Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de maio de 2015

COLUNA DO LEITOR - RESPEITE OS PROFESSORES

*Suely Guilherme

Há dias venho acompanhado a luta de educadores no Brasil todo...A luta não é nova, o descaso por esta temática parece ser eterno... Lutamos por uma educação publica, gratuita, de qualidade e para todos... Mas, continuamos a mercê daqueles que preferem não empoderar os sujeitos. Penso que é porque temem no que milhões de brasileiros podem fazer se, realmente forem esclarecidos, se realmente aprenderem na escola que a independência não foi tão romântica quanto dizem, se aprenderem que o educador não desiste porque é funcionário publico e quer trabalhar... Os educadores desistem porque adoecem com a falta de recursos didáticos, adoecem com o salario que só vem com aumento através de poucos que vão para a rua e apanham vergonhosamente da mídia, da policia e de seus governantes; adoecem porque não se sentem seguros na sala de aula... No dia dos professores, são tantas homenagens, mas, o que realmente queremos é reconhecimento através da igualdade salarial equiparada a outros profissionais públicos. O que diria Paulo Freire acerca do ocorrido no Paraná??? O que diria Piaget diante da inercia dos governantes do Pará??? O que diria Vigotski diante de uma PÁTRIA EDUCADORA QUE NÃO SE AUTO EDUCA??? A luta sempre continua, mas uma hora cansa e quando cansar quem terá coragem de educar???

*Socióloga, servidora da Secretaria de Assistência Social de Parauapebas

2 comentários:

  1. "Mas uma hora cansa e quando cansar..." o circo pega fogo de vez. Parabéns Suely, principalmente pela sua coragem de se expor diante de uma administração tão corrupta e truculenta. "Uma hora cansa".

    ResponderExcluir
  2. Luis você não postou nada da última sessão. O que aconteceu? Será que já se aliou também. Aqui no Pebas tudo é possível. Desculpe a dúvida mas se isso acontecer não confiarei em mas ninguém

    ResponderExcluir