Pesquisar este blog

sábado, 9 de maio de 2015

UM TRISTE ANIVERSÁRIO.

Imagine a seguinte situação: você é incumbido de fazer uma festa para comemorar o aniversário de um amigo querido. Só que não precisará gastar nem um centavo do seu bolso, pois o amigo deixou uma gorda poupança para você gastar como quiser nesse evento.  Você aluga um espaço e percebe que o local está abandonado e com muita sujeira. Ao invés de fazer uma faxina geral e ornamentar caprichosamente para o evento, decide gastar o mínimo possível na festa e ficar com todo o dinheiro do amigo para você. Então, manda dar uma demão de tinta na frente, poda uma parte do jardim, e improvisa de última hora uma decoração barata e um show chinfrim. No dia da festa, o aniversariante fica surpreso com o evento. Nota que o local está caindo aos pedaços, cheio de lixo, bagunçado, o matagal tomando conta da área livre, além de muitos insetos e animais peçonhentos no recinto. E para piorar, os principais convidados são seus desafetos que tentaram durante toda a sua vida tirar proveito e extorquir-lhe. Logo na recepção, teve que passar por um trote: teve que atravessar um corredor formado por pessoas vestidas de palhaços, onde levou pontapés, dedadas e ouvir insultos disfarçados de elogios. E para finalizar, o banquete tinha gosto de fezes e o vinho, gosto de fel. Já imaginou!

É mais ou menos assim que nossas autoridades estão comemorando os 27 anos de Parauapebas. Pobre cidade! Durante quase três décadas ofereceu riquezas incalculáveis ao seu povo. Contribuiu sucessivas vezes para nos colocar em primeiro lugar no ranking da balança comercial, nos oferece uma natureza exuberante e farta. E o que nossas autoridades dão em troca? Oferecem o desprezo, o abandono, o escárnio. Sugam toda sua riqueza, destroem seus rios, igarapés, morros e vegetação. Destroem tudo em nome de um falso progresso e ainda festejam num banquete particular que mais parece um festim diabólico com rituais macabros.

Nesse dia 10 de maio, onde comemoramos também o dia das mães, nossa mãe Parauapebas amanhece triste e melancólica. O prefeito Valmir nem sequer limpou a faxada do local da festa. Até iniciou o corte da grama dos canteiros centrais em torno da PA, mas abandonou. Até o meio fio que começou a ser pintado ficou pela metade. Parece que alguém roubou a tinta. O lixo está espalhado pelas ruas e serve de alimento para cachorros e cavalos que perambulam livremente nos "pastos" asfaltados.

Ruas intrafegáveis em pleno centro da cidade, ampliação do abastecimento de água abandonada após as eleições, obras paradas, comerciantes quebrados por falta de pagamento da prefeitura, escolas sucateadas e com merenda improvisada, recrudescimento do crime organizado, corrupção, impunidade, vereadores disputando a fatia do bolo podre, são apenas alguns dos cenários preparados a miúde para essa festa. E para botar a cereja no bolo, ficamos famosos em rede nacional. Parauapebas é a terra onde os "pobres" vereadores não sobrevivem com o salário de R$ 10 mil/mês se não for corrupto. Até onde sabemos, todos estão vivendo, e muito bem.

Apesar dos corruptos, apesar dos lacaios que sustentam esse sistema, apesar das pessoas violentas que resolvem suas diferenças à bala, apesar de tudo, parabéns Parauapebas. Desejamos dias melhores a você!


3 comentários:

  1. Acho que na verdade, o prefeito não liga pra nada nao, ele já desistiu dessa cidade faz tempo, nao se importa com nada nem ninguem.
    quem pode fazer alguma coisa nao faz, pq tá levando vantagem nisso, quanto pior ficar melhor pra eles.
    outra coisa, a vale nao pode simplesmente ignorar parauapebas, ela tem poder politico pra ajudar e nada faz, pq será? as vezes acho que o melhor a fazer e ir embora enquanto é tempo, fujam pras colinas enquanto podem, salve-se quem puder.

    ResponderExcluir
  2. Como fazer algo? Se tudo que é feito segue para a gaveta!!! Todas as ações, representações, denúncias, são arquivadas ou, simplesmente, não andam...

    Ameaças de morte, demissão, tudo é feito sem qualquer impunidade. Estamos fadados a essa sina impura de termos nada.

    O único meio de reverter essa penúria é nas urnas. Escolher decentemente quem vai nos representar nas já não tão longe eleições de 2016. Extirpar essa corja que anunciou mudança - e fez - só que para pior.

    Não vamos deixar a ilusão de velhas raposas serem a palma

    ResponderExcluir
  3. E depois de passada a Festa da Vergonha, o Banquete dos Ricos Mendigos, ficou a dica do corajoso Tico Santa Cruz para o Brasil e o mundo: Parauapebas é a "Terra de políticos caras de pau" - onde ser corrupto é a regra entre eles e não a exceção.
    Parabéns, nada. Eu digo: que vergonha! (Que pena que os políticos de Parauapebas não a tem!).

    ResponderExcluir