Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de maio de 2015

SESSÃO DE 19 DE MAIO -

Ontem (19) a sessão foi meio assim, "borocoxô", se é que me entende. Com dois vereadores ausentes (Bruno e Odilon), não aconteceu nada de novo, nem uma emoção. Até a polícia que sempre comparece com a tropa de choque preparada para guerra, dessa vez não deu o ar da graça. Acho que alguém deu um toque no presidente que aquela ostentação policial de forma exagerada pega mal, coisa de ditador inseguro.

Mas nem tudo foi insosso. Um grupo de estudantes das escolas estaduais resolveu fazer uma manifestação. Adivinhe quem era o alvo principal? Ele mesmo. O vereador mais famoso e badalado do momento. Com gritos de fora... (não vou colocar o nome dele aqui para não ficar mais famoso), os manifestantes adentraram no plenário com faixas, tambores de lata, caras pintadas e camisetas de protesto. Pena que o vereador não estava lá para receber as homenagens, que foram bem diferentes das que recebeu semana passada preparada "espontaneamente" por empregados.

De costas para os vereadores


O momento mais crítico da manifestação foi na hora do hino nacional. Todos viraram-se de costas para os vereadores e vaiaram. Achei a manifestação inusitada e irreverente. Coisa da juventude. Alguns assessores de vereadores acharam falta de educação, de respeito. No momento que os vereadores começaram a falar no grande expediente, saíram todos, deixando o plenário vazio. Depois voltaram e brincaram de "trenzinho". Confesso que fiquei com vontade de entrar na roda, mas não ia pegar bem um "tiozão" no meio da meninada.

No grande expediente que costuma ser o ponto alto da sessão, foi aquele clima de circo quando o palhaço cai do trapézio e quebra a coluna. Uma tristeza só. Apenas o Pavão e o Josineto falaram, mas já não tinham aquela empolgação de oposição determinada. Muitos comentavam que o G-7 já não era mais 7. Será? 

Novidade mesmo foi só no momento das explicações finais onde cada vereador tem 5 minutos. O vereador Euzébio que nunca abre a boca, dessa vez fez um ensaio de rebelião. Reclamou do  Valmir e disse que ele não cumpre acordos. Será que a fonte secou? Mistério! Todos sabem que o Euzébio é o fiel escudeiro do Valmir. O prefeito chegou a dar um puxão de orelhas nos vereadores da base e mandou que se espelhassem no Euzébio, que nunca lhe dava trabalho e era fiel. Sugiro ao prefeito que trate de cumprir os acordos e agradar muito ao Euzébio, pois perder um aliado assim, será o fim. Só para lembras, o Valmir só é prefeito, graças aos dois petistas - Euzébio e Miquinha.

Além dessa novidade, foi lido uma nota de repúdio do SINTEPP contra o prefeito e a secretária de educação. Segundo a nota, a prefeitura alega não ter dinheiro para pagar as diferenças salariais previstas no Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCR). Pelo jeito, teremos que fazer uma vaquinha para ajudar a pobre prefeitura de Parauapebas.

Saúde em estado de calamidade


A vereadora Luzinete sugeriu que fosse decretado estado de calamidade na saúde de Parauapebas. Segundo ela, a situação está tão crítica que falta até o material de limpeza. Os médicos estão em estado de alerta e podem deflagrar uma nova greve a qualquer momento.

Bancada da educação falha mais uma vez


Ontem o vereador Arenes lembrou dos Estados que estão em greve na educação, que por coincidência, são governados pelo PSDB. É incrível, como os professores vereadores estão esquecidos. O pau quebrando na educação, professores apanhando violentamente da polícia no Paraná a mando do governador Beto Richa, Jatene ignorando, mentindo e zombando dos professores aqui no Pará, e nem um vereador professor se dignou a usar a tribuna para tratar do tema. Felizmente, ontem um vereador agricultor lembrou e fez uma rápida referência no aparte. Alô assessores. Fiquem ligados!

9 comentários:

  1. Ilmo. Luiz, campanha para o PT antecipada? retrocesso não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostre onde está a campanha anônimo, que corrigirei.

      Excluir
    2. Não vi nenhuma campanha aqui anônimo das 10:40:00 BRT mas já que tocou no assunto depender do meu voto é DARCY PRA PREFEITO COM CERTEZA..

      Excluir
    3. Retificação:

      Obrigado pelo direito de resposta Luiz! Sempre acompanho seu blog e concordo com algumas de suas colocações!

      Anônimo das 22:57, infelizmente à época do governo do Darci tínhamos uma imprensa vendida, uma imprensa que se posicionava como partido politico, agindo como modulador da consciência da população de Parauapebas-PA, ao contrário do brilhante Luiz Viera hoje em dia! Um exemplo, o governo do Darci jamais foi transparente nos termos da LRF e desapareceu em seu segundo mandado, e isso não era noticiado por blogueiros como Sol, Zédudu entre outros.

      Antes de adentrar no mérito da questão, Luiz, passo-lhe um conselho! Abandone sua submissão a um partido. Pense no povo de Parauapebas antes das questões partidárias.

      Respondendo as perguntas, considerando uma análise dos primeiros dias do governo do Valmir, não era prematura uma avaliação nesse blog que apontava o governo do Valmir bem aquém do Darcir? Isso não é parcialidade e campanha antecipada?

      PS, entendo que o Valmir e Darci são péssimas opções vez que prestigiam o poder econômico ao invés do Povão, e defender o PT ultimamemente e dizer " meu voto é DArcy" é muita falta de inteligência diante da impossibilidade de defender o indefensável. Abraços Luiz Veira

      Excluir
  2. Luiz, vc escreve bem, porém suas matérias, são muito longas, conheço varias pessoas que reclamam disso, vc deveria com a capacidade que tem, resumir melhor os conteúdos, é uma dica, foca mais em outros tipos de matérias de interesse comum, a população de Parauapebas esta de saco cheio da Politica Local. Crie novos tópicos pq entre todos os blogues só o seu tem credibilidade para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo(a), obrigado pelo elogio e pelo prestígio de tê-lo(a) como leitor(a). Concordo com você que meus textos são longos e dificulta a leitura de grande parte do público. Já ouvi isso de outras pessoas. Sei que, se escrevesse textos mais curtos, atingiria um público maior. Porém, prefiro textos mais argumentativos, e assim, fica difícil ficarem curtos.
      Quanto a pauta política, você também tem razão. Eu também já estou cheio dessa política de Parauapebas. É uma pena que a maioria não pensa assim como você, pois escrevo textos interessantes fora da pauta política e pouca gente se interessa. Agora, quando é política, o contador de acessos estoura. Vá entender!
      Outro dia, escrevi um texto sobre isso. Em sua homenagem vou reeditá-lo hoje à tarde. Fique ligado(a).
      Obrigado e volte sempre.

      Excluir
  3. Luiz, Lendo o comentário acima se me permite também vou lhe dar uma dica: Acho que você demora muito entre uma posta postagem e outra. Concordo com você seu blog é bom.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim está de excelente qualidade o blog como um todo e de grande prestigio que diga o TICO SANTA CRUZ DA BANDA DETONAUTAS

    ResponderExcluir