e Ourilândia do Norte (1), onde, apesar de existir mineração, há razoável diversificação econômica e, principalmente, excelente aproveitamento dos recursos que entram no caixa da prefeitura. Essas mesmas prefeituras também se destacam com conceito máximo (1) em investimentos porque, apesar de não terem as cifras vultosas que entram na conta-corrente da PMP, conseguem canalizar os recursos recebidos e transformá-los em benesses sociais.
A Prefeitura Municipal de Curionópolis tem crescido no ranking, notadamente por conseguir manter as contas enxutas, racionalizar os investimentos e manter o pagamento do funcionalismo em dia. Não é à toa que o prefeito Wenderson Chamon, o "Chamonzinho", é um dos chefes de Executivo com a mais alta popularidade e mais elevado prestígio do Pará.
Em Marabá, cuja prefeitura ocupou a terceira colocação na lista estadual das mais bem saneadas, os investimentos dos recursos atingiram nota máxima (1), mas a performance do pagamento dos servidores (0,595) foi deplorável.
O município de Canaã dos Carajás não teve pontuação calculada porque, segundo a Firjan, não apresentou dados – ou os apresentou com inconsistência – ao Tesouro Nacional. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, os municípios do país tinham até abril do ano passado para declaração de contas públicas do exercício de 2011.

Um comentário: