Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

OPERAÇÃO FILISTEUS (OU OPERAÇÃO TERREMOTO)

Para quem não se lembra, postei uma matéria aqui no dia 1º de março que trazia como título "ÁGUAS DE MARÇO". Quem perdeu é só clicar aqui. Na matéria previ mudanças drásticas na política de Parauapebas. No decorrer do período batizei o processo de TERREMOTO, em alusão às mudanças que iria provocar em nossa cidade. Por isso, prefiro chamar a "Operação Filisteus" de "Operação Terremoto".

Ontem, 26 de maio de 2015 os incrédulos acordaram estarrecidos com a movimentação da polícia em nossa cidade.  O Ministério Público em conjunto com a Polícia Federal realizou aqui em Parauapebas a maior operação contra a corrupção que já houve no Estado do Pará. Nem os mais otimistas acreditavam que tal fato fosse acontecer por aqui, devido ao nosso histórico de corrupção e impunidade. Mas aconteceu. Policiais do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) desembarcaram aqui na madrugada com vários mandados de busca e apreensão contra diversos vereadores, prefeito, secretária de habitação e empresários. Na câmara os seguintes vereadores tiveram seus gabinetes arrombados: Josineto Feitosa (SDD), Arenes (PT), Devanir Martins (SDD), e Odilon Rocha de Sansão (SDD). Os mesmos também tiveram suas casas vasculhadas pelos "homens de preto". Na prefeitura o GAECO e a Federal vasculharam o setor de licitação, a secretaria de habitação, a procuradoria e o próprio gabinete do prefeito. A casa do prefeito Valmir Mariano (PSD) também sofreu a operação, tendo o mesmo ficado detido durante toda a devassa. Outra secretaria que sofreu uma devassa foi a SEMOB, onde foram apreendidos documentos e computadores.

Além dos políticos, o Ministério Público também cumpriu mandato de busca e apreensão na empresa de Hamilton Ribeiro e no Supermercado Baratão do empresário Edmar Cavalcante. Segundo informações da promotoria, essa foi uma operação para desmanchar uma quadrilha que atuava na prefeitura e na câmara e que praticava todos os crimes como licitações fraudulentas, superfaturamento na compra de lotes, notas fiscais frias, pagamento de propinas, desvio de recursos público, entre outros.

Como resultado inicial, tivemos até agora três prisões: vereador Arenes preso por posse ilegal de armas, vereador Odilon, preso por corrupção ativa e posse de armas e o empresário Edimar (Boi de Ouro) por fraude em contrato com a câmara. Fomos informados que os presos foram transferidos para Belém, exceto o Odilon que passou mal.

Odilon mais uma vez é destaque nacional


Hoje no Bom Dia Brasil o Chico Pinheiro deu grande destaque na prisão do vereador Odilon e repetiu sua surpreendente declaração que culminou esse terremoto. Falou que o vereador tinha um esquema com o empresário Edmar Cavalcante, dono do supermercado Baratão, onde ficava com parte do dinheiro do contrato superfaturado de fornecimento de alimentos e contrato de locação de veículos. O repórter denunciou ainda que até um lava-jato em nome da filha do vereador tinha contrato sem licitação com a câmara.

Edmar Cavalcante (Boi de Ouro) seria boi de piranha?


Muitos comentam pela cidade que a prisão do empresário Edmar foi apenas uma estratégia da polícia para pegar peixes mais graúdos. Ele é conhecido e benquisto na cidade e até o presente momento não havia provas do seu envolvimento em nenhum esquema. No entanto, o modus operandi que o poder público impõe aos empresários, deixa-os numa situação complicada. Muitos se submetem as regras do jogo para não caírem em desgraça, e acabam se envolvendo indiretamente no esquema. 

É claro que o Boi de Ouro não vai aceitar virar Boi de Piranha. Deve provar que foi vítima desse esquema e assim, muita gente vai cair.

Leia daqui a pouco: Vereador Odilon injustiçado.

4 comentários:

  1. entendo que uma das causas dessa ação foi a declaração infeliz semana passada do Odilon. Se o MP não fizesse nada seria acusado de omissão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, só lembrando que a maior parte dos serviços executados pelo GAECO aqui em Parauapebas a ordem veio de Belém. O pessoal do ministério publico daqui só funciona quando a ordem vem dos superiores. Cadê que ninguém daqui(MP) nunca falou nada sobre as muitas denuncias do governo Valmir Mariano e seus Secretários. Odilon teve que subir na tribuna da Câmara Municipal e assumir que é corrupto, e virar manchete nacional só assim fizeram alguma coisa? Se não tivesse tido essa mídia toda pelo que ele falou, nada teria acontecido, porque denuncias já teve uns montes anteriormente.

      Excluir
  2. Está faltando a turma do "Cadê o dinheiro que estava aqui?" E quero ver alguém responder "O gato comeu". Aí o "pai vai comer".

    ResponderExcluir