Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de outubro de 2014

QUEBRA DE SIGILO DOS SERVIDORES DARÁ O TOM NA SESSÃO DESSA TERÇA


A denuncia apresentada pela Associação da Imprensa de Parauapebas sobre a existência de funcionários fantasmas na Câmara Municipal trouxe graves consequências a todos os servidores daquela casa. A AICOP está coberta de razão em denunciar pois existe evidência de que a suspeita seja procedente. Portanto, a forma como a lista vazou na imprensa causou grandes transtornos a todos os servidores. O blog do Zé Dudu divulgou o listão completo com dados sigilosos de todos os funcionários e da forma como foi feito dá a entender ao leitor mais apressado que toda a lista se trata de "fantasmas". Além do constrangimento geral, essa divulgação poderá a vir provocar ainda mais transtorno aos trabalhadores que tiveram seus CPF's e contas bancárias divulgadas, tornando-os vítimas em potencial de golpistas.

O Presidente da Câmara Josineto Feitosa deve anunciar na sessão dessa terça a abertura de uma sindicância para apurar responsabilidades sobre o vazamento dessa lista. Não será difícil encontrar o responsável, pois trata-se de dados oficiais de servidores inseridos em sistema informatizado e no máximo umas três pessoas tem acesso com senha pessoal. É o mínimo que os servidores prejudicados esperam da Mesa Diretora da Câmara.

A maioria dos vereadores não tocarão no assunto por acharem que estariam desagradando a AICOP e temendo represálias na imprensa.  No entanto, alguns nobres vereadores terão posicionamento justo a favor dos servidores e exigirão que providências enérgicas sejam tomadas, tanto na apuração dos "fantasmas" como na quebra ilegal do sigilo. Vamos prestar atenção e ver de fato quem estará do lado dos trabalhadores daquela casa. Esses vereadores com certeza terão o respeito e a gratidão dos funcionários da Câmara.

Servidores indignados com esse vazamento e com a exposição dos seus nomes já estão se organizando para cobrar na justiça providências pois consideram que houve danos morais e outros prejuízos que poderão surgir com a divulgação das informações. É bom ressaltar que a Lei da transparência prevê que nem um servidor poderá ter informações pessoais divulgadas. 

2 comentários:

  1. Luiz fiquei indignado quando vi meu nome e até número de minha conta no blog do ze Dudu. Sou concursado e trabalho todo dia e as pessoas estao me chamando de fantasma. Seria o caso de exigir uma indenização do blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, na minha leiga opinião, acho que não foi o Zé Dudu quem quebrou o seu sigilo. Seria se ele tivesse invadido o sistema da Câmara e subtraído os dados, e parece que esse não foi o caso. A tal lista chegou às mãos da imprensa de forma anônima como foi dito. Quem é o responsável pela guarda e zelo dos dados dos funcionários é a Diretoria Administrativa da Câmara. Mas como te disse, essa é a opinião de um leigo. Melhor consultar um advogado.

      Excluir