Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

LEITURA PROIBIDA PARA TUCANOS E ANTIPETISTAS

Extra, extra: há vida inteligente no Facebook.


Ultimamente tenho visto tantos absurdos no Face que até pensei em cancelar minha conta. De tudo o que há de mais medonho se encontra nessa rede: gente destilando ódio e preconceito, pessoas assassinando a língua portuguesa, gente ostentando bens materiais, postando fofocas da vizinha, mulheres mostrando a camisola de dormir e convidando os voluntários, amantes mandando recado às esposas dos seus amásios, etc. Resolvi não excluir minha conta por dois motivos: 1- Estou fazendo uma pesquisa sobre a personalidade das pessoas com baixo nível de intelectualidade. (Não se espantem quando lerem algum comentário meio esquisito que posto no Face. Faz parte da estratégia de estudo. É uma espécie de isca para atrair esse público); 2- Vez por outra encontro pessoas muito inteligentes escrevendo ou compartilhando conteúdos interessantíssimos que valem a pena você parar para ler.

Juiz do Trabalho Dr. Jônatas Andrade: uma referência positiva no Face


Quem não se lembra do Juiz Trabalhista Jônatas Andrade que atuou por muitos anos em Parauapebas? Homem íntegro, austero, dedicado e justo. Implantou um novo método de praticar a justiça trabalhista com equidade e justiça social. Enquadrou a poderosa Vale e tantas outras empresas que avacalhavam e ignoravam as leis trabalhistas. Quando ele foi transferido para Marabá houve uma comoção geral em nosso município. A população se sentiu meio órfã e toda a imprensa foi unânime em aclamá-lo como o melhor juiz que já passou por aqui. Pois bem, se o povo tivesse acesso ao conteúdo que o Dr. Jônatas compartilha no seu Facebook, talvez muitos o taxariam como "burro, incompetente, comunista, petralha", e outros adjetivos que os incautos gostam de usar contra os mais esclarecidos politicamente.
Um dos textos que o Dr. Jônatas compartilhou em sua página me chamou a atenção. Era exatamente o que eu queria escrever sobre o momento político atual. Achei-o tão perfeito que desisti da ideia de escrever e resolvi também compartilhar. Trata-se do texto do Fernando Gomes que eu não conheço, mas duvido que alguém teria a capacidade de se expressar tão bem e de forma tão profunda como ele fez. Agradeço ao Alípio Mario Ribeiro por ter me indicado o texto.

Por que proibido para tucanos e antipetistas?


É simples. A realidade atual do Brasil é tão clara e cristalina que qualquer pessoa que enxerga um pouquinho não será capaz de embarcar na aventura suicida do Aécio. Então qualquer argumento ou explicação dada a quem quer votar no Aécio é perdido. É como jogar pérolas aos porcos. Não é bom que se perca tempo com essa tarefa inglória de fazer um antipetista enxergar a realidade. Prefiro municiar os que enxergam a realidade para afinar o discurso, enriquecer o argumento e assim conquistar o apoio de quem está em dúvida. Esse público (os indecisos) é quem decidirá a eleição, e caso a Dilma vença, será uma vitória contra tudo e contra todos: contra a mídia, contra o mercado financeiro, contra os especuladores, contra a massa de manobra que tem na Globo sua única referência de verdade, contra os institutos de pesquisa, contra o narcotráfico, contra as igrejas conservadoras, contra os que sonham com a ditadura militar e contra a elite corrupta e conservadora que quer mais uma vez botar as mãos nesse país.
O termo leitura proibida é simbólico, até porque não seria preciso proibir. A maioria dos eleitores do Aécio que conheço pessoalmente ou pelas redes sociais não teriam condições de ler esse texto. Conseguem ler no máximo aquelas tirinhas de cinco linhas do Facebook. Antes que digam que estou sendo preconceituoso, ressalvo que não são todos. Conheço também pessoas inteligentes e esclarecidas que votam no Aécio com convicção. Essas pessoas só não tem coragem de confessar essas convicções. Para essas pessoas sim, esse texto é proibido e recomendo que pare aqui. Estou monitorando e quem seguir lendo cobrarei na justiça uma multa de mil reais por cada linha lida.
Aos que lutam por um Brasil com políticas sociais justas e que continue avançando, desejo uma boa leitura.

Eis o texto que extrai do Face do Juiz Jônatas Andrade:


Tenho estado afastado das redes sociais, mas me sinto forçado a vir a público me manifestar em relação à enxurrada de ignorância, má-fé, ódio, imbecilidade e burrice que tem inundado a discussão sobre a sucessão presidencial no Brasil hoje. Antes de dizer o que tenho para falar gostaria de fazer alguns esclarecimentos: 1) não sou e nunca fui militante do Partido dos Trabalhadores; 2) tenho duríssimas críticas à atuação política e governamental do Partido dos Trabalhadores; 3) tenho fortes reservas intelectuais em relação ao “projeto” da “esquerda”, não apenas no Brasil; 4) a razão pela qual eu acredito que minha opinião seja minimamente relevante é o fato de que sou um cidadão esclarecido, cujo único trabalho atualmente é estudar o Estado tanto da perspectiva do direito, quanto da ciência política e da administração pública, com interesse exclusivamente científico (vivo atolado nesses assuntos praticamente 16h por dia, todos os dias).
Não me espanta tanto (mas, sim, me espanta) perceber que uma parte significativa da massa dos que ascenderam socialmente durante o período de permanência do PT no poder queira hoje, insuflada pela repetição cretinizante de mentiras e mistificações por meio da televisão e dos jornais, “extirpar a corrupção” do governo junto com o referido partido: escolaridade deficiente, baixíssima leitura, conservadorismo moral e falta de compreensão da história do Brasil podem responder por esse fenômeno. Fico aterrado mesmo é de ver pessoas supostamente inteligentes e bem instruídas (mas que, aparentemente, acreditam que assistindo Globo, Band, Record, CBN, CNN, Fox – a grande mídia internacional, ou lendo a Folha e o Estadão, estarão bem informadas, sobretudo politicamente) fazendo o papel de idiotas úteis ao promover a avacalhação do PT e do governo Dilma Roussef em favor do PSDB e de seu candidato playboy, drogadito, violento e associado aos interesses dos piores canalhas da política e da vida “empresarial”. E antes de você pensar, meu amigo inteligente e bem instruído que enche meu feed de notícias com sua crescente indignação contra “a corrupção” do “lulopetismo”, que eu me dirijo apenas a você, mero leigo, saiba que há gente do naipe de um Roberto Da Matta regurgitando boçalidades a seu lado (procure o texto "Um Soco na Onipotência" - retirei o link porque ele se sobrepõe à postagem) – você não está sozinho, e é isso o que realmente me apavora.
Eu não vou ficar aqui fazendo comparações entre escândalos de corrupção, como num concurso de piroca às avessas, em que ganha quem tiver o menor pinto, simplesmente porque, ainda que isso possa servir para colocar em perspectiva os malfeitos de cada um, e eventualmente ajudar num processo de escolha por eliminação, de pouco ou nada adianta para nos esclarecer os verdadeiros entraves à construção de um Estado social no Brasil. Sobre isso de comparações, há aquele famoso ranking amador cobrindo os últimos 20 anos (http://mundoestranho.abril.com.br/…/os-maiores-escandalos-d…) – o qual, curiosamente, mesmo tendo sido publicado pela editora Abril, coloca o “mensalão” em penúltimo lugar... É relativamente fácil comprovar que a participação do PT no “conjunto da obra” da corrupção no Brasil é muito acanhada, embora de modo algum nula ou irrelevante, frente à dos partidos que têm, tradicionalmente, apoiado os interesses das multinacionais, das grandes empresas, dos bancos, das elites agrárias, da classe média conservadora et caterva. O que é realmente difícil é fazer com que o público, inclusive e sobremaneira os letrados, entenda que “corrupção” não é um conceito simples, que não se identifica com o montante de dinheiro que se retira ilicitamente dos cofres públicos, e que mesmo que nenhum dinheiro fosse desviado, os graves problemas do Estado brasileiro persistiriam. Aliás, vários estudos acadêmicos apontam para o fato de que a corrupção é um fenômeno estrutural do Estado e pode, inclusive, ter efeitos benéficos sobre o desenvolvimento econômico ou promover uma forma de desenvolvimento político – digo isso, evidentemente, não para justificar corruptos, mas para mostrar como a verdade pode ser contraintuitiva e frustrar nossos preconceitos.
O problema da corrupção existe e é grave, mas o verdadeiro buraco está bem mais embaixo, no fundo, no espaço entre promessas constitucionais do Estado social brasileiro, estrutura do sistema político-partidário, funcionamento da burocracia, planejamento e execução orçamentária. Tecnicamente, o dinheiro que vaza via corrupção nem faz cócegas perto dos gastos implicados nas perdas sistêmicas da (má) execução, do (mau) planejamento, do (mau) monitoramento e do baixíssimo controle (inclusive social) de resultados. Seria muito mais fácil dizer que se trata de uma questão de gestão e eficiência, mas essa seria só uma forma taquigráfica e muito precária de falar. E como falar assim reverberaria a conversa furada do infame "choque de gestão" (saiba um pouco mais sobre essa farsa aqui: http://www.pautandominas.com.br/…/A-Verdade-sobre-o-dito-'c…), não gosto de colocar as coisas nesses termos. Estudos como o da FIESP sobre o custo da corrupção (https://www.google.com/url…), se nos ajudam a estimar quantitativamente, economicamente, os danos causados pela corrupção, pouco ou nada revelam sobre sua dinâmica social e seus efeitos político-simbólicos.
A propósito, a dimensão simbólica da política não deixa de ser superimportante por ser simbólica. Eu diria até que este é o aspecto mais importante da política tradicional (politics, em oposição a policy). A corrupção afeta diretamente uma coisa fundamental na política: a confiança. As pessoas são levadas a tomar decisões muito irracionais se não se sentem apoiadas em confiança. A falta de confiança corrói não apenas os resultados das políticas públicas, mas as próprias expectativas legítimas dos cidadãos, e tem um custo social imenso, que se traduz em riscos aumentados: para compromissos, para procedimentos formais, para investimentos, para avaliações conjunturais e prognósticos, para a estabilidade institucional. Trata-se de um problema da tessitura comunicacional da sociedade, polidimensional e hipercomplexo, sem solução fácil. Altos índices de corrupção transformam a política numa espécie de gerenciamento aleatório de irracionalidades. É exatamente o que está acontecendo entre nós nesse momento, e NÃO, NÃO É CULPA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, MUITO MENOS DE DILMA ROUSSEF. Nem toda minha ojeriza ao lulismo e aos métodos que o PT passou a adotar ao se tornar governo podem me cegar para esse fato. Dizer isso é mais que uma questão de justiça: é o mínimo para se manter alguma racionalidade diante de tantos absurdos – o maior deles sendo a possibilidade de colocarmos o PSDB e Aécio Neves na Presidência da República.
Apenas para fechar esse assunto e poder seguir no meu argumento, acrescento: a AP 470 (vulgo “mensalão”) foi uma farsa jurídica capitaneada por um sujeito megalomaníaco, francamente incompetente, cheio de má-fé e de pretensões inconfessáveis. Vejam bem, não estou dizendo que não houve corrupção: estou dizendo que o espetáculo promovido em torno da AP 470 foi deliberado e direcionado, e que, juridicamente, ela foi uma aberração. A sinalização de que Joaquim Barbosa seria um eventual Ministro da Justiça num governo Aécio não é à toa. Tenho vários amigos aqui no Facebook que são grandes juristas de renome nacional e eu os convido a me contraditar, caso avaliem que o julgamento do “mensalão” se fez de acordo com as leis e em conformidade com a jurisprudência do próprio STF. Mais uma vez, não é uma questão de justiça com o PT: quando algum filho da puta de toga entende que pode distorcer a lei para fazer valer a sua visão de mundo e seus interesses, é a MINHA vida e a MINHA liberdade que estão em jogo. E, para os que dizem que a decisão do STF foi colegiada, e não de Joaquim Barbosa, eru sugiro que procurem entender o papel do relator na condução de um processo no STF. O processo é uma RECONSTRUÇÃO de eventos, e a ordem e o modo como as peças se encaixam faz MUITA diferença (a não ser que você seja dos que defendem a falácia ridícula da "verdade real"...). O aparato de "comunicação social" armado em torno desse processo não tem NADA de inocente, NADA de simples compromisso com a informação. Vejam isso aqui:https://www.youtube.com/watch?v=B1olh0VKbSw Repito: em momento nenhum eu disse que não houve corrupção, mas digo e reafirmo: os fatos apurados não corroboram o resultado - eles foram "costurados" de uma maneira pré-determinada. É grotesco como a sanha de "justiça" tem cegado pessoas em princípio inteligentes e esclarecidas para o fato de que a forma importa e MUITO em questões de direito.
Quem entende das dificuldades do chamado ciclo de formação das políticas públicas já sabe hoje que existe um conflito praticamente insolúvel entre as necessidades de tempo da administração pública e o imperativo de rotatividade da política. Em suma, 12 anos é muito pouco tempo no horizonte do Estado, especialmente de um Estado que SÓ AGORA, no começo do século XXI, começa a tirar do papel um projeto de Estado social. Arrancar o PT do governo (com todos os muitos, inegáveis e torpes defeitos que ele tem) para colocar o PSDB e Aécio Neves vai ser um golpe imenso sobre os avanços sociais que experimentamos nessa década e meia – sobretudo com um Congresso tão conservador quanto o que elegemos agora, recheado de mentecaptos e reacionários de toda espécie. O momento é de impedir retrocessos ainda maiores, como os decorrentes da pusilanimidade do PT na questão ambiental, na questão indígena, na questão LGBT, na questão das drogas e do tráfico, na questão da laicidade do Estado, na questão penitenciária, na questão da matriz energética, na questão da justiça de transição, entre outras.
Dilma Roussef é uma mulher honrada, enquanto Aécio Neves é um verdadeiro BANDIDO, que encabeça uma corja, um valhacouto de escroques, estelionatários morais e ladrões, os piores, os mais encarniçados e daninhos. Ele representa tudo que há de mais podre na história e nas instituições de nosso país. Se não for suficiente para você lembrar-se dos números do ficha limpa (http://www1.folha.uol.com.br/…/1150363-justica-barra-317-ca…), do Marka/Fonte Cidam, do calote do Fundef, do escândalo das teles, da privatização da Vale, do Banestado, do superfaturamento do metrô de São Paulo, do “mensalão” tucano, etc., assista esses dois vídeos aqui e forme sua opinião: https://www.youtube.com/watch?v=A9LxCYAtyc0 ehttps://www.youtube.com/watch?v=I01DrSjLk20 . Há muito pouco para acrescentar diante disso, mas você pode também ler isso aqui:http://jornalggn.com.br/…/justica-determina-retirada-de-doc…http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=6487http://jornalggn.com.br/…/carta-aberta-ao-antropologo-rober… . Em especial, os links seguintes lançam uma forte luz sobre o quanto a situação de dependência química de Aécio (que é uma condição tratável e, em si mesma, moralmente neutra), sua associação ao grande tráfico, e seu papel na estrutura altamente elitista e corrupta do poder em Minas Gerais são determinantes em sua personalidade e em sua atuação política. O caso da modelo assassinada estava quentíssimo nos jornais quando fui morar em Belo Horizonte, e o comentário geral diferia muito pouco do que depois se apurou - Aécio não está diretamente envolvido na morte, mas é um dos grandes players do esquema de corrupção por trás dela. Veja aqui: http://limpinhoecheiroso.com/…/overdoses-de-aecio-e-a-mort…/ http://www.brasiliaempauta.com.br/…/Juiza_do_Mensalao_Tucan… http://www.emcimadanoticia.com/index.php…
O PSDB e as hostes políticas e técnicas (Armínio Fraga, economista dos banqueiros!) que ele vai levar consigo para o núcleo de tomadas de decisão do Estado são uma GRAVÍSSIMA ameaça ao projeto nacional de efetivar um Estado de bem-estar em bases constitucionais fortes. Na minha visão, estão em jogo o primado da legalidade, a separação de poderes e o status dos direitos fundamentais - três pilares de qualquer democracia. Eu não me sinto particularmente confortável em defender o PT (nunca irei me esquecer do que eles fizeram no Maranhão, juntando-se a Sarney e cia. - nunca!), mas é hora de ajudá-lo, ou vamos entregar o governo ao que existe de mais retrógrado em termos ideológicos e sociais. RESUMINDO: VOTEM EM DILMA ROUSSEF, OU, NO LIMITE, ANULEM SEUS VOTOS.
P.S.: Apoio político, para mim, significar estar qualificado para cobrar, e não jurar adesão total.

5 comentários:

  1. Muito bom o texto bem explanado, mas mesmo assim voto em aecio,e olha que não sou tucano urubu o que quer que seja...

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo? Valeu a pena ter marcado você no post! Sabia que iria gostar! Mas, minha veia mineira ainda opta pelo Aécio!!
    Excelente texto!!
    Já tínhamos conversado sobre a existência ou não do mensalão! Ainda não me convenceram que não existiu! Continuo lendo e analisando...
    Abraços...
    Alípio

    ResponderExcluir
  3. ser inteligente não é construir um texto baseado em ideias propiás ,não vi um realismo em tudo que diz neste texto, se fizermos um estudo (estatística) de como vivemos hoje,vamos ver que não avançamos nem um terço do que os partidos prometeram á 20 anos atrás.vivemos em um pais sem metas realistas, é logico que sempre vão querer manipular as massas pobres que não tem onde enfiar os pés. não estou aqui para esclarecer meu voto ou afinidade por candidatos do pt ou psdb... mas sempre temos que discutir juntos uma ideia, para um pais não ser dominado por apenas uma cabeça, não foi para isso que lutamos para sermos um pais democrático. Que seja Dilma ou Aécio , tem que governar pra nós.

    ResponderExcluir
  4. Apesar da prepotência, arrogância e desprezo do autor pelo eleitor e leitor, ele mandou bem. Escreveu com fúria, com desabafo, mas escreveu bem! E fundamentou, mostrou fontes, links. Um texto para ser debatido, lido e relido!
    Furioso, também, está o Sr., amigo Luiz: "fazendo uma pesquisa sobre a personalidade das pessoas com baixo nível de intelectualidade"! Rsrsrsrsrsr... Que diacho é isto?

    E esta, então? "Conseguem ler no máximo aquelas tirinhas de cinco linhas do Facebook. Antes que digam que estou sendo preconceituoso, ressalvo que não são todos!"

    Mesmo ressalvando, jogou pesado!! Se bem, que o grupo supra mencionado não irá ler o texto, portanto, não te processarão! Bom ou ruim?

    Mas, para que proibir os tucanos de ler o texto? Muitos mudarão de opinião...

    Eu ainda não decidi...

    Minha primeira eleição com indecisão!

    Abraços...

    Alípio

    ResponderExcluir
  5. Vou ser bem inculto " melhor continuar me sendo o odor fétido do que caí na merda de votar no Aécio.
    Voto 13

    ResponderExcluir