Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de maio de 2015

PT REALIZA ENCONTRO COM MILITÂNCIA MOTIVADA

O Partido dos Trabalhadores reuniu nesse domingo, 03 de maio com seus filiados no Encontro Municipal. O encontro aconteceu no Plenarinho da Câmara Municipal e estava completamente lotado de filiados que passaram o dia debatendo os novos rumos do partido em Parauapebas.

A pauta do encontro foi: conjuntura internacional, nacional, estadual e municipal. Para tratar da conjuntura internacional, nacional e estadual, tivemos como palestrante o presidente estadual Milton Zimmer que explanou sobre a crise internacional e seus reflexos no Brasil e no Estado do Pará. Discorreu também sobre o momento delicado que o PT atravessa devido aos constantes ataques da direita conservadora que não engoliu sucessivas derrotas para o partido.

Vereador Euzébio se declara oposição ao governo Valmir



Mas, o ponto alto do encontro foi o debate sobre conjuntura municipal. A mesa composta pelos vereadores Euzébio e Eliene (PT) apresentaram a situação econômica e política que se encontra o município de Parauapebas. Eliene afirmou, na sua explanação que o governo Valmir tem sido um desastre para todos os parauapebenses. Citou o exemplo das entidades que estão à míngua por falta de repasse de verbas dos convênios e das empresas que prestam serviço para a prefeitura e não recebem.

O vereador Euzébio Rodrigues surpreendeu a plenária durante sua explanação sobre a conjuntura municipal. Ele que vinha mantendo apoio ao governo Valmir desde o início do mandato, agora resolveu se assumir como oposição. Disse que o governo Valmir não tem mais nada a oferecer à Parauapebas e que é importante nesse momento o partido se manter unido em prol de um objetivo maior que é derrotar esse prefeito. Euzébio chamou atenção para a grande crise que o município está atravessando e atribui unicamente a falta de capacidade e responsabilidade do governo Valmir. Enfatizou que a estratégia é fortalecer o nome de Darci Lermen e vai caminhar com ele lado a lado para ajudar a retomar a prefeitura de Parauapebas. Conclamou a militância a esquecer as diferenças e buscar a unidade, "pois somente com a união é que poderemos alcançar nossa meta", destacou o vereador.

Ainda não se sabe se o vereador Euzébio foi influenciado por alguma liderança, ou se foi contagiado pela energia dos militantes presentes no encontro, mas o fato é que ele surpreendeu a todos com seu discurso contra o governo e foi muito aplaudido. Resta agora saber se foi pra valer ou foi empolgação do momento. Os filiados já aguardam ansiosos pelo seu discurso na sessão da câmara dessa terça (5).

O vereador Miquinha também foi outro que deu o tom de oposição no seu pronunciamento. Disse que nunca recebeu nada desse governo e nunca teve qualquer benefício, cargo ou qualquer vantagem. "Andam dizendo por aí que apoio o governo Valmir, mas isso é mentira. Meu compromisso é com o PT. Foi o Movimento Sem Terra que me trouxe para a vida pública e eu honro essa camisa", ressaltou o vereador. Miquinha falou que chegou a receber uma visita de um empresário em sua casa que lhe oferecera dinheiro e secretaria em nome da vice-prefeita Ângela para embarcar na onda de cassar o Valmir. Afirmou que não aceitou pois entende que deixar o Valmir no mandato será melhor para a estratégia para eleger Darci prefeito em 2016.

Os filiados presentes avaliaram positivamente o encontro e elogiaram o alto nível dos debates. "Com certeza saímos mais fortalecidos e motivados para os próximos desafios", enfatizou João Correia. 


7 comentários:

  1. Luiz Vieira, tu ta falando sério ou e igual a matéria sobre João do Feijão? Tu deve ta de sacanagem. Coxinha e doquinha na oposição? Mas quando mano?

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz, o entusiasmo de uma plenária genuinamente petista acaba por inflamar as bases, repensar atitudes e desmascarar falsas intenções... ser oposição implica em abrir mão de acordos, explanar acerca do desgoverno e acima de tudo cobrar... veremos as cenas dos próximos capítulos... Uma amiga sempre me diz que se tratando de politica "mudam-se os atores, mas não mudam os personagens"..Eu creio que a primeira mudança tem que ser de cenário, pois este esta inadmissível..

    ResponderExcluir
  3. O oscar vai para? Coxinha e Doquinha, melhor interpretação de opositores, esse dois são uma piada mesmo.

    ResponderExcluir
  4. É interessante! Não se manifestam sobre o afastamento do atual prefeito, porquê Darci se fortalece com os erros bruscos do homem. o povo se ferram por 1 ano e 7 meses. ou seja, não se importa se tudo vai mal até o fim do mandato do moço. o que deve é a Ângela assumir porque provavelmente se fortalece e Darci se torna fraco. É um jogo Maquiavélico. Vocês podem estar enganados. Primeiro ajudar a cuidar da vida útil da cidade, e de sua população. a seguir pensamos no melhor. agora para prevalecer o abandono total para se dar bem, é covardia. covardia mesmo.

    ResponderExcluir
  5. A notar pela cara dos componentes da mesa, parece que motivado mesmo só o Darci. Ele deve de ter lá os seus motivos, não?

    ResponderExcluir
  6. Miquinha e Eusébio deviam estar gozando de rir por dentro da cara dos participantes do encontro pensando como o tiririca. abestados..... estão acreditando em tudo que falamos.... abesssssstados.......

    ResponderExcluir
  7. O PT, E SEUS VELHOS E NOSSOS DESAFIOS!

    O ano de 2015 será de extrema importância para os rumos do Partido dos Trabalhadores em Parauapebas. No plano municipal, um dos grandes desafios é reconquistar o espaço crescentemente ocupado pelo partido do atual prefeito – PSD, e outros adversários emergentes tais como Marcelo Catalão, Aldelson, Zé Roberto, Zé Reinaldo e Gesmar, Além disso, é urgente uma atenção maior com relação ao diretório municipal do PT, o PT precisa se organizar e rever sua estratégia. Seja no tocante ao executivo ou ao legislativo, sem leva em conta unicamente o sucesso eleitoral.
    Esse será um ano para definir o espaço do PT na disputa pelo poder local. É urgente uma reflexão e discussão sobre o papel do partido na administração municipal nos anos gestado por Darci, e a sua contribuição com um projeto do PT, uma discussão verdadeiramente, democrática e sem caça as bruxas.
    O PT de Parauapebas precisa ocupar seu espaço com autonomia e consistência ideológica e programática. Precisamos atentar para o fato de que, a disputa pelo poder local fortalece a disputa pela luta hegemônica que estamos travamos a nível nacional, por nos possibilitar, a partir da inversão de prioridades, a realização de mudanças profundas nas estruturas políticas e econômicas do nosso país, fazendo-a experimentar o modelo de inclusão vivido pelo país e fortalecendo assim nosso projeto nacional.
    O ano de 2015 será um ano favorável para a formação de frentes de esquerda em nosso município. O PT, maior e mais expressivo partido de esquerda do país, não pode se ausentar nem deixar de liderar esse processo, tanto no Estado, quanto em nossa cidade. Será o ano de arregaçar as mangas e delinear estratégias que serão decisivas no desenvolver do processo que culminará nas eleições de 2016.
    É com esse espírito de luta e com a consciência dos desafios e das responsabilidades que trago para esse momento conjuntural, que a direção do PT comece determinada a contribuir decisivamente com o direcionamento a ser dado ao partido a partir de agora.
    Conversando com nossos aliados fundamentais que é o povo e suas organizações de luta do povo. É com esses que devemos construir um projeto para e com o povo de Parauapebas. Não apenas com a perspectiva eleitoral, mas, sobretudo na luta cotidiana da classe trabalhadora. O PT não deve adotar uma postura defensiva. Mesmo sendo brutalmente atacado, conseguiu resultado histórico nas eleições anteriores.
    Outro grande desafio para o PT é ser o interlocutor de proposta que expressem as aspirações da nossa juventude. Os jovens são vítimas de todas as excreções de violência, morrem nas periferias do sistema; quando não são pobres e negros, também “morem” com a incapacidade de sonhar e de acreditar em novo modelo de sociedade.
    O PT, ao longo da sua historia, formulou novos paradigmas para as políticas públicas. Provou que é possível construir grandes programas inovadores e arrojados, sem perder de vista a responsabilidade administrativa.
    O PT tem identidade: é impossível um governo liderado pelo o PT, que tenha inspiração na nossa historia, não se estruturar na democracia, não dialogar com os oprimidos no sentido mais amplo do conceito de opressão, não ter a sensibilidade no enfrentamento às injustiças históricas e no combate a todas as formas de expressões de misérias.
    Talvez o nosso maior desafio, foi e será a implantação do modo petista de governar, temos que visualizamos novas demandas históricas e nos colocamos de prontidão a esse debate construtivo, mais que um debate eleitoral, o modo petista de governar cria a identidade de um projeto em nossa cidade, persegui-lo deve ser a nossa prioridade nas discussões internas, possibilitando assim uma orientação aos nossos Vereadores, no debate a ser feito na câmara municipal.
    Vamos olhar a nossa historia e seguir com passos firmes na busca do nosso futuro, nossa cidade parece ser pequena comparada com o nosso país, mais é aqui em nossa cidade que se começa a ser feliz. Ate os oportunos debates!

    Parauapebas em, 09 de maio de 2015.

    D. B. Sousa

    ResponderExcluir